Renault Zoe volta ao Brasil renovado e mais potente que o Duster

Compacto com visual atualizado, motorização mais forte e maior autonomia custa acima de R$ 200.000, mas pode ser “assinado” por menos de R$ 4.000 ao mês

Camila Torres
Por
22.04.2021 às 19:53 • Atualizado em 29.05.2024

A Renault escolheu o dia 22 de abril, em que é comemorado o “Dia da Terra”, para apresentar o novo Renault Zoe E-Tech. O compacto 100% elétrico, que já havia sido trazido ao Brasil, mas teve sua importação temporariamente interrompida antes da reestilização visual, retorno em duas versões acima de R$ 200.000.

A primeira é a Zen, de R$ 204,990. Acima dela estará a Intense, por R$ 219.990. Apesar do preço assustar, acredite ou não, o Zoe é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil. O primeiro é o JAC iev20 de R$ 159.900. A marca aproveitou o evento para usar pela primeira vez seu novo logotipo no Brasil.

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Trata-se da primeira reestilização do modelo desde que estreou no Brasil, em 2018. No entanto, o novo Zoe já havia dado as caras na Europa em 2019. E mostrou ter sido bem aceita pelo público, já que foi o elétrico mais vendido no continente em 2020, com mais de 100 mil unidades comercializadas.

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Por aqui, o elétrico com maior número de vendas no ano passado foi o Audi e-tron, com o total de 183 emplacamentos (133 da configuração SUV convencional e 50 da Sportback). 

Já o Renault Zoe teve 33 unidades vendidas. Agora de cara nova, desempenho recalibrado e maior autonomia, o modelo será capaz de virar o jogo? Só o levantamento do final do ano dirá. 

Durante o evento, também foi informado que o novo Zoe será oferecido através do serviço de On Demand, carro por assinatura da Renault com parcelas a partir de R$ 3.890 para pessoa física ou jurídica. Confira as principais mudanças do novo Renault Zoe E-Tech.

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O que mudou no novo Renault Zoe E-Tech? 

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Design: é na dianteira do Renault Zoe que se concentram a maioria dos retoques visuais. Além da grade ter sido ampliada, no lugar das barras a Renault adotou uma espécie de pontilhados em preto e cromado, que se parecem muito com as divisórias usadas no Kia Stinger. 

Os nichos que acomodam os faróis de neblina ganharam grande destaque, como em boa parte dos últimos carros lançados. Os faróis principais são full-LED e diminuíram de tamanho sutilmente, mas estão mais marcantes e agora têm luzes diurnas integradas. 

Ainda falando do sistema de iluminação, as lanternas foram a maior mudança na traseira, ganhando assinatura em LED. As rodas de 16 polegadas também são novas. 

Por dentro, os primeiros itens a chamar atenção são o quadro de instrumentos digital, que ficou maior, e a central multimídia de 7 polegadas sensível ao toque. Já os controles de ar-condicionado e o volante nós já havíamos visto, pois eles estão presentes no novo Duster.

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Desempenho: se antes o Renault Zoe entregava míseros 92 cv, agora o modelo elétrico passa a oferecer 135 cv. O torque foi de 22,4 para 25 kgfm de torque. O novo Renault Zoe precisa de 9,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h. 

O ajuste do desempenho fez com que o Renault Zoe ficasse 15 cv mais potente e 8,5 kgfm de torque mais forte que o primo maior Renault Duster 1.6 CVT.

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Autonomia: não foi só a performance que passou por ajustes. A capacidade da bateria passou de 41 KWh para 52 KWh. Isso significa um salto na autonomia de 300 para 385 km, pelo ciclo WLTP. 

O tempo de carregamento também foi otimizado. O Zoe finalmente pode ser recarregado em uma estação de carregamento rápido, demandando 30 minutos para recuperar a autonomia em até 150 km. 

A recarga também pode ser feita em casa ou no trabalho, através de carregador Wallbox, com cerca de 8h30 para recuperar 100% da energia. 

Modo B: essa é outra novidade do Renault Zoe E-Tech. Com o modo B ativado, o motorista não precisa usar o pedal do freio tanto quanto em uma condução normal. Ao tirar o pé do acelerador o carro desacelera de uma forma muito mais pronunciada do que quando está com o câmbio no “D”, afirma a Renault. 

Principais itens de série Renault Zoe Intense: mudança automática dos faróis, alerta de ponto cego, assistência automática em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, freio de estacionamento automático.

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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

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