Toyota Hilux Rangga SUV é SW4 de baixo custo para matar o C3 Aircross

Apresentado como conceito, o Toyota Hilux Rangga SUV é uma Hilux “esticada” com oito lugares

DR
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16.10.2024 às 19:06
Apresentado como conceito, o Toyota Hilux Rangga SUV é uma Hilux “esticada” com oito lugares

O Toyota SW4 é bem tradicional, mas nunca fez a Toyota ser conhecida por seus preços acessíveis no mundo dos SUVs grandes. Agora, porém, a história parece mudar. Isso porque a marca apresentou o Toyota Hilux Rangga SUV, um SUV conceito de baixo custo para desbancar o Citroën C3 Aircross.  

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A apresentação do conceito aconteceu junto ao lançamento da Toyota Hilux Hangga, uma picape de baixo custo que de Hilux tem apenas o nome, para o mercado da Indonésia. O próprio conceito do SUV, inclusive, tem seu projeto baseado no utilitário em questão.

Vale lembrar que a Hilux Hannga não é uma completa novidade. O modelo já é comercializado no mercado tailandês desde o ano passado, com o nome de Hilux Champ, e já teve até seus desenhos registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que revela uma possível vinda para o Brasil no futuro.

Quanto ao SUV em si, ele é basicamente uma picape com a carroceria estendida para a traseira, com a capacidade de levar oito passageiros, o que leva à alcunha de “SW4 de baixo custo”. A “gambiarra” fica evidente no próprio visual do conceito, marcado por um aspecto um tanto desproporcional, além de linhas bem-marcadas que parecem indicar que as partes do carro foram encaixadas.

 

A transformação de picape para SUV foi possível graças à plataforma sob a qual a Hilux Rannga/Champ é construída, a IMV 0. Isso porque a arquitetura em questão permite bastante flexibilidade de carroceria e configurações, graças a sua natureza modular.

Como é o Toyota Hilux Rangga SUV?

Seu design é praticamente igual ao da picape que o inspirou, principalmente na frente. A dianteira é formada por linhas bem retas e definidas, que dão um aspecto robusto e quadrado. Para completar, o conjunto óptico reúne faróis e DRLs, ambos de LED, em uma peça retangular, a qual se posiciona em sua grade frontal, bem avantajada e parruda.

A traseira é bem simples, marcada por detalhes em preto, o nome Rannga em baixo relevo, lanternas retangulares empilhadas e um para-choque robusto. Por dentro, os bancos parecem ser revestidos em couro, enquanto os demais componentes parecem ser feitos de plástico duro.

 

O SUV ainda conta com central multimídia de 7 polegadas, ar-condicionado automático de duas zonas, todos os vidros elétricos, uma câmera de estacionamento e sensores de ré, dois airbags frontais e freios antibloqueio.

O preço não foi revelado, mas pode-se ter uma ideia com base nos valores da Hiliux Rangga/Champ. O modelo sai por ฿ 577 mil (cerca R$ 98.360 na conversão direta) no mercado tailandês, bem longe dos R$ 379.990 cobrados pela SW4 por aqui.

 

Sob o capô, o modelo foi apresentado com duas opções de motor. Estão disponíveis um propulsor 2.4 turbo diesel, que rende 150 cavalos de potência e 40,7 kgfm torque, e um conjunto 2.0 aspirado que desenvolve 139 cv e 18,6 kgfm.

O câmbio pode ser automático de seis marchas ou manual de cinco posições, a depender da motorização. O SUV de baixo custo ainda conta com tração 4x4 reduzida.

Fotos: reprodução/Indra Radian Fathan

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