Recall: Toyota Corolla Cross híbrido é chamado por falha no freio
Donos de Toyota Corolla Cross híbrido nos EUA podem vir a ter problemas na distância de frenagem do carro
Mais de 40 mil unidades do Toyota Corolla Cross híbrido são chamados para recall por conta de problemas no sistema de freio. Antes de tudo, vale ressaltar que tal chamado é válido somente nos Estados Unidos, ou seja, com unidades do SUV vendidas em território norte-americano.
Você pode se interessar por:
- Novo Toyota Yaris Cross: SUV terá sistema híbrido mais avançado que rivais
- Por que o Toyota Corolla Cross híbrido adora pegar um trânsito?
- Toyota Hilux é transformada em ônibus pelo preço de um T-Cross
- Toyota Yaris Cross fará marca dobrar capacidade da fábrica de Sorocaba
As falhas em questão são referentes ao atuador de freio e a central eletrônica (ECU) de controle de derrapagem do Toyota Corolla Cross híbrido. Por conta disso, o carro pode ter seu desempenho em frenagens comprometido.
Ao todo, 42.199 unidades do modelo foram chamadas para recall nos Estados Unidos. Segundo a Toyota, as unidades envolvidas no recall são referentes a modelos do Corolla Cross Hybrid 2023/2024 fabricados entre 1 de junho de 2022 e 10 de setembro de 2024.
De acordo com a montadora, 100% dessas unidades apresentam software da ECU defeituosos. Além disso, a Toyota também informou que já investiga se outros veículos da marca com software semelhante apresentam os mesmos problemas.
Todos os proprietários do SUV foram notificados sobre as falhas no sistema no dia 19 de setembro. Na ocasião, eles foram solicitados a levar seus carros a concessionárias da Toyota, onde o software da ECU seriam atualizados de modo gratuito.
Mas quais são os defeitos?
A Toyota explicou que as falhas no sistema fazem com que a pressão do fluido de freio não seja controlada da forma adequada. Deste modo, os condutores podem sentir um pedal de freio mais duro, assim como uma força de frenagem reduzida, o que pode aumentar a distância de frenagem e eventualmente causar acidentes.
A marca japonesa ressalta que esses problemas podem acontecer principalmente em situações em que o condutor aciona o freio durante curvas. A empresa também informou que não tem conhecimento sobre qualquer acidente ou ferimento causado pela falha no sistema.
O caso em questão diz respeito somente ao Corolla Cross híbrido vendido nos Estados Unidos, porém fica a dúvida se o ocorrido pode impactar de algum modo as unidades brasileiras do modelo.
Mobiauto procurou a Toyota em busca do posicionamento oficial da marca quanto à situação. O comunicado emitido pela empresa foi exatamente o mesmo que foi divulgado nos EUA.
Ou seja, o posicionamento discorreu sobre os tópicos já comentados, como quais são as unidades do modelo afetadas e que os veículos levados às concessionárias terão seus softwares atualizados.
Confira o posicionamento oficial da Toyota na íntegra:
A Toyota está realizando um recall de segurança envolvendo certos veículos Corolla Cross Hybrid produzidos de junho de 2022 a setembro de 2024. Aproximadamente 42.000 veículos nos Estados Unidos (aproximadamente 51.000 veículos na América do Norte) estão envolvidos neste recall.
Em certas situações, durante o uso do freio ao fazer uma curva, o motorista pode sentir temporariamente um pedal de freio duro que pode fazer com que a distância de parada seja maior do que o esperado. Isso pode aumentar o risco de um acidente.
Para todos os veículos envolvidos, as concessionárias Toyota atualizarão a programação do software da ECU de controle de derrapagem para o atuador do freio, gratuitamente.
Os proprietários dos veículos envolvidos serão notificados até o final de novembro de 2024.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp