Toyota Corolla GR-S é vendido pelo mesmo valor que a versão híbrida
Nova versão esportivada do sedan médio remonta ao antigo Corolla XRS e já está disponível nas concessionárias por R$ 151.990
O Toyota Corolla GR-S, versão esportivada do sedan, é o primeiro modelo da fabricante japonesa a ser produzido no Brasil pela grife esportiva Gazoo Racing. Daí a sigla GR-S, que significa Gazoo Racing-Sport).
O mais interessante é que a nova versão será vendida apenas por R$ 900 reais a mais que a configuração Altis Hybrid. Quem desejar ver o design esportivo do modelo de perto, basta ir a alguma concessionária da marca.
Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe
Com o lema “pushing the limits for better” (“indo ao limite em busca do melhor”, na tradução livre do inglês), a nova configuração esportivada do sedan vem equipada com o motor 2.0 Dynamic Force flex, de ciclo Atkinson e com injeção variável entre direta e indireta.
Ele entrega 169/177 cv de potência quando abastecido com gasolina/etanol, sendo 21,4 kgfm de torque com qualquer combustível. Para completar o conjunto mecânico, o modelo recebe caixa de câmbio CVT Direct Shift (com engrenagem para otimizar as arrancadas) de dez marchas simuladas.
Como se pode ver, apesar de não ter tido nenhum ganho específico de desempenho em relação às demais versões 2.0, o Corolla GR-S é mais potente que alguns modelos premium que se dizem esportivos e são vendidos pelo dobro do preço. O modelo precisa de 9,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h e chega a até 205 km/h.
Leia também: 13 sedans e hatches que serão lançados no Brasil em 2021
Para deixar a direção com uma pegada mais esportiva, foram instalados defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi, novos amortecedores e molas. No entanto, a suspensão dianteira segue a mesma usada nas outras versões: dianteira independente McPherson e traseira multilink, ambas com barras estabilizadoras.
Em termos de consumo de combustível, o modelo satisfaz diante da performance, entregando 8 km/litro com etanol e 11,6 km/litro com gasolina na cidade, ou 9,7 km/litro com etanol e 13,9 km/litro com gasolina na estrada.
Leia também: Os carros mais econômicos no Brasil dos últimos dez anos
O que muda no visual do Toyota Corolla GR-S?
Dentre os itens estéticos da versão esportivada que mais se destacam estão: spoiler na tampa do porta-malas, saias laterais, rodas de liga leve aro 17 exclusivas e emblemas da grife. Além disso, retrovisores externos e teto foram pintados de preto metálico e os para-choques dianteiros e traseiros também se diferenciam das outras versões do sedan.
Os 10 SUVs mais ágeis que você pode comprar por até R$ 100 mil
O Toyota Corolla GR-S conta ainda com faróis em LED com acendimento automático, luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina dianteiros de LED, e lanternas traseiras também em LED. No interior, o caráter esportivado é reforçado através dos bancos em couro preto com costuras vermelhas e logo da divisão esportiva no encosto de cabeça.
O emblema também aparece nos tapetes, que seguem a mesma combinação de cores preta e vermelha. O painel de instrumentos é analógico com dois indicadores e tela de TFT de 4,2”, digital, colorida e personalizada.
Itens de série de destaque
Um dos principais fatores que fazem da Toyota uma marca aclamada é a segurança que os seus modelos oferecem. Na nova geração do Corolla a marca mostrou essa prerrogativa continua sendo uma das suas principais prioridades. Não à toa o sedan conquistou nota máxima no teste de colisão do Latin NCAP.
A versão GR-S conta com vários itens para deixar a direção mais segura e, embora a Toyota não seja conhecida por itens tecnológicos, a marca japonesa investiu em sistemas de segurança de ponta.
Leia também: Comparativo: vale gastar o dobro de um Toyota Corolla em um Camry?
O modelo conta com o pacote Toyota Safety, antes restrito às configurações Altis e Altis Hybrid, e que inclui: Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS). Através da câmera, o modelo detecta a possibilidade de colisão e emite avisos sonoros e visuais para alertar o motorista e se necessário ativa o assistente de frenagem.
Alerta de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo são outros sistemas contemplados no pacote. Mas a cereja do bolo fica por conta dos faróis altos automáticos, que acendem automaticamente em situação de luminosidade extremamente baixa, mas alternam momentaneamente com o farol baixo caso haja outro veículo próximo.
Confira ofertas do Toyota Corolla
Talvez você também se interesse:
13 sedans e hatches que serão lançados no Brasil em 2021
10 Novidades do Toyota Corolla 2020
Comparativo: Toyota Corolla ou Honda Civic 2020?
Avaliação Toyota Corolla Híbrido