VW A0 SUV já tem visual cravado e data para chegar; veja o que já sabemos

SUV foi flagrado pela primeira vez no Brasil e se prepara para ser lançado por aqui

Renan Bandeira
Por
28.06.2024 às 18:50

A Volkswagen lançará mais um SUV em nosso mercado. Trata-se do A0 SUV, que ainda não tem nome definido, mas que muitos já chama de SUV do Gol. Ele será posicionado abaixo do VW T-Cross e Nivus no catálogo da VW e chega para ser o SUV mais barato da marca por aqui.

Você pode se interessar por: 

Publicidade

A Mobiauto revelou recentemente que o A0 SUV ou SUV do Gol terá produção iniciada no próximo ano, mais precisamente em maio. Dito isso, seu lançamento deve acontecer perto dessa data, mais tardar junho ou julho de 2025.

Com data para chegar confirmada, as outras duas coisas que ainda mexem com os espectadores é não saber o visual do veículo, nem mesmo o seu nome. No último dos casos, a prefeitura de Taubaté, local onde será produzido, chegou a chamá-lo de novo Gol em seu perfil oficial. No entanto o nome foi desmentido pela VW.

Já o visual do SUV já pode ser conhecido. Uma unidade do modelo foi flagrada pela primeira vez nesta semana rodando em teste e as fotos foram publicadas em primeira mão pelo colega Eduardo Passos, da Quatro Rodas.

A silhueta da carroceria mostra que teremos um SUV convencional, com ângulo de ataque e transposição de rampa comedidos, e ótimo ângulo de saída. A expectativa é de que seu comprimento seja pouco maior que 4 metros, enquanto o entre-eixos seja parecido com o do VW Polo, 2,56 m.

Visual será parecido com o da atualização do VW Nivus, e com linhas inspiradas também no novo Tiguan – ou Tayron, como é chamado em outros mercados. Dito isso, podemos esperar a dianteira com faróis afilados, grade frontal estreita e para-choque dianteiro com formato de “A”.

 Já a traseira deve contar com lanternas de LED interligadas por uma faixa em plástico preto, que pode receber iluminação, assim como aconteceu recentemente com o T-Cross.

Por dentro, o acabamento deve ser mais parecido com o do Polo. Dessa forma, podemos esperar por painéis de portas e frontal de plástico rígido, bancos de couro sintético com ajuste altura para o motorista, console central em plástico rígido e volante multifuncional.

Painel de instrumentos deve ser digital em todas as versões, sendo de 8 polegadas nas versões mais básicas e intermediárias, e a mais completa recebendo o Active Info Display, de 10,25 polegadas.

A multimídia também deve variar entre as configurações. Atualmente, a Volkswagen oferece a Composition Touch de 6,5 polegadas, a Composition Touch II de 9 polegadas e a VW Play de 10,1 polegadas. As opções mais em conta podem receber as telas de 6,5 pol. ou 9 pol., enquanto a mais cara deverá contar com a VW Play.

Já a motorização será a já conhecida 200 TSI, que é um motor 1.0 turbo flex de até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Atualmente, temos a opção vendida apenas com câmbio automático de seis marchas da Aisin.

No entanto, vale lembrar que o T-Cross já teve opções com opção manual, o que permite que o SUV tenha também.

Outra opção é o novo Gol ou VW A0 SUV usar a calibração 170 TSI presente no novo Polo. Com isso, teríamos o 1.0 turbo flex rendendo até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. 

Projeções - @kdesignag

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade