Toyota Corolla Cross XRX HEV 2025: o que você deve saber antes de comprar um

SUV híbrido traz pacote racional e boas evoluções em sua última atualização

Diego Dias
Por
29.10.2024 às 20:37

Atualizado no primeiro semestre deste ano, o Toyota Corolla Cross 2025 trouxe consigo um visual renovado com base no modelo vendido em países do sudeste asiático, além de aposentar algumas polêmicas. A questão é que a fórmula de SUV híbrido flex continua agradando em cheio o mercado nacional, sendo ainda um carro produzido no Brasil e com a chancela de uma marca conhecida pela confiabilidade.

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Neste ano o utilitário trouxe uma reestilização principalmente na dianteira, que traz faróis com novo arranjo interno e, principalmente, uma nova grade frontal com vários elementos hexagonais e um para-choque redesenhado, com novas tomadas de ar. Por dentro, o SUV recebeu novidades de equipamentos também que o deixaram mais refinado.

Confira agora o que você deve saber antes de comprar um Toyota Corolla Cross XRX HEV, a variante topo de linha do SUV com motor híbrido que hoje sai por R$ 210.990.

Toyota Corolla Cross XRX HEV 2025 – Características

1) Motor: 1.8 híbrido com 122 cv de potência combinada da Toyota.

2) Câmbio: automático transeixo e-CVT

3) Dimensões: 4.460 mm de comprimento, 2.640 mm de entre-eixos, 1.825 mm de largura, 1.620 mm de altura, 440 litros de porta-malas, 450 kg de carga útil, 36 litros de tanque de combustível, 1.450 kg de peso em ordem de marcha

4) Revisões até 60.000 km: R$ 5.725,90

Toyota Corolla Cross XRX HEV 2025 – Pontos positivos

Consumo

Não tinha como ser diferente: o Corolla Cross XRX HEV tem como um de seus principais pontos positivos o baixo consumo de combustível, que segundo o Inmetro pode chegar a nada menos do que 17,7 km/litro na cidade e 14,6 km/l na estrada, isso sempre com gasolina no tanque. Com etanol, esses números baixam para 10,1 km/l e 14,6 km/l, respectivamente.

Obviamente esses números podem variar dependendo da forma de dirigir de cada motorista, sem contar o relevo da cidade que pode influenciar diretamente no consumo. Com isso, o consumo de um proprietário de um Corolla Cross híbrido que reside na capital federal Brasília (DF) vai ser melhor do que reside em Belo Horizonte (MG). Vale lembrar que em nossas médias rodando na cidade de São Paulo (SP), foi fácil ultrapassar os 15 km/l com gasolina.

Visual

Quando temos atualizações de estilo em carros na indústria automotiva, geralmente o chamado facelift ou reestilização não são melhores do que o desenho original do carro. Em contrapartida, o Corolla Cross 2024 parece ter se encontrado por conta da grade frontal menos destacada, e que passa a trazer pequenos elementos hexagonais. Os faróis, por sua vez, têm uma nova assinatura em LED que deixou o SUV com visual mais convencional e esportivo. Na traseira, as lanternas receberam novo arranjo interno.

Suspensão

Embora não tenha qualquer compromisso com a esportividade, o Toyota Corolla Cross XRX híbrido traz um acerto de suspensão interessante, mas que privilegia o conforto acima de tudo. O SUV tem maciez de sobra para rodar principalmente na cidade, onde enfrenta com maestria buracos, valetas e lombadas tão comuns em grandes metrópoles. É verdade que o SUV tem a dianteira bicuda, mas nem por isso raspa com facilidade em entradas de garagens. Dirigir o Corolla Cross em velocidades mais altas também transmite segurança, com o SUV oscilando somente um pouco a carroceria em curvas mais fechadas.

Painel de instrumentos

Uma grande adição do novo Corolla Cross XRX híbrido foi a chegada do painel de instrumentos digital configurável com display de 12,3 polegadas. É basicamente a mesma tela do sedan Corolla, que conta com três cores de visualização dependendo do modo de condução escolhido. Interessante ainda que é possível escolher diversas informações para compor o computador de bordo, de consumo a detalhes do piloto automático adaptativo ou regeneração de energia.

Freio de estacionamento

Felizmente o Corolla Cross 2024 aposentou de vez o freio de estacionamento com acionamento pelo pé, algo que era muito datado e comum a SUVs vendidos nos anos 2000, sobretudo nos Estados Unidos. Com isso, a nova linha do utilitário japonês traz o freio de estacionamento eletrônico, que é comum a todas as configurações. Uma adição um tanto importante, que traz muito mais praticidade para uso diário e de quebra acaba com as críticas do antigo sistema.

