Renault Kardian manual: conheça o SUV em 25 fotos exclusivas

SUV compacto agora é o único com motor turbo 1.0 turbo flex e câmbio manual

Vinicius Moreira
Por
13.10.2024 às 09:19

A linha do Renault Kardian acaba de ganhar uma nova versão. Agora, o SUV compacto tem uma nova opção de entrada com câmbio manual de seis marchas para competir diretamente com o Fiat Pulse 1.3 Drive, que também possui transmissão manual, mas de cinco marchas.

Estamos falando do Renault Kardian Evolution MT. Além de sair na vantagem por oferecer um maior escalonamento nas trocas de marchas, o SUV da Renault é o único SUV à venda no Brasil com o casamento do motor turbo e câmbio manual.

Publicidade

Você também pode se interessar:

Nessa configuração, o Kardian manteve o motor TCe 1.0 turbo flex de três cilindros, que rende até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque. Em vez do câmbio automatizado de dupla embreagem, o Kardian agora tem transmissão de seis marchas.

O preço de lançamento do Kardian manual é de R$ 106.990. Com isso, o SUV agora é ofertado em quatro versões: Kardian Evolution (manual e automatizado), Techno e Premiere Edition

Na dianteira, o Kardian não possui luzes de neblina. Em contrapartida, tanto as luzes de posição diurna (DRL) quanto os faróis são de LED.

O aplique em preto fosco no para-choque se estende para a as caixas de roda e saia lateral. Vale lembrar que o Kardian foi o primeiro carro produzido no Brasil a usar o novo logo da Renault.

Outro destaque elogiado no lançamento do Kardian foram suas barras de teto funcionais. A diferença para as versões superiores é que na Evolution o material é todo preto. Elas também podem ser transformadas em barras transversais e levar até 80 kg.

O Kardian estreou também a plataforma modular da Renault RGMP, que comparta carros de até 4 a 5 metros de comprimento e entre 2,60 e 3 metros de entre-eixos.

Os pneus são de perfil 205/60 com rodas de 16 polegadas. Apesar do belo visual, o Kardian manual não possui rodas de liga leve, mas sim calotas que imitam bem.

Apesar da baixa definição, o Kardian oferta sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. Por falar em traseira, o Kardian oferta 358 litros de porta-malas.

Câmbio manual

Maior novidade do Kardian depois do seu lançamento, o câmbio manual de seis marchas foi produzido com foco nas primeiras três trocas para saídas rápidas. A partir da quarta, a relação começa a ficar mais para o consumo. Tanto o motor quanto o câmbio são produzidos pela Horse, empresa do Grupo Renault.

Interior

O bom nível de equipamentos no Kardian de entrada é comprovado com o ar-condicionado digital. O modelo não tem carregamento por indução, somente por entrada USB do tipo A e do tipo C.

Logo abaixo da central multimídia, também é possível acionar o assitente de estacionamento, travamento das portas e modo eco de condução.

O motorista também poderá contar com painel de instrumento digital de sete polegadas. Apesar de pequeno, o display oferta uma boa visualização das informações

Para visualizar as informações no painel de instrumentos existem comandos no volante. Por lá, ainda é possível comandar o controlador de velocidade e limitador de velocidade. Nada de partida por botão, no SUV de entrada é preciso usar a chave do tipo canivete.

Já para diminuir e aumentar o volume, trocar de músicas e alternar entre rádio e uso do espelhamento do celular, o Kardian vem com o tradicional comando satélite da Renault, posicionado atrás do volante.

O console central mostra que estamos falando de uma versão de entrada, dois porta-copos e um pequeno espaço para guardar objetos.O Kardian Evolution também não possui o freio de estacionamento eletrônico, aqui o acionamento é feito por alavanca. O SUV já vem com seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina).

Na versão de entrada, o Kardian já possui ajuste elétrico dos retrovisores e comandos para as quatro janelas pelo motorista. Por falar em comando, os passageiros da segunda fileira também pode abrir ou fechar os vidros de forma elétrica.

Por se tratar de uma versão de entrada, o acabamento é quase em sua totalidade de plástico rígido, com exceção dos encostos das portas dianteiras com tecido e do aplique em preto brilhante em uma faixa do painel.

A central multimídia de oito polegadas possui pareamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O que deixa um pouco a desejar é a definição da tela, tanto para o uso como na câmera de ré.

Os bancos são revestidos de tecido e encostos de cabeça para os cinco ocupantes. No entanto, nessa versão, o Kardian não possui alças de segurança. Para a segunda fileira de bancos, ainda existe luz de cortesia.

O Kardian ainda possui ajuste de altura em três níveis dos faróis e star/stop, que pode ser desligado ao lado do volante.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

 

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade