Volkswagen Tayron pode ser primeiro VW nacional com acabamento alemão

SUV será feito no Brasil e pode estrear novo padrão de acabamento prometido pela marca

Renan Rodrigues
Por
18.10.2024 às 16:44

No começo da semana, durante o lançamento do VW Nivus, a Mobiauto informou com exclusividade que Ciro Possobom, CEO da Volkswagen, confirmou a fabricação do Tayron no Brasil. O modelo será feito na planta de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

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O Tayron será o substituto global do Volkswagen Tiguan. Para isso, será feito em duas carrocerias, uma convencional e a segunda um SUV cupê. Dessa forma, a ideia da fabricante alemã é enfrentar os Jeep Compass e Commander de uma vez só.

O Tayron também será o maior Volkswagen feito no Brasil e serão híbridos, construídos sobre a plataforma MQB preparada para eletrificação. Falando nisso, ele foi apresentado com três motorizações: híbrido-leve, diesel ou híbrido plug-in. A primeira e a última são as que, de fato, interessam ao nosso mercado, já que aqui no Brasil ele não chegará com motor diesel.

O primeiro acopla um conjunto 1.5 turbo de 150 cv a um sistema elétrico de 48V, que não traciona as rodas. Daí o nome híbrido-leve, já que é uma característica comum a esse tipo de veículo. Aliás, é justamente essa configuração que deverá andar em nossas terras, uma vez que o motor 1.5 TSI Evo2 será feito em São Carlos, São Paulo.

No entanto, há um outro ponto importante para o brasileiro. A Volkswagen anunciou que planeja revisar o acabamento dos seus veículos, trocando o plástico simples por tecidos e materiais mais nobres, algo que encontramos justamente no Tayron.

Dessa forma, é possível que o Tayron estreie essa filosofia por aqui, afinal, até sua chegada, o único lançamento de veículo novo da Volkswagen é o A0 SUV, que ocupará uma faixa de menor valor agregado.

O Tayron foi apresentado recentemente para outros mercados e tem 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura; 1,66 m de altura e 2,68 m de entre-eixos, sendo maior que o VW Tiguan. Em relação ao porta-malas, o SUV pode transportar cinco ou sete ocupantes, oferecendo 885 litros ou 345 litros de capacidade, dependendo da configuração escolhida.

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Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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