VW Amarok V6: custos de seguro, revisão e peças de manutenção
Confira quanto custa manter a picape média mais potente à venda no Brasil. Um spoiler: é tão “barato” quanto comprar uma
Por Fernando Vasconcellos*
Lançada no Brasil em dezembro de 2017, a Volkswagen Amarok V6 é a picape média mais potente à venda oficialmente no país. Fabricada na Argentina, ela é movida por um motor 3.0 V6 turbodiesel com injeção direta que entrega 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque.
O propulsor, que já chegou a equipar o SUV Audi Q7, pode atingir 272 cv durante 10 segundos quando a função overboost entra em ação para fornecer mais potência durante retomadas e ultrapassagens, a velocidades entre 50 km/h e 120 km/h.
Em comum com as versões Comfortline (R$ 264.190) e Highline (R$ 288.810) equipadas com a motorização 2.0 biturbo a diesel de quatro cilindros de 180 cv e 42,8 kgfm, as configurações da Amarok V6 também são dotadas do câmbio automático ZF de oito marchas e do sistema de tração integral permanente 4Motion.
De acordo com a Volkswagen, a Amarok V6 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 190 km/h, limitada eletronicamente.
Com a motorização V6 turbodiesel, a Volkswagen Amarok tem capacidade de carga de 1.156 kg e pode rebocar até 2.710 kg (implemento com freio próprio). A caçamba tem volume de 1.280 litros.
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Comercializada nas versões Highline (R$ 294.590) e Extreme (R$ 312.010), a Amarok V6 é equipada de série com: airbags frontais e laterais; freios a disco nas quatro rodas com ABS; controles de estabilidade e tração; ar-condicionado automático de duas zonas; bancos de couro com ajustes elétricos; central multimídia Discover Media compatível com Android Auto e Apple CarPlay; volante multifuncional com paddle shifters para a troca de marchas; faróis bi-xenônio com acendimento automático e iluminação diurna em LED; faróis de neblina com iluminação em curvas; sensor de chuva; rodas de liga leve de 18 polegadas; câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Na Extreme V6 são acrescentados o santantônio com visual esportivo sobre a caçamba; estribos laterais de alumínio e as rodas de liga leve de 20”.
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Quanto custa manter a Volkswagen Amarok V6
Pedimos à Volkswagen os valores das revisões até os 60.000 quilômetros da Amarok com motor V6 turbodiesel. Essas inspeções são feitas anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro). Confira:
1 ano ou 10.000 km: R$ 1.458,44
2 anos ou 20.000 km: R$ 2.095,98
3 anos ou 30.000 km: R$ 1.458,44
4 anos ou 40.000 km: R$ 2.095,98
5 anos ou 50.000 km: R$ 1.458,44
6 anos ou 60.000 km: R$ 2.095,98
Total: R$ 10.663,26
Além dos custos de revisão até os 60.000 quilômetros, também pedimos ao fabricante os preços da cesta de peças formada pelos seguintes componentes:
Farol do lado direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. A soma ficou em R$ 23.948,92.
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Volkswagen Amarok V6 – cotação de seguro
Ainda pesquisamos o valor de seguro para a picape, utilizando o seguinte perfil: homem de 36 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo que utiliza o carro diariamente para ir ao trabalho, sem condutor entre 18 e 25 anos e com garagem fechada em casa e no trabalho.
A única cotação que chegou até a publicação da matéria tem assistência 24 horas, com cobertura total contra colisão (100% da tabela Fipe), furto/roubo, incêndio e para os vidros. Para a Amarok Highline V6 zero quilômetro, a apólice ficou em R$ 7.427,02, com franquia de R$ 30.397, mais carro reserva durante sete dias e cobertura de R$ 150 mil para danos corporais e de R$ 150 mil para danos materiais.
Volkswagen Amarok V6 – consumo (Inmetro)
Consumo Amarok Highline V6 turbodiesel: 8,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada
Autonomia rodoviária (tanque de 80 litros): 688 quilômetros
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