Stellantis confirma que terá marca chinesa no Brasil para brigar com chineses

Leapmotors será o nome do grupo que quer surfar na onda do mercado chinês.

LF
Por
18.07.2024 às 13:57
Leapmotors será o nome do grupo que quer surfar na onda do mercado chinês.

A Stellantis confirmou nessa quinta-feira (18) a chegada da Leapmotor no Brasil para o início do próximo ano, ou seja, em meados de janeiro de 2025. A inédita marca será a representante do grupo na briga entre os modelos elétricos e híbridos de origem chinesa, mas com o diferencial de trazer uma proposta de carro mais popular e com preço mais competitivo

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Incialmente já havia sido anunciado que a fabricante chinesa iria começar a passar por um projeto de expansão global, como a Mobiauto já explicou nesse outro artigo. Além do Brasil, a chegada da fabricante também foi confirmada no Chile

Emanuelle Cappelano, presidente da Stellantis na América do Sul comentou sobre a entrada da marca no continente “A chegada da Leapmotor abre uma série de possibilidades para a Stellantis no Brasil e América do Sul.”

Dentre os diversos modelos que a fabricante possui, o cargo chefe ficará com o hatch elétrico Leapmotor T03, que quer ser o incômodo para o BYD Dolphin Mini e, inclusive, já está rodando em testes no país. Apesar da chegada do Brasil só em 2025, no Uruguai o hatch já é realidade e é vendido por 22.990 dólares - algo entorno dos R$ 124.000 em conversão direta.

No país vizinho, o hatch é equipado com motor de 109 cv de potência e 16 kgfm de torque, enquanto a bateria de 41,3 kWh gera uma autonomia de 280 km, segundo o padrão europeu WLTP. O elétrico ainda tem carga rápida de até 43 Kw feita em 36 minutos, já em carga lenta, o carregamento demora cerca de 8 horas.

Entretanto, não somente o T03 andará no Brasil. Isso porque a marca chinesa também quer arrancar um espaço no mercado de SUVs e para isso utilizará o Leapmotor C10, modelo que inclusive já teve sua patente registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

No mercado chinês o Leapmotor C10 possui tanto motorização elétrica como híbrido plug-in, e uma extensa gama de sete configurações diferentes. O valor do modelo possui um grande nicho, partindo de cerca de R$ 89.000 e chegando na faixa de R$ 188.000. Valores considerando conversão direta, sem adição de impostos.

Na motorização híbrida plug-in, o SUV combina um propulsor 1.5 de 95 cv de potência com um motor elétrico de 231 cv, mas a potência combinada não chegou a ser divulgada. O SUV consegue render até 1.190 km de autonomia, enquanto que utilizando apenas o modo elétrico esse número fica em 210 km, dados neste caso sempre no padrão chinês CLTC.

Já nas configurações elétricas estamos falando de um motor de 231 cv e 32,6 kgfm de torque. O propulsor pode trabalhar juntamente com duas opções de baterias, que têm 52,9 kWh e 69,9 kWh de capacidade e rendem 410 km e 530 km de autonomia, respectivamente, seguindo o ciclo chinês.

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