Volkswagen: 1º híbrido da marca no Brasil é caminhão que arrasta 76 Polo

Sistema híbrido promete redução de consumo e maior rapidez em viagens

Diego Dias
Por
16.11.2024 às 11:29 • Atualizado em 27.11.2024

Apesar do Volkswagen Nivus e T-Cross serem os primeiros carros de passeio da marca previstos para ganharem um sistema híbrido, a divisão de caminhões da Volkswagen saiu na frente. Isso porque o braço de veículos pesados revelou seu 1º híbrido da marca para o Brasil: o caminhão VW Meteor Hybrid.

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Apresentado durante a Fenatran 2024, maior feira do setor de transportes rodoviários da América Latina, o novo VW Meteor Hybrid se trata ainda de um caminhão protótipo que foi desenvolvido em parceria com a empresa Suspensys. A grande sacada para o conceito é o sistema de tração inteligente que, segundo a VW Caminhões, pode ser uma solução para o transporte rodoviário no Brasil.

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Como é o Meteor Hybrid?

O sistema híbrido do VW Meter Hybrid se trata basicamente de um caminhão com motor diesel atrelado a um eixo auxiliar elétrico. Embora a VW Caminhões não tenha divulgado qual motorização tem o protótipo, no site da marca temos o Meteor 29.530 6x4 equipado com um motor seis cilindros em linha turbodiesel de 12,4 litros, que rende 525 cv de potência e 265,13 kgfm de torque.

Um dos destaques do sistema híbrido é que o caminhão traz um sistema que gerencia o uso de cada motor (diesel e o auxiliar elétrico no eixo) automaticamente, mas isso influenciado pela rota e quanto tem de carga na bateria. O sistema também se antecipa ao tipo de topografia que vem pela frente durante o percurso na estrada. A recarga pode ser feita tanto em tomadas de apenas 220V quanto em sistema de recarga rápida no padrão CCS2. A VW Caminhões não divulgou a capacidade da bateria.

“O conjunto proporciona mais capacidade de tração já que o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6x4 sempre que necessário”. A VW Caminhões garante que na prática o Meteor híbrido tem mais torque em subidas, além de entregar maior força em partidas – situação quando veículo traciona um reboque carregado. O modelo traz também sistema de regeneração que recupera energia durante desacelerações e elevação do eixo auxiliar quando estiver ocioso para não ter degaste de pneus.

“Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade graças a seu adicional de 35% de força trativa nas rodas”, explica em comunicado a fabricante.

Outros pontos interessantes do cavalo mecânico híbrido ficam para a menor exigência do motor turbodiesel e do sistema de freios, o que segundo a VW Caminhões reduz o custo operacional – vantagem que deve atrair empresas com grandes frotas caso o caminhão seja produzido em série.  

Forma e função

Visualmente, o conceito VW Meteor Hybrid traz algumas exclusividades. Há um kit aerodinâmico para reduzir o arrasto e reduzir o consumo de combustível, algo bem-vindo em um gigante desses. O kit agrega defletores no teto, laterais da cabine e chassi, calotas próprias para reduzir arrasto, além de extensores para guardar o pack de baterias.

No pacote tecnológico, temos um sistema de câmeras e monitores para eliminar pontos cegos, bem como sensores infravermelhos para melhor visibilidade a noite. A VW Caminhões ainda destaca que esses retrovisores de câmeras contribuem também para a aerodinâmica do Meteor Hybrid.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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