Volvo cobrará carga de elétricos e custo será maior que rodar com gasolina

Se sentindo sozinha nos investimentos, Volvo cobrará a partir de 10 de julho; colocamos a conta no lápis comparando alguns modelos

LF
Por
03.07.2024 às 20:24
Se sentindo sozinha nos investimentos, Volvo cobrará a partir de 10 de julho; colocamos a conta no lápis comparando alguns modelos

Desde que a Volvo iniciou seu processo de eletrificação no país, a marca investiu em fornecer carregadores tanto nas grandes cidades quanto nas rodovias. No entanto, se sentindo isolada nessa questão, a fabricante sueca tomou uma decisão drástica.

A partir do dia 10 de julho, todos os carregadores da fabricante no país se tornarão pagos, menos para clientes da marca. O valor é de R$ 4,00 por kWh, o que é bem caro. A justificativa dos executivos passa pela demanda onde os carregadores de estradas estão instalados, além de suporte e outras questões.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Além dos R$ 4,00, há mais duas cobranças: uma de R$ 2,50 no momento do plug no carro, e R$ 5,00 por minuto após 15 minutos de ociosidade com o carregamento completo, essa cobrança por minuto vem com o foco das vagas nos carregadores serem liberadas mais rapidamente e é válida para motoristas de modelos Volvo, o pagamento de tudo é feito pelo cartão de crédito no aplicativo da marca.

Segundo a marca, dos motoristas cadastrados no aplicativo, motoristas da Volvo representam 24%, BYD e GWM se destacam com 47% e 13%, respectivamente. O restante dos cadastros é formado por marcas como BMW, Chery, entre outras.

Justamente por conta desses números que a fabricante se sentiu incomodada. Em 2023, os postos da Volvo foram responsáveis por 40 mil recargas. Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars Brasil, afirmou: “Hoje é notório que não vemos outras marcas colocando carregadores nas ruas”, o executivo ainda complementou que a marca está aberta a conversas com outras fabricantes para a realização de um “pacto da eletrificação”.

No dia 10, o aplicativo da marca será atualizado, e os condutores da fabricante sueca terão de cadastrar o chassi do seu modelo. Um ponto negativo para os donos de Volvo é que, caso um carro seja utilizado por duas pessoas no dia a dia, apenas uma delas poderá ter o aplicativo cadastrado em seu celular.

Colocando o valor no papel

No entanto, falar que o kWh custa R$ 4,00 parece vazio, por isso trouxemos diferentes comparações na ponta do lápis.

A conta é feita da seguinte maneira: nos modelos elétricos multiplicamos o preço de R$ 4,00 pela quantidade de kW/h da bateria e adicionamos no valor os R$ 2,50 (preço da conexão), após isso é realizamos a divisão desse custo sobre a autonomia do modelo escolhido segundo o Inmetro.

Já nos veículos a combustão, a conta é invertida, pegamos a autonomia do carro elétrico que está sendo comparado, e dividimos pelo consumo do carro a combustão na cidade segundo o Inmetro, assim chegamos a quantos litros de combustível precisamos para alcançar a mesma quilometragem do elétrico, multiplicamos o valor do combustível e logo em seguida dividimos pelo consumo, assim chegando no custo por km rodado.

Primeiramente começamos pelo BYD Dolphin, líder entre os elétricos no mercado, e escolhemos o Honda City que possui carroceria hatch e sedan. O custo do BYD Dolphin ficou em R$ 0,62 por Km rodado, enquanto o Honda City custa R$ 0,44 na gasolina e R$ 0,41 no etanol.

Subindo um pouco mais, vamos para a categoria de SUVs, onde os líderes do mercado eletrificado são os híbridos, no entanto como estamos falando de modelos elétricos, trouxemos o Peugeot e-2008, em comparativo com o Jeep Compass de motor T270.

O Peugeot e-2008 totalizou R$ 0,86 por km, valor superior ao Jeep Compass T270 que na conta rendeu R$ 0,57 na gasolina e R$ 0,53 no etanol.

Subindo ainda mais o nível, e comparando dois modelos basicamente iguais, o BMW X1 na configuração de motor 2.0 que roda somente com gasolina, com sua versão elétrica, o iX1. O padrão se repetiu, enquanto o iX1 carregado no posto da Volvo ficou com custo de R$ 0,78 por quilômetro rodado, sua versão a combustão resulta R$ 0,55 por km.

Vale ressaltar que não escolhemos nenhum modelo da Volvo justamente pelo carregamento dos modelos da marca continuarem de graça.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade