Segredo: VW A0 SUV ainda não tem nome, mas tem data para chegar

SUV compacto ficará posicionado abaixo do T-Cross e está perto de chegar ao nosso mercado

Renan Bandeira
Por
20.06.2024 às 23:00

O VW A0 SUV é bastante esperado para o nosso mercado, mesmo que ainda não tenha um nome definitivo. Muito se falou de ser registrado como Gol, remetendo ao hatch de sucesso, mas, de fato, ainda não foi confirmado que assinará seu nome dessa forma. No entanto, ainda que não tenha um nome para chamar de seu, uma coisa é certa: início de sua produção.

Você pode se interessar por: 

Publicidade

Internamente, na VW, os times de engenharia e marketing já trabalham com datas para o lançamento do SUV.  Uma coisa já está definida, pelo menos até o momento, o VW A0 SUV começará a ser produzido em maio do ano que vem, o que também já dá pistas sobre seu lançamento.

Afinal, ele não deve acontecer muito tempo depois de o início dessa produção. Como acontece em diversos lançamentos, a Volkswagen deve produzir o veículo por algumas semanas até a apresentação oficial para já ter estoque nas concessionárias. Isso quer dizer que o VW A0 SUV pode estar nas lojas credenciadas entre junho e agosto.

Vale lembrar que o SUV compacto de entrada da montadora será fabricado em Taubaté, unidade no interior de São Paulo, onde é produzido atualmente Polo e Polo Track.

O que já sabemos sobre o VW A0 SUV

 O Volkswagen A0 SUV compartilhará projeto com a Skoda, divisão tcheca do grupo VW que será responsável por lançar o novo SUV compacto da empresa. Aliás, o modelo já foi até flagrado em carroceria final.

Ainda há muitas dúvidas, mas o porte do carro pelas imagens aparente ter um porte próximo ao de seus futuros rivais no Brasil, como o Fiat Pulse, que tem 4.099 mm de comprimento, 1.774 mm de largura, 1.579 mm de altura e 2.532 mm de entre-eixos. O Renault Kardian, por sua vez, tem 4.119 mm, 1.747 mm, 1.544 mm e 2.604 mm, respectivamente.

O mais interessante é que a Skoda começou a revelar mais informações deste novo SUV compacto, o que diretamente interessa ao nosso mercado. Assim a marca tcheca confirmou que o novo SUV trará debaixo do capô o motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, que por lá vai entregar 116 cv de potência e 18,15 kgfm de torque.

Notou alguma semelhança? Pois é, estamos diante do motor 1.0 TSI, que no Brasil já equipou o Up!, e gerava até 105 cv e 16,8 kgfm de torque. Atualmente essa motorização (flex por aqui, bebendo etanol ou gasolina) entrega até 116 cv e os mesmos 16,8 kgfm e está presente em Polo e Virtus.

Com lançamento previsto para 2025, o novo A0 SUV será uma das maiores cartadas da marca para o mercado nacional, tanto que são previstas mais de 200 mil unidades fabricadas por ano. Para se ter noção é um volume maior do que a Fiat Strada, modelo mais vendido do Brasil em 2023.

O projeto do A0 SUV não teve o nome Gol ventilado à toa, pois também a própria prefeitura de Taubaté (SP), cidade do interior paulista em que a Volkswagen tem fábrica, confirmou sem querer que o nome do SUV será Gol. Agora é aguardar mais detalhes do novo SUV pequeno, que ficará posicionado abaixo de T-Cross e Nivus no catálogo da VW.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade