Toyota corre para antecipar lançamento do Yaris Cross no Brasil
Fabricante planejava iniciar produção do SUV em Sorocaba em outubro de 2024, mas tenta adiantar o cronograma para início do segundo semestre
A Toyota corre para tentar antecipar o lançamento do SUV compacto híbrido flex Yaris Cross no Brasil. O cronograma oficial previa o chamado SOP (início da produção, na sigla em inglês) em outubro de 2024, com chegada às lojas no começo de 2025. Agora, a Mobiauto pode afirmar que a fabricante japonesa está tentando antecipá-lo.
Isso explica por que já há protótipos do Toyota Yaris Cross rodando no Brasil com carroceria pronta mais de um ano e meio antes do lançamento previsto. E justifica por que a montadora decidiu encerrar a produção da família Etios em Sorocaba (SP) no fim de agosto, teoricamente um ano e três meses antes de o inédito SUV entrar nas linhas de montagem em série.
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Segundo fontes consultadas por nossa reportagem, a ideia é que o Yaris Cross esteja pronto para ser fabricado em massa já no início do segundo semestre de 2024, para começar a ser vendido ainda no ano que vem. Fornecedores e até o sindicato da região já teriam sido avisados da intenção de lançar o novo produto a partir do ano que vem.
A fábrica de motores de Porto Feliz (SP), ao lado de Sorocaba, também está preparada para iniciar o fabrico em série do inédito propulsor 1.5 híbrido flex que equipará o Yaris Cross já em meados de 2024. Nossa reportagem antecipou neste artigo exclusivo todos os detalhes da usina, uma evolução do motor 1.5 já usado no mercado brasileiro por Yaris e Etios.
Como será o Toyota Yaris Cross
O Toyota Yaris Cross será um SUV compacto, posicionado no segmento de Jeep Renegade, VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e cia. Por isso, é ligeiramente menor do que o Corolla Cross. Sua plataforma é a DNGA, uma simplificação da matriz TNGA dos irmãos Corolla, desenvolvida pela Daihatsu, subsidiária de baixo custo da marca japonesa.
Em termos de dimensões, serão 4.310 mm de comprimento (15 cm a menos do que o Corolla Cross), 2.620 mm de entre-eixos (distância apenas 2 cm menor), 1.770 mm de largura (5,5 cm mais estreito) e 1.615 mm de altura (menos 0,5 cm). A gama deve ser parecida com a do primo maior, com quatro versões de acabamento e duas opções de motor.
As de entrada devem trazer uma variante apenas flex do motor 1.5 2NR-VBE flex, uma evolução da usina 2NR-FBE usada por anos pelas famílias Etios e Yaris nacionais. Com ciclo Otto, a potência deve ficar em 106 cv com gasolina (a 6.200 rpm) e o torque, em 14,3 kgfm. Quando alimentado com etanol, os dados podem chegar a 111 cv e 15 kgfm.
Já a variante híbrida flex terá o mesmo motor, porém com ciclo Atkinson, caindo para apenas 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque com gasolina. A ele se aliará um motor elétrico de 80 cv – curiosamente, 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla – e 14,4 kgfm.
A potência combinada com gasolina será de 111 cv e o torque combinado, como de praxe na Toyota, não é divulgado. Com etanol, a expectativa é que o número suba para 113 cv. O câmbio é o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, do tipo transeixo, assim como a PCU (unidade de controle de potência), ambos explicados detalhadamente neste outro artigo.
As baterias têm capacidade menor, de apenas 0,7 kWh, praticamente a metade do 1,3 kWh oferecido pelo conjunto dos primos maiores. Porém, são de íons de lítio, portanto com uma densidade e capacidade de armazenamento de energia maiores.
Este motor renovado, possui válvulas de admissão e escape com sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape. Já a taxa de compressão é de 10,5:1 quando adaptada a ciclos mais eficientes de consumo.
Por dentro, o Yaris Cross terá acabamento sóbrio e simples, porém com central multimídia flutuante dotada de Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital, freio de estacionamento eletrônico (que Corolla e Corolla Cross ainda não possuem) e até teto solar panorâmico.
Na parte de segurança, o Toyota Yaris Cross deve trazer seis airbags e parte do pacote TSS (Toyota Safety System) que equipa a família Corolla, como frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.