Toyota Corolla Cross XRX HEV 2025 – Pontos negativos

Desempenho

Caso você espere algum desempenho do Corolla Cross XRX HEV, esqueça. Todas as versões do SUV com motorização híbrida abrem mão de alguma proposta de desempenho e esportividade para valorizar o consumo. A questão é que estamos falando de um SUV de quase 1,5 tonelada que tem somente 122 cv de potência combinada. Com isso a receita é simples: aceleração de 0 a 100 km/h em longos 13 segundos. A aceleração não é o único calcanhar de Aquiles, já que a retomada no SUV é algo que se demanda um certo planejamento para o motorista não passar por apuros.

Ruído

Junto da potência combinada até mais baixa do que carros 1.0 turbo, o Corolla Cross também tem como ponto negativo o ruído, algo que ocorre em situações de acelerações e retomadas. Evidente que temos um motor 1.8 híbrido que sofre pela falta de força nessas situações, com isso a transmissão automática transeixo e-CVT faz o motor berrar com vigor, com o barulho do propulsor invadindo a cabine nessas situações. É algo que será rotineiro apenas em ultrapassagens e uso na estrada, vale dizer.

Botão farol alto automático

O Corolla Cross XRX HEV traz um recurso muito interessante: o farol alto automático, que evita que outros motoristas tenham a visão ofuscada em rodovias. O problema é que o acesso ao recurso não está em uma posição muito lógica, já que em vez de ficar na haste esquerda do volante, fica localizado por meio de um botão no lado esquerdo do painel, em uma posição inferior. Com isso você acaba até esquecendo desse item no SUV.

Toyota Corolla Cross XRX HEV 2025 - Ficha técnica

Motor a combustão: 1.8, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, flex, injeção multiponto, duplo comando de válvulas com variação em admissão

Potência: 98/101 cv (G/E) a 5.200 rpm

Torque: 14,5 kgfm (G/E) a 3.600 rpm

Taxa de compressão: 13:1

Motor elétrico: Dual motor, síncrono de ímãs permanentes, dianteiro, transversal

Potência motor elétrico: 72 cv

Torque motor elétrico: 16,6 kgfm

Potência combinada: 122 cv

Torque combinado: não divulgado

Peso/potência: 14,36 kg/cv

Peso/torque: 100 kg/kgfm

Câmbio: automático transeixo e-CVT

0 a 100 km/h: 13s

Velocidade máxima: 170 km/h

Bateria elétrica: 1,3 kWh

Consumo Inmetro:

Urbano 12,5 km/l (E) / 17,7 km/l (G)

Rodoviário 10,1 km/l (E) / 14,6 km/l (G)

Dimensões e capacidades: 4.460 mm de comprimento, 2.640 mm de entre-eixos, 1.825 mm de largura, 1.620 mm de altura, 440 litros de porta-malas, 450 kg de carga útil, 36 litros de tanque de combustível, 1.450 kg de peso em ordem de marcha

Dados técnicos: Direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 11 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 16,2 cm; ângulo de ataque, 21°; ângulo de saída, 36°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus, 225/50 R18; estepe temporário 155/70 R17.

Toyota Corolla Cross XRX HEV 2025 - Itens de série

  • Ar-condicionado digital automático com duto traseiro
  • Bancos traseiros com descansa-braços central e porta copos
  • Chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme
  • Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 12,3” de alta resolução)
  • Espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico Hybrid System
  • Iluminação ambiente+
  • Lanternas traseiras com LED light guiding
  • Modo de seleção de condução Power
  • Indicador de direção econômica no painel de instrumentos
  • Porta-revista e tablet atrás do banco do passageiro
  • Smart Entry: sistema de destravamento das portas por sensores na chave
  • Start Button / Push Start: sistema de partida por botão (sem chave)
  • Acabamento interno com partes revestidas de couro** e material sintético preto e sépia
  • Moldura superior das janelas com acabamento cromado
  • Alerta de ponto cego
  • Câmera de ré com linhas de distância e projeção na central multimídia
  • Limpador do para-brisa com sensor de chuva
  • Sensor de estacionamento dianteiro (2), traseiro (4) e alerta de aproximação repentina
  • Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno pela chave ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro)
  • Ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro
  • Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento
  • Carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger)
  • Luzes indicativas de direção sequenciais
  • Teto solar elétrico com função antiesmagamento
  • Acabamento interno com partes revestidas de couro** e material sintético bege e sépia
  • Sensor de estacionamento dianteiro (4), traseiro (4) e suporte à frenagem de estacionamento
  • Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (Adaptive Cruise Control - ACC ) para todas as velocidades
  • Direção eletroassistida progressiva (EPS)
  • Entrada de 12V no descansa braço (carregamento)
  • Espelhos retrovisores externos na cor de veículo, eletro-retráteis com regulagem elétrica, pisca integrado e rebatimento automático ao fechar o veículo
  • Faróis em led alto e baixo com acendimento automático, ajuste de altura elétrico e função “siga-me”
  • Freio de estacionamento eletrônico (Electronic Parking Brake - EPB) e função Hold

O que saber antes de comprar um

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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