Ram 3500: o que esperar da picape mais bruta já vendida no Brasil
Modelo chega com porte e força de caminhão em novembro para fazer Stellantis faturar ainda mais do que vem fazendo com as irmãos 1500 e 2500
Com as marcas que pertenciam à antiga FCA, a Stellantis vem descobrindo e desbravando segmentos inusitados do mercado brasileiro. Foi ela quem abriu os caminhos dos SUVs compactos-médios nacionais, com o Jeep Compass, e das picapes compactas-médias, com a Fiat Toro.
Mais recentemente, o grupo vem descobrindo um enorme potencial de vendas nos produtos da marca Ram, responsável por produzir picapes de grande porte. Só nos oito primeiros meses de 2021, foram mais de 2.000 unidades emplacadas da grandalhona 2500, sendo mais de 400 da ”picape esportiva” 1500. E olha que ambas custam mais de R$ 400.000.
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Agora, a fabricante tentará a sorte em um segmento ainda mais abastado, vendendo a gigantesca 3500 no mercado brasileiro. O lançamento será em novembro, conforme já confirmado pela própria marca há pouco mais de um mês.
Mas, afinal, o que vem por aí? Em termos de dimensões, um monstro: são quase 6,35 metros de comprimento e 4,10 m de entre-eixos, sendo aproximadamente 2 metros de largura e altura. Ela pesa quase 3,5 toneladas e chega a superar 1,5 tonelada de capacidade de carga, a depender da versão. No reboque, ela puxa cargas de até 17 toneladas.
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Isso, claro, se a Stellantis optar por trazer ao Brasil as versões mais abrutalhadas da 3500, dotadas de um eixo traseiro com rodados duplos mais o motor 6.7 seis-cilindros turbodiesel da Cummins. Trata-se do mesmo propulsor da 2500 vendida no Brasil, porém recalibrado para saltar de 365 para 420 cv de potência, e de 110,7 para absurdos 148,6 kgfm de torque.
Nos EUA, Há ainda uma configuração V8 Hemi a gasolina, como a 1500, porém com 410 cv e 59,3 kgfm – ante 400 cv e 56,3 kgfm da irmã menor –, mas ele é menos cotado para nosso país. O câmbio é sempre automático de oito marchas da ZF e a tração, 4x4 com reduzida, bloqueio de diferencial e controle de velocidade em declives.
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Assim como 2500 e 1500, a 3500 deve ser importada ao Brasil em versão única de acabamento, na configuração mega cab, com cabine dupla estendida. Qual? Este ainda é um mistério, mas certamente será uma das de topo, como a Limited ou a Longhorn. O teaser de uma picape com faróis full-LED inteligentes denuncia isso.
Internamente, a 3500 deve trazer boa dose de luxo, conforto e tecnologia, incluindo mimos como cluster digital, central multimídia vertical gigante, retrovisor interno com câmera, sistema de som Harmann Kardon com 900 Watts de potência e assistências semiautônomas de condução como frenagem emergencial e assistente de permanência em faixa.
Por conta de seu Peso Bruto Total acima de 3.500 kg (somado o peso em ordem de marcha mais capacidade de carga), a 3500 só poderá ser conduzida em vias públicas por motoristas com CNH tipo C. Preço? Certamente acima de R$ 500.000. Veja mais sobre o que vem por aí com a nova Ram 3500 em mais um vídeo do quad]ro O Que Vem Pra Pista:
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