Renault Kardian: tal qual os Porsche, versão manual é mais lenta que automática
SUV que pretende reposicionar a marca francesa no mercado brasileiro, mas guarda diferença importante
O Renault Kardian foi lançado oficialmente há pouco, inclusive com avaliação completa da Mobiauto. Mas o que a montadora francesa não esperava revelar antes da data do lançamento foram os dados de uma futura versão do SUV manual. Ela inclusive já foi flagrada em testes e detalhada pela Mobiauto.
Por agora, os interessados já podem escolher alguma das três versões (Evolution, Tecno e Premiere Edition) do SUV da marca francesa e reservar para entrega até fim deste mês de março. Os preços variam entre R$ 112.790 e R$ 132.790.
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Mas voltando a falar sobre as versões do Kardian, um detalhe importante chamou atenção quanto a comparação entre as opções quando o assunto é desempenho. Equipado com motor turbo TCe 1.0 (nas três versões), o SUV rende 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, entregues em 1.750 rpm. Todo esse conjunto tem uma transmissão automatizada de dupla embreagem, mais conhecida como EDC.
A versão de entrada, que será posicionada abaixo da Evolution, terá o mesmo motor, mas usará câmbio manual no lugar do automatizado. Entretanto, o ponto fora da curva revelado pela própria Renault está ligado à velocidade final.
Enquanto a opção de entrada atinge 179 km/h de velocidade máxima, as demais chegam aos 174 km/h. Ou seja, a configuração manual tem um limite de velocidade maior.
Por outro lado, Evolution, Tecno e Premiere possuem um 0 a 100 km/h em 10 segundos, contra 11 segundos da versão manual. O que explica esse um segundo de diferença é a precisão do câmbio EDC.
Banhado a óleo (já espanta alguns medos), o câmbio EDC é composto por uma dupla embreagem, o que facilita a troca de marchas por já ter a marcha seguinte encaixada. Enquanto o carro está em uma marcha, a outra já está a espera sem a necessidade de um engate. Com isso, não há perda de torque, o que na versão manual pode acontecer por conta das trocas e engates feitos manualmente.
Funciona assim: o sistema de dupla embreagem são acionados eletronicamente, a primeira meia caixa de câmbio é responsável pelas marchas pares, já a segunda pelas ímpares.
Além de evitar aquele indesejado “tranco”, a agilidade na troca melhora o desempenho. Isso ajuda a explicar o um segundo de diferença entre o Kardian manual e automático na aceleração da inércia aos três dígitos nos dados da Renault.
PDK do Porsche também é assim!
Em vez do EDC, a Porsche utiliza há um bom tempo o câmbio PDK. Nesse caso, além de ser mais leve que o conjunto manual, o sistema de dupla embreagem trabalha mais rápido e oferece melhor desempenho.
Voltado para o desempenho esportivo, o PDK auxilia no ganho de até 0,4 segundo na aceleração de um Porsche. Sem a interrupção da potência, outro ganho fica no consumo de combustível.
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