Renault Kardian: SUV tem falha no freio constatada e passará por recall

Comunicado alerta para perigo de acidentes graves ou fatais por conta do problema

Vinicius Moreira
Por
18.07.2024 às 17:46

A Renault enviou um comunicado para donos do Renault Kardian na versão evolution, opção de entrada do SUV. O objetivo foi informar a necessidade de fazer um recall por falha em tambores do freio traseiro. Além disso, outras alterações deverão ser feitas.

Os proprietários já podem entrar em contato com alguma concessionária Renault para fazer o reparo e solucionar o problema. O tempo médio para o reparo informado pela fabricante é de 1h e 5 min.

Publicidade

Você também pode se interessar;

Por que do Recall do Renault Kardian?

Conforme descrito pela Renault, testes apontaram para uma “fixação insuficiente dos parafusos por conta da deterioração da rosca dos tambores traseiros”.

Chassis envolvidos (não sequencial): J001446 a J007306

Data de fabricação: 15/3/2024 a 3/5/2024

Ainda de acordo com a fabricante, isso representa riscos aos ocupantes, os quais em último caso podem sofrer acidentes graves ou fatais, já que a roda pode se soltar com o carro em movimento.

Por conta disso, a montadora pede para que sejam trocados os tambores dos freios traseiros e parafusos das rodas dianteiras e traseiras. A fabricante afirma que o processo não terá nenhum custo ao proprietário, como determina a legislação.

Vale lembrar que o Kardian possui freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor na traseira.

A nossa reportagem contatou a assessoria da Renault para obter um posicionamento sobre o caso. Em reposta, a montadora divulgou uma nota com as mesmas informações descritas no comunicados enviado aos proprietários do Kardian Evolution.

Lançado em março deste ano, o SUV chegou para mudar a montadora de patamar e mostrar o novo posicionamento da marca no mercado. Até junho deste ano, o Kardian soma 5.191 emplacamentos.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade