Por que Chevrolet, Volkswagen e Fiat querem seguir os passos da Kia?

Produção da moto começou no primeiro semestre do ano e preços partem de R$ 56.490

LF
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25.09.2024 às 17:10 • Atualizado em 27.11.2024
Produção da moto começou no primeiro semestre do ano e preços partem de R$ 56.490

Cada vez mais as marcas estão anunciando que terão produtos híbridos em breve no mercado brasileiro, tornando assim, esse tipo de motorização cada vez mais real no dia a dia, e para isso as marcas generalistas deverão seguir os passos da Kia.

Isso porque a grande maioria dos produtos híbridos que deverão ser lançados nos próximos anos tendem a utilizar um sistema híbrido leve, acoplado a um propulsor 1.0 turbo, assim como acontece no Kia Stonic.

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Quem deverá ganhar esse tipo de configuração ainda neste ano são os irmãos Fiat Pulse e Fiat Fastback, enquanto os franceses Peugeot 208 e 2008 irão ganhar a novidade em 2025 assim como a Mobiauto já explicou nesse outro artigo. Os quatro modelos deverão ter um motor elétrico acoplado ao conhecido motor Turbo 200 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque.

Já na Chevrolet, o sistema híbrido leve deverá ser implementado no Onix SUV, esperado para 2026, enquanto a Volkswagen apostará suas fichas no A0 SUV, também conhecido como Gol SUV, que estreitará no Brasil no próximo ano. Todos devem seguir o mesmo padrão de um motor 1.0 turbo, juntamente com um pequeno motor elétrico.

Como funciona o sistema híbrido leve

Quando falamos de modelos híbridos, pouca gente acaba sabendo que existem diferentes níveis de hibridização. Mas se você não sabe como funciona o conjunto híbrido leve, a Mobiauto te explica agora.

Diferentemente dos modelos híbridos plug-in, como o BYD King por exemplo, onde temos um motor elétrico de 180 cv de potência, juntamente do propulsor 1.5 DM-I de 110 cv, gerando até 209 cv de potência combinada. Já no híbrido leve, o motor elétrico mais auxilia a usina a combustão do que traciona de fato.

Para se ter noção, o Kia Stonic, une o motor 1.0 turbo, com um sistema elétrico de apenas 48 volts, gerando assim 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marcas.

No caso dos modelos citados (Pulse, Fastback, 208 e 2008), o motor T200, será acoplado a um motor elétrico de apenas 4 cv de potência, com baterias de 1kWh de lítio, que não consegue tracionar as rodas dos modelos, gerando apenas um pequeno torque adicional ao motor a combustão, transformando energia elétrica em energia mecânica, mas emitindo menos poluentes na atmosfera e consonância com as futuras normas de emissões.

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