Lecar 459: modelo brasileiro terá futuro motor híbrido flex do Renault Kardian
Modelo terá conjunto diferente, sem utilizar o motor a combustão como propulsor
Comandada pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis, a Lecar já anunciou seu primeiro carro, o Lecar 459. O modelo é um híbrido que agora já sabemos com qual motor ele será vendido no mercado. Trata-se do mesmo trem de força do Renault Kardian, mas com uma diferença, dotado de tecnologia híbrida flex. A página @placaverde mostrou nesta semana o primeiro flagra do modelo brasileiro.
A marca brasileira fechou uma parceria com a Horse, conhecida produtora de motores. Para quem não está familiarizado, a Horse produz o “HR10” (sigla), motor 1.0 turboflex de três cilindros com 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm.
Você também pode se interessar:
- Renault Kardian tem bom preço e dinâmica refinada
- Renault Kardian: SUV tem falha no freio constatada e passará por recall
- Renault Kardian: detalhes da versão Première Edition em 20 fotos exclusivas
- Avaliação: sucesso do Renault Kardian depende exclusivamente do seu câmbio
São previstos 12.000 motores para a Lecar equipar as unidades do 459 híbrido, que tem lançamento previsto para 2026. Essa quantidade poderá aumentar, a depender da procura pelo modelo brasileiro.
Mas diferente do que estamos acostumados, o Lecar 459 será um EREV (Extended Range Electric Vehicle), ou veículo elétrico de alcance estendido. Nessa configuração, o motor a combustão não atua como propulsor.
O trem de força flex gera energia mecânica que é enviada para um gerador que a transforma em energia elétrica, a qual será armazenada pela bateria responsável por alimentar o motor elétrico.
Quando a bateria estiver completa, o motor a combustão é desligado. Isso favorece a eficiência do conjunto, assim como a diminuição de emissões de gases.
Esse formato não é novidade. A Volare
lançou um micro-ônibus recentemente nesse estilo, inclusive com o mesmo
motor 1.0 do Kardian produzido pela Horse. Porém, no Volare Attack 9 HVE a
usina a combustão só é abastecida por etanol, fornece energia mecânica para um
motor elétrico, que faz o trabalho de modificar para energia elétrica
armazenada em bateria, a qual envia energia para um segundo motor elétrico,
esse sim propulsor das rodas.
O Lecar 459 também poderá ser carregado como um carro elétrico comum. No site da montadora, a potência divulgada é de 163 cavalos de potência e 26,3 kgfm de torque do motor elétrico. Já a o motor a combustão oferta 122 cv e 22,4 kgfm de torque, com tração traseira. A autonomia total é de 1.000 km e 100 km somente no modo elétrico.
Futuro motor híbrido Kardian?
O próximo passo do Renault Kardian será ganhar uma versão manual. Mas não só isso, o SUV compacto tem tudo para ganhar uma configuração híbrida flex. A pista para esse movimento está justamente na plataforma estreada pelo Kardian no Brasil, a RGMP.
Além de ser uma base modelar, ou seja, capaz de equipar veículos de 4 a 5 metros, com 2,60 m a 3 metros de entre-eixos, a plataforma pode receber um conjunto motriz eletrificado (elétrico, híbrido leve e híbrido plug-in).
Por essa flexibilidade, a RGMP estará nos próximos lançamentos prometidos pela marca francesa por aqui: dois SUVs médios e a picape intermediária fruto do conceito Niagara. Outra vantagem é que a RGMP permite um ganho para tecnologia embarcada e assistentes de segurança. Dessa forma, é provável que o futuro SUV compacto da marca, que pode substituir o Duster, estreie o conjunto híbrido flex, mas com configuração convencional em relação ao Lecar.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp