Ruim de roda? A Hyundai pretende resolver seus problemas com baliza
Fabricante coreana apresentou um sistema de rotação das rodas em 90º que faz carro andar igual caranguejo, dando esperança para os motoristas ruim de baliza
Se você é uma daquelas pessoas que possuem dificuldades de estacionar, mas principalmente de fazer baliza, o seu problema pode estar com os dias contados - ou melhor, com os anos contados.
Isso pois na CES, feira de tecnologia que aconteceu em Las Vegas na última semana, a Hyundai apresentou o e-Corner System, que é um sistema que rotaciona em 90º os pneus de um carro, facilitando a entrada em uma vaga mais apertada.
O Hyundai Ioniq 5 foi usado como veículo-base escolhido para a divulgação do sistema na amostra de tecnologia. Vale lembrar que o modelo elétrico da fabricante sul-coreana é conhecido por carregar inovações tecnológicas, mas nunca foi vendido em nosso mercado.
Curioso é que mesmo sendo desenvolvido pela Hyundai Mobis, o sistema pode se encaixar perfeitamente em diversos carros elétricos por possuir conexões universais e dimensões reduzidas.
Leia também: Como este cinto de segurança aquecido fará carros elétricos rodarem mais
A tecnologia funciona a partir de módulos instalados nas rodas, compostos por um amortecedor elétrico, um freio e um motor. Cada módulo é responsável pelo giro em 90º de uma roda, e para andar como um caranguejo, o Ioniq recebe quatro componentes desse tipo.
Ainda não se sabe quando o e-Corner System entrará em produção, de fato - nem se isso realmente acontecerá algum dia. Vale lembrar que a tecnologia não é nova e a Hyundai já trabalha no projeto há cinco anos.
Somando isso ao fato de o Ioniq 5 ser um carro conhecido por suas tecnologias avançadas, a expectativa para ver o sistema em linha de produção é grande. No entanto, precisamos “ver” essa aplicação em veículos “para crer” que será real no dia a dia.
Você pode se interessar por:
1º carro da Sony terá games a bordo em telaça que ocupa todo o painel
Ram 1200 já tem data para deixar faróis de Renegade e ter carroceria final
VW ID.7 é um Passat elétrico para desbancar o Tesla Model S