Por que a Volkswagen trocará o câmbio automático de Polo e T-Cross?

Mudança deve acontecer em 2026 em conjunto com o motor híbrido flex

RP
Por
24.11.2024 às 12:05 • Atualizado em 27.11.2024
Mudança deve acontecer em 2026 em conjunto com o motor híbrido flex

A Volkswagen deve ter uma mudança mecânica importante em seus carros a curto prazo. Isso porque a transmissão automática de seis marchas com conversor de torque, que equipa grande parte de seus veículos globalmente — incluindo o Brasil —, deixará de ser produzida pela empresa japonesa Aisin. O câmbio conhecido como AQ250 dará lugar a um mais moderno, o AQ300, com oito marchas. As informações do Autocar India dão conta ainda que este movimento deve acontecer possivelmente em 2026.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Ainda de acordo com a publicação, o novo câmbio, que é feito no Japão, pode ser produzido aqui no Brasil, onde existe uma demanda forte por este tipo de transmissão, já que é usada em diversos modelos como Polo, T-Cross, Nivus e Virtus — e talvez no futuro Tera. Há também um estudo de  manufatura na Índia, porém o volume por lá é mais baixo. Seria necessário que outras fabricantes, que usam este câmbio em seus modelos, decidam fazer o upgrade para a nova tecnologia.

Você também pode se interessar por:

Caixas de oito marchas, geralmente, têm relações mais curtas entre as marchas, o que permite trocas mais suaves e menos consumo de combustível durante acelerações e frenagens, além de melhorar a eficiência do veículo de uma forma geral e também diminuir a emissão de CO².

Isso vai ao perfeito encontro do que a Volkswagen precisa no Brasil por conta do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), que terá uma nova fase a partir de 2025 com legislações mais rígidas. A transmissão de oito marchas deve ser lançada com outra novidade que a VW terá nos próximos anos: o motor 1.0 turboflex híbrido leve.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade