Ram 1200 Dakota: tudo que já sabemos sobre a 1ª picape nacional da marca

Marca de picapes do grupo Stellantis fará picape média no Brasil com plataforma da Fiat Toro para brigar com Toyota Hilux e cia

LF
Por
26.01.2023 às 22:00 • Atualizado em 29.05.2024
Marca de picapes do grupo Stellantis fará picape média no Brasil com plataforma da Fiat Toro para brigar com Toyota Hilux e cia

A Stellantis segue investindo fortemente no mercado brasileiro, agora querendo consolidar de vez a marca Ram, pois pela primeira vez a marca terá uma picape nacional. Depois de lançar 2500, 1500, 3500 e até a Classic (1500 de geração anterior) no Brasil, vem aí a Ram 1200 ou Ram Dakota (o nome ainda não está oficializado).

O modelo será uma aposta ousada da marca no cobiçado porém difícil segmento de picapes médias, para brigar com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton e VW Amarok.

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Esse desejo não é de hoje, desde 2018 a marca estuda investir nesse segmento. Porém na época, a ideia seria fazer uma picape média com um chassi de longarina e a Stellantis trabalharia com duas versões, uma Fiat, mais simples, para fins comerciais, e uma Ram para varejo.

Passados cinco anos, aquele projeto original foi abortado e outros dois vieram no lugar. A Fiat realmente terá uma picape média com chassi de longarina, aproveitando o projeto da Peugeot Landtrek, como contamos melhor nessa matéria aqui.

Plataforma de Fiat Toro ou Jeep

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Porém, o projeto da Ram está sendo desenvolvido a partir da plataforma Small Wide 4x4 LWB, presente em outros veículos da Stellantis, como Jeep Commander, Jeep Renegade e Jeep Compass, além da Fiat Toro. Pois a nova Ram 1200 Dakota (vamos chamá-la assim em caráter apenas provisório) será o maior produto a utilizar essa base.

Isso significa que a picape média nacional da Ram terá estrutura monobloco contra rivais que usam chassi de longarina, uma aposta ousada, mas que pode surtir efeito do ponto de vista de conforto a bordo. O modelo será fabricado em Goiana (PE) e, por enquanto, atende sob o código de projeto 291 ou 2910.

No geral, a futura Ram 1200 ou Dakota herdará todo o conjunto de suspensões da Toro (dianteiras McPherson, traseira B-Link), porém reforçado e com curso mais longo, devido à maior altura do solo.

Leia também: Ram 1200 já tem data para deixar faróis de Renegade e ter carroceria final

Em termos de porte, apostamos que terá entre 3,10 e 3,15 metros de entre-eixos, sendo mais de 5,20 m de comprimento, em torno de 1,80 m de altura e 1,85 m de largura, sendo bem parelha da rival que a Stellantis mais quer enfrentar, a Toyota Hilux.

Sob o capô, a futura Ram 1200 Dakota deve usar o motor 2.0 turbo da família GME, presente em carros da Alfa Romeo, nas versões básicas. Convertido a flex e com possível sistema híbrido leve de 48 Volts, ele rende 274 cv de potência e quase 41 kgfm de torque com gasolina na Europa. 

Já as versões turbodiesel contarão com o 2.2 multijet II, rendendo 200 cv de potência e cerca de 45 kgfm de torque. Em ambos os casos, o câmbio seria o automático de nove marchas da ZF, com tração 4x4, bloqueio de diferencial e reduzida.

De acordo com a mais recente apuração da Mobiauto, a produção em pré-série da nova Ram começa em maio deste ano. Assim, o lançamento deve ocorrer entre o segundo e o terceiro trimestres de 2023. 

A picape que está sendo apelidada como “1200”, poderá ter também o nome Dakota, ressuscitando o nome da picape que fez sucesso no Brasil. Os valores não devem começar a menos de R$ 300.000, podendo chegar a R$ 400.000 nas versões mais caras.

Para saber mais detalhes confere aí tudo sobre a nova picape média da RAM no quadro O Que Vem pra Pista:

Projeções: Kleber Silva/@kdesignag

Você pode se interessar por:
Flagra: Ram 1200 nacional surge com peças de Commander, Renegade e Toro
Avaliação: Ram Classic, uma V8 brutamontes contra Hilux SRX e Amarok V6
Ram 1500 com motor V8 híbrido está chegando cada vez mais perto do Brasil 

Publicidade
Outras notícias
Publicidade