Uno Turbo raro é encontrado à venda com preço de Jeep Compass

Hatch com injeção eletrônica e apenas 50 km rodados está sendo vendido a preço de SUV

LF
Por
10.09.2024 às 19:57
Hatch com injeção eletrônica e apenas 50 km rodados está sendo vendido a preço de SUV

O Fiat Uno fez história tanto no Brasil quanto na Europa por sua praticidade, robustez mecânica e pelas versões especiais que teve ao longo de sua trajetória de mais de 30 anos. Recentemente, a Mobiauto chegou a mostrar um exemplar da série especial de despedida Uno Grazie Mille à venda no interior de São Paulo por R$ 135 mil. Mas no Velho Continente também é possível encontrar unidades do veterano hatch sendo vendidas por valores muito acima da média do mercado.

Você também pode se interessar por:

Publicidade

Neste caso, estamos falando de uma unidade da versão Turbo I.E com apenas 50 km rodados, que está sendo vendida na Itália por 35 mil euros, o equivalente a R$ 216 mil em conversão direta sem impostos. Segundo o perfil Ricardo Xafer, essa quilometragem foi adquirida durante a única viagem feita pelo carro fabricado em 1989, o que representa cerca de 1,4 km rodado por ano.

O vendedor destaca que o “carro é lindo e único, totalmente restaurado”, indicando que o hatch pode ter passado por algum procedimento para recuperar ou preservar as suas condições estéticas e mecânicas.

O nome Turbo I.E. faz alusão ao motor de 1.3 litro sobrealimentado com turbocompressor e dotado de injeção eletrônica de combustível – algo pouco comum na maioria dos carros da década de 1980. Na época, esse propulsor gerava 105 cv de potência e 14,9 kgfm de torque – números inferiores aos 118 cv e 17,5 kgfm do 1.4 turbo do Uno nacional.

Acoplado a um câmbio manual de cinco marchas com relações encurtadas para proporcionar uma tocada mais esportiva, esse propulsor permitia ao Uno Turbo I.E acelerar de 100 km/h em apenas 8,3 segundos.

Além da motorização mais potente, um destaque da configuração Turbo I.E estava no seu visual interno, que possuía diversos detalhes na cor vermelha no acabamento, nos bancos e até mesmo nos cintos de segurança. O exterior trazia faixas laterais e emblemas que identificavam a versão.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade