Toyota Corolla Cross Hybrid ficará mais forte ao custo de R$ 62 milhões
Fabricante japonesa promete investimento para atualizar o SUV compacto-médio produzido em Sorocaba, que deve incluir um motor híbrido flex de 140 cv
Além de confirmar o investimento de R$ 1,67 bilhão para produzir um inédito SUV compacto híbrido flex em Sorocaba (SP) e nacionalizar a fabricação do propulsor 1.8 eletrificado na cidade vizinha de Porto Feliz – confirmando informações que a Mobiauto antecipava desde junho de 2021 –, a Toyota anunciou um aporte de R$ 61,8 milhões para renovar a primeira geração do Toyota Corolla Cross em nosso mercado.
Antes, a fabricante já havia anunciado R$ 50 milhões para o facelift da 12ª geração do Toyota Corolla sedan, que deve ser lançado como linha 2024 no segundo semestre deste ano. Já o novo Corolla Cross deve chegar em meados do ano que vem, como ano-modelo 2025.
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Em ambos os casos, além das atualizações visuais, de acabamento interno e de equipamentos, a marca japonesa fará uma atualização da motorização híbrida flex, que será nacionalizada já com novas especificações para o motor elétrico.
Este terá sua potência ampliada de 72 cv para 95 cv, enquanto o torque subirá de 16,6 kgfm para 18,9 kgfm. Já o motor 1.8 quatro-cilindros 16V naturalmente aspirado de ciclo Atkinson seguirá o mesmo, rendendo 98 cv com gasolina e 101 cv com etanol, sendo 14,5 kgfm com qualquer combustível.
Por conta do motor elétrico mais forte, a potência combinada subirá de 122 para 140 cv. Não há torque combinado divulgado pela empresa, apenas o pico gerado individualmente pelo propulsor elétrico (18,9 kgfm) ou pelo térmico (14,5 kgfm), a depender da situação de uso.
O câmbio é e-CVT, uma caixa transeixo que emula o sistema continuamente variável – conforme explicamos em detalhes neste artigo. A bateria de 1,3 kWh também passará por atualizações na composição dos metais, ficando mais eficiente.
Novo SUV também deve ter motor híbrido flex mais forte
Esta motorização híbrida flex atualizada tem boas chances de ser aplicada também ao SUV compacto ainda a ser revelado, que será diretamente derivado do novo Yaris Ativ sedan lançado recentemente na Tailândia.
Construído sobre a plataforma DNGA, uma simplificação da TNGA da família Corolla, ele tem o projeto liderado pela Daihatsu, subsidiária de baixo custo da Toyota. Além do Brasil, de onde será produzido para ser exportado a até 22 países, o modelo deve ser produzido e comercializado também na Ásia, com revelação mundial prevista para ocorrer ainda este ano.