Toyota GR Corolla é o esportivo antitiozão de 304 cv que a marca precisava

Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

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01.04.2022 às 14:42 • Atualizado em 29.05.2024
Hatch apimentado tem câmbio manual e a maior potência já atingida por um modelo da família de médios. E será lançado em breve no Brasil!

Após muita especulação e espera, a Toyota enfim apresentou na noite da última quinta-feira (31) o GR Corolla, configuração esportiva (de verdade!) do hatch médio. 

São 304 cv de potência (a 6.500 rpm) e 37,7 kgfm de torque (entre 3.000 e 5.500 rpm) gerados por um motor 1.6 turbo a gasolina com injeção direta de combustível e, acreditem, apenas três cilindros. Ou, mais precisamente, um pouco mais de 100 cv por cilindro. 

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Trata-se do mesmo propulsor do primo Yaris GR, porém ainda mais apimentado. Para deixar a receita um pouco mais divertida, o câmbio é sempre e tão somente manual! Ah, sim, a caixa possui seis marchas. Não há uma variante automática ou automatizada do GR Corolla, pelo menos por enquanto.

A tração GR-Four é integral permanente (AWD), com diferenciais de deslizamento limitado e o mesmo sistema de distribuição do Yaris GR: 60:40 entre os eixos dianteiro e traseiro, 50:50 ou 30:70, privilegiando neste último modo a entrega para as rodas traseiras em uma dinâmica de condução mais esportiva.

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Animado? Pois saiba que o esportivo estará em breve no Brasil, provavelmente entre o fim deste ano e o começo de 2023. Vem para mostrar ao VW Golf que ainda há espaço para hatches médios no país, e para o Chevrolet Cruze RS o que é ser um hot hatch de verdade. O problema é que ele dificilmente custará menos de R$ 200.000.

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Criado para “trazer de volta o bom e velho Corolla que cativa os consumidores”, nas palavras do presidente global da marca, Akio Toyoda, o GR Corolla terá ainda modos de condução esportivos e voltados para track days

E se você errar o tempo na troca de marcha, a assistência rev match manterá as rotações no patamar ideal mesmo com o pé na embreagem, proporcionando uma espécie de punta taco automático. As rodas de liga leve aro 18 trazem pneus Michelin Pilot Sport 4S. Tudo isso credencia o GR Corolla como um esportivo genuíno.

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A Mobiauto já discorreu sobre como o modelo deve ser posicionado no mercado brasileiro neste vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista. Confira:

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Como é o GR Corolla

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GR, lembremos, é a sigla para Gazoo Racing, a divisão esportiva da marca. No Brasil, ela tem se feito cada vez mais presente através de modelos esportivados, como a linha GR-Sport, formada pelos irmãos Corolla sedan e Corolla Cross (SUV), e a GR-S, composta pela picape média Hilux e o SUV grande SW4.

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GR-Sport é uma sigla para veículos que recebem adereços apenas alegóricos, enquanto a GR-S indica aqueles que contam com algum tipo de modificação mecânica mais leve. Já o GR Corolla hatchback será um esportivo de verdade, por isso recebe uma nomenclatura diferente e que, inclusive, vem antes do próprio nome do carro.

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Construído sobre a plataforma TNGA-C, o GR Corolla mantém a carroceria das versões civis do Corolla hatch e de 2,64 metros – que, por sinal, é o mesmo do Corolla Cross. Porém, possui bitolas maiores para comportar pneus mais largos, o que demandou a aplicação de para-lamas dianteiros exclusivos (com áreas de respiro) e traseiros com apliques alargadores.

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A grade frontal também é exclusiva, com entrada de ar central mais robusta para radiador e motor, e tomadas de ar laterais para refrigeração dos freios.

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Os dois para-choques também têm desenho inédito. O traseiro, mais robusto, integra difusores e nichos para três saídas de escape. Emblemas da divisão Gazoo Racing compõem a grade, os para-lamas dianteiros e a tampa do porta-malas.

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O GR Corolla será comercializado, inicialmente, em duas configurações. A convencional traz as pinturas branca, preta ou vermelha. A Circuit Edition será uma edição limitada disponível somente na linha 2023. Terá de maneira exclusiva a pintura Cinza Heavy Metal, teto em fibra de carbono para redução de peso, spoiler traseiro e elementos de acabamento exclusivos.

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Os bancos dianteiros são esportivos, tipo semiconcha, com revestimento em couro microperfurado e suede. O desenho do painel é o mesmo dos demais membros da família Corolla, mas a central Audio Multimedia é nova. O quadro de instrumentos é 100% digital e traz elementos gráficos alusivos à Gazoo Racing.

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