Qual o futuro do Jeep Renegade no Brasil?

Sucesso de vendas no Brasil, modelo pode recorrer à Citroën para sobreviver

Renan Rodrigues
Por
03.07.2024 às 20:08

O Jeep Renegade vive um dilema. O SUV é ameaçado de morte no Brasil, assim como já foi nos Estados Unidos. No entanto, em uma reviravolta inesperada, a Jeep anunciou que o modelo terá uma segunda geração, com o direito a versão elétrica na casa dos US$ 25 mil (R$ 130 mil em conversão direta).

Apesar disso, aqui no Brasil há poucas informações. Em nossas apurações, sabemos que o Jeep Avenger será feito por aqui. Apesar de ser um modelo menor, ele ocuparia parte do mercado do Renegade. Dessa forma, sua morte poderia estar próxima.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Só que o plano de nova geração do Jeep Renegade envolve e plataforma STLA Smart, que é a plataforma de compactos do grupo Stellantis. Essa base é derivada da CMP, que é de origem Peugeot–Citroën. A mesma que é utilizada por Citroën C3, C3 Aircross, Peugeot 2008, Jeep Avenger etc.

Como o plano de compactos da Stellantis no Brasil também passa pela plataforma STLA Smart, especialmente pensando na família de carros compactos que a Fiat fará no futuro, é possível que o Renegade também receba a segunda geração no Brasil.

Só que, para isso, deverá trocar de fábrica. A planta de Pernambuco, onde o Renegade é atualmente feito, receberá adaptações para a plataforma STLA Medium. Essa é a futura plataforma do novo Compass e deverá servir de base para as futuras gerações de Fiat Toro, Jeep Commander e Ram Rampage.

A STLA Smart será aplicada nas fábricas de Betim, em Minas Gerais, e Porto Real, no Rio de Janeiro. Resta saber se a Stellantis seguirá apostando no Renegade, ainda mais com seu bom histórico de vendas no Brasil, e em qual fábrica ele será feito no futuro.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade