Toyota Yaris Cross europeu ganha o motor híbrido que queríamos no Brasil
Propulsor entrega mais de 130 cv, superior ao motor 1.5 híbrido que será disponibilizado ao SUV por aqui
Esperado como principal lançamento da marca japonesa no Brasil em 2024, o Toyota Yaris Cross tem novidades para o mercado europeu. Embora divida o nome com o SUV compacto que teremos ano que vem por aqui, o Yaris Cross do velho continente nada tem a ver com o nosso futuro SUV, mas traz novidades importantes que gostaríamos de ter, à exemplo do recém-lançado motor Hybrid 130.
O motor Hybrid 130 se trata da quinta geração da tecnologia híbrida da Toyota, que continua formada pelo motor 1.5 aspirado combinado a outro elétrico como antes, porém o carro traz um novo transeixo com motor-gerador elétrico maior e mais potente. Houve ainda ajustes na unidade de controle de potência do veículo.
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Com essas alterações, segundo a Toyota, a potência passou de 116 cv para 132 cv, o que representa um aumento prático de 16 cv de potência (14% no total). Houve ainda evoluções no torque em toda a faixa de rotação, subindo de 14,38 kgm para 18,86 kgfm – um acréscimo de 31%.
Além de leves ganhos de emissões, o SUV vendido na Europa teve melhoras na aceleração de 0 a 100 km/h, essa completada em 10,7s (meio segundo a menos que antes), bem como na retomada de 80 a 120 km/h.
Vale lembrar que a nova motorização Hybrid 130 será aplicada nas versões mais caras do Yaris Cross na Europa, como a Premiere Edition e a com pegada esportiva GR Sport. É importante dizer que o motor 1.5 híbrido de potência inferior segue em produção, sendo chamado de Hybrid 115 e equipando as versões mais simples.
Motor 1.5 híbrido será outro no Brasil
Embora seja híbrido também, o motor 1.5 híbrido do Yaris Cross que será feito no Brasil será diferente do europeu e terá menos força, pertencendo a uma família que chamará 2NR-VBEX. Por aqui a variante híbrida flex terá 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque com gasolina. A ele se aliará um motor elétrico de 80 cv – curiosamente, 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla – e com 14,4 kgfm.
A potência combinada com gasolina será de 111 cv e o torque combinado, como de praxe na Toyota, não é divulgado. Com etanol, a expectativa é que o número suba para 113 cv – menos que os 132 cv da nova motorização Hybrid 130 do mercado europeu, que pertence à família M15A-FXE – conhecida popularmente como Dynamic Force. O câmbio será o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos vendidos no Brasil, do tipo transeixo, assim como a PCU (unidade de controle de potência).
Como antecipamos no início deste texto, o novo Yaris Cross europeu nada tem a ver com o nosso futuro SUV homônimo. Enquanto o SUV do velho continente é montado com base na plataforma TNGA, a mesma do Corolla, o Yaris Cross brasileiro terá como base a base DNGA, uma variante simplificada desta plataforma cujo projeto pertence à marca Daihatsu, subsidiária de baixo custo da Toyota e voltada para mercados emergentes.