Renault Kardian: problemas no câmbio fazem donos voltarem às concessionárias

Proprietários têm relatado estalos e falhas na transmissão de seus Renault Kardian; veja o que diz a marca

DR
Por
06.09.2024 às 19:28
Proprietários têm relatado estalos e falhas na transmissão de seus Renault Kardian; veja o que diz a marca

Donos de Renault Kardian relatam estalos e falhas do câmbio automatizado. A reportagem da Mobiauto recebeu a informação de alguns proprietários de Renault Kardian, que passaram por situações parecidas com seus SUVs: com estalos ou falhas na transmissão, as unidades foram levadas de volta às concessionárias.

Você pode se interessar por: 

Publicidade

Indo mais a fundo na investigação, pudemos constatar alguns casos parecidos relacionados ao item em grupos no Facebook com proprietários e também no Reclame Aqui. Os relatos são bem parecidos, com ruídos elevados e estalos incomodando os donos de Renault Kardian, que levam o veículo até uma concessionária.

Em outros casos, o painel de instrumentos aborda o motorista indicando uma possível falha no modo “P” do câmbio, logo após o abastecimento do veículo. Aqui, o Kardian responde normalmente, que mais parece ser uma má compreensão do software. Afinal, o SUV consegue rodar normalmente sem qualquer empecilho ou ruído diferente.

O mais crítico são estalos e os ruídos elevados do câmbio. Proprietários do modelo em grupos de Facebook e Reclame aqui indicam que até mesmo a troca da transmissão foi feita nas concessionárias. O serviço, em média, ultrapassa os R$ 40 mil, mas é todo assegurado pela garantia do veículo e nada sai do bolso do dono do veículo.

Um dos proprietários que teve problemas e relatou em grupos do veículo nas redes sociais, indicou que o serviço ficou em R$ 48 mil, somando câmbio a mão de obra. O dono ainda revelou que o valor foi coberto pela garantia e que a empresa ofereceu carro reserva para uso enquanto o SUV está em reparo.

Ainda em grupos do modelo nas redes sociais, um usuário contou que teve que deixar Kardian na concessionária após cinco dias de uso. De acordo com ele, o carro veio desalinhado e emitia um “estalo”.

Outro dono explicou no "Reclame Aqui", que nos primeiros 15 dias desde que o veículo foi entregue, foi necessário levá-lo no concessionaria três vezes. Segundo ele, o SUV apresentava ruídos internos e dava “estalos” ao trocar de marcha ou ao subir em guias.

No mesmo site, outro dono contou que o carro começou a apresentar problemas logo no dia que foi entregue. Ele relatou problemas para engatar a marcha ré e para acelerar o veículo, além de defeitos na parte tecnológica, como câmera, sensor de ré e ar-condicionado.

Questionada, a Renault respondeu à Mobiauto sobre um dos casos específicos da troca do câmbio. “A troca do câmbio teve como objetivo resolver a reclamação do cliente o mais rápido possível, e nos deu a possibilidade de ter acesso ao câmbio para uma análise ainda mais completa pela nossa área técnica”, esclareceu a marca.

No entanto, não houve explicações sobre os estalos, nem mesmo sobre o outro caso de troca da transmissão do veículo.

Confira alguns casos na íntegra: Caso 1; Caso 2;Caso 3

Sobre o câmbio do Renault Kardian

Aos que não sabem, o Kardian conta com um câmbio do tipo automatizado de dupla embreagem, nomeado de EDC, em todas suas versões disponíveis no Brasil. Nas próximas semanas, o SUV ganhará uma versão manual. Na Europa, não há reclamações sobre a transmissão do modelo, indicando que os casos registrados no Brasil possam ser os únicos.

Comunicado da Renault do Brasil na íntegra:

“No caso específico, a troca do câmbio teve como objetivo resolver a reclamação do cliente o mais rápido possível, e nos deu a possibilidade de ter acesso ao câmbio para uma análise ainda mais completa pela nossa área técnica”, esclareceu a Renault do Brasil por meio de sua assessoria.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade