Por que japoneses se surpreenderam ao abrir carros elétricos chineses em estudo

Foram analisadas mais de 90 mil peças para entender o sucesso dos carros elétricos chineses

Vinicius Moreira
Por
18.11.2024 às 15:05

A expansão dos automóveis elétricos no mundo todo é inegável, e se nos motores a combustão os japoneses também estão na vanguarda, quando o assunto é carro elétrico ou híbrido, os chineses estão na dianteira. Soma-se a isso o preço agressivo praticado e os nipônicos resolveram tentar descobrir qual o segredo dos vizinhos asiáticos.

Para isso, o foco foi na fabricante chinesa que mais se destaca no momento: BYD. O Departamento Econômico e Comercial do Japão reuniu cerca de 70 fabricantes japoneses de autopeças para destrinchar e debater os veículos elétricos.

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O modelo usado para isso foi um bem conhecido do público brasileiro, BYD Yuan Plus, que no Japão é vendido como BYD Atto 3. Também foram objetos de estudo o Tesla Model 3 e NIO ET5 e outros modelos elétricos.

Ao todo, foram cerca de 90 mil peças analisadas em Mizulang, no Japão. Somente com os veículos desmontados foi possível perceber o motivo do sucesso dos modelos da BYD. Ao contrário dos rivais, o Yuan Plus tinha em sua maioria peças produzidas pelos chineses, inclusive as baterias.

A BYD está entre as maiores fabricantes de bateria de veículos elétricos, item primordial e de alto custo em um carro movido a energia elétrica.

Como Henry Ford revolucionou o processo de produção e montagem da indústria automotiva no começo do século XX, a BYD e outras montadoras chinesas têm o preço competitivo como trunfo, muito por conta da produção própria em quase sua maioria.

Outro ponto que impressionou os japoneses foi o número reduzido de componentes em um único módulo do carro, isso também é uma vantagem do carro elétrico frente ao movido a motor térmico.

Com menos peças para montar um veículo e produção em sua grande maioria feita pela própria marca, os japoneses puderam ao menos mapear parte da estratégia das fabricantes chinesas que tem expandido sua atuação de forma agressiva pelo mundo.

Só no Brasil, a BYD tem oito veículos em seu catálogo de elétricos e quatro híbridos, nos segmentos de hatch, sedan, SUV e picape. Atualmente, a marca tem os dois carro elétricos mais vendidos do Brasil, e o híbrido com o maior volume de emplacamentos.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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