Toyota Corolla Cross pinta escapamento de preto para “maquiar” abafador

SUV é criticado desde o seu lançamento por conta do abafador exposto demais na traseira, fazendo a clientela torcer o nariz

Renan Bandeira
Por
28.01.2022 às 18:35 • Atualizado em 29.05.2024

O Toyota Corolla Cross chamou atenção por vários motivos em seu lançamento no Brasil. O visual, por exemplo, tem bastante personalidade e linhas diferentes das que vemos no sedan homônimo.

O SUV ainda conta com a oferta de motorização híbrida em sua gama de versões, o que fez dele o carro eletrificado mais vendido no país em 2021, mesmo tendo sido lançado em março.

Publicidade

No entanto, soluções como o acionamento do freio de estacionamento por pedal, como era comum nas picapes médias da década de 1980, e o abafador de escapamento exposto demais na traseira fizeram muitos clientes torcerem o nariz. E transformaram o Corolla Cross em meme.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O primeiro desses itens até foi bem aceito. Afinal, poupa espaço na área do console central e dá mais conforto ao motorista e ao passageiro da primeira fileira. Claro que o acionamento do mecanismo poderia ser eletrônico e por botão, como no rival Jeep Compass, mas o sistema por pedal gera menos custo.

Já o abafador não teve a mesma aceitação. A peça é grande, fica muito proeminente abaixo do para-choque e prejudica o visual do veículo, que é um dos elementos mais importantes nessa categoria.

No ano passado, até surgiram algumas soluções caseiras para o problema, como presilhas que elevavam o conjunto para deixá-lo mais escondido. Agora, a Toyota resolveu dar um jeitinho próprio e “oficial” nisso: pintar a ponta do escapamento de preto. 

Leia também: Toyota Corolla Cross europeu dá surra de tecnologia no brasileiro

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A Mobiauto constatou que as unidades da linha 2023 do SUV estão chegando às concessionárias com parte do abafador e a ponteira do sistema de exaustão pintados em preto fosco. Com isso, a peça chama menos atenção e cria até uma ilusão de ótica de que está mais bem encaixada no assoalho do veículo. 

Porém, a mudança não passa de uma gambiarra. Na imagem lateral do abafador, dá para visualizar que apenas uma metade da peça e a ponteira de escape ganharam o banho de tinta, e não todo o escapamento. Da metade do abafador para lá, segue tudo como antes.

De acordo com os lojistas, todos os Corolla Cross 22/23 estão chegando nas concessionárias com essa solução. Quando as revendas ainda têm unidades 22/22 exibidas no showroom, a diferença entre o acabamento dos escapes fica mais evidente.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Leia também: Toyota Corolla Cross Hybrid: SUV anda bem e é econômico mesmo lotado?

Só no Brasil é assim

As críticas ao item ficaram ainda maiores depois de a Toyota lançar o Corolla Cross em mercados como Estados Unidos e Europa. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Por lá, o SUV é equipado com um abafador transversal, que fica bem encaixado e praticamente se esconde na parte inferior do balanço traseiro. Bem diferente do que temos no modelo nacional…

Imagens: Mobiauto e Divulgação/Toyota

Você também pode se interessar por:

Compass x Taos x Corolla Cross: compare preços, desempenho e dimensões
Exclusivo: Renault Arkana E-Tech será SUV cupê híbrido anti-Corolla Cross
Great Wall quer ser 1ª montadora a fazer só híbridos e elétricos no Brasil
Avaliação: Nissan Kicks X-Play, um SUV pacato com ar esportivo


Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade