Uno Turbo raro é encontrado à venda com preço de Jeep Compass
Hatch com injeção eletrônica e apenas 50 km rodados está sendo vendido a preço de SUV
O Fiat Uno fez história tanto no Brasil quanto na Europa por sua praticidade, robustez mecânica e pelas versões especiais que teve ao longo de sua trajetória de mais de 30 anos. Recentemente, a Mobiauto chegou a mostrar um exemplar da série especial de despedida Uno Grazie Mille à venda no interior de São Paulo por R$ 135 mil. Mas no Velho Continente também é possível encontrar unidades do veterano hatch sendo vendidas por valores muito acima da média do mercado.
Você também pode se interessar por:
- Este Fiat Uno Grazie Mille está à venda a preço de VW Nivus Comfortline
- Esta Fiat Elba que parece ter saído do filme Madmax está à venda
- Este Fiat Fiorino foi transformado em um motorhome completo (sem banheiro)
- VW Fusca ganha versão picape brutal com motor V6 da Toyota
Neste caso, estamos falando de uma unidade da versão Turbo I.E com apenas 50 km rodados, que está sendo vendida na Itália por 35 mil euros, o equivalente a R$ 216 mil em conversão direta sem impostos. Segundo o perfil Ricardo Xafer, essa quilometragem foi adquirida durante a única viagem feita pelo carro fabricado em 1989, o que representa cerca de 1,4 km rodado por ano.
O vendedor destaca que o “carro é lindo e único, totalmente restaurado”, indicando que o hatch pode ter passado por algum procedimento para recuperar ou preservar as suas condições estéticas e mecânicas.
O nome Turbo I.E. faz alusão ao motor de 1.3 litro sobrealimentado com turbocompressor e dotado de injeção eletrônica de combustível – algo pouco comum na maioria dos carros da década de 1980. Na época, esse propulsor gerava 105 cv de potência e 14,9 kgfm de torque – números inferiores aos 118 cv e 17,5 kgfm do 1.4 turbo do Uno nacional.
Acoplado a um câmbio manual de cinco marchas com relações encurtadas para proporcionar uma tocada mais esportiva, esse propulsor permitia ao Uno Turbo I.E acelerar de 100 km/h em apenas 8,3 segundos.
Além da motorização mais potente, um destaque da configuração Turbo I.E estava no seu visual interno, que possuía diversos detalhes na cor vermelha no acabamento, nos bancos e até mesmo nos cintos de segurança. O exterior trazia faixas laterais e emblemas que identificavam a versão.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp