VW deve ter T-Cross e Virtus maiores e até SUV de 7 lugares
Marca adotará plataforma MQB A0 37 em novos modelos e deixá-los maiores
A Volkswagen mexerá em alguns de seus carros do outro lado do mundo, e isso pode impactar nosso mercado. Atualmente, os Skoda e Volkswagen compactos são construídos sobre a plataforma MQB A0 27 na Índia e no Brasil – no caso só os VW aqui.
Modelos como T-Cross e Virtus que são vendidos aqui e que compartilharão a mesma linha de montagem em São José dos Pinhais (PR), como Mobiauto revelou em primeira mão, também podem seguir esses passos. Afinal, a Volkswagen do Brasil segue muito do que é feito no país asiático, como já vimos no Virtus com novo visual.
Você também pode se interessar por:
- VW Tarok: as novidades que o novo T-Cross antecipa da picape
- Novo VW Nivus GTS: o que o Polo GTS antecipa do inédito SUV cupê esportivo
- Volkswagen Golf TSI: os principais problemas, segundo os donos
- VW Gol SUV será global e Skoda prevê lançamento em 2025
Claro, isso ainda não foi confirmado no Brasil. E talvez não tenhamos versões maiores.
No entanto, fato é que para o mercado indiano T-Cross, Virtus e outros modelos da Skoda terão como base no futuro a arquitetura MQB A0 37, que foi base para o VW Golf da sétima geração.
Isso pode respingar aqui pensando que o T-Cross poderá aumentar sua distância em dimensões para o VW A0SUV, enquanto o Virtus poderá ficar maior para suceder de vez o Jetta em mercados emergentes, mantendo, quem sabe, um preço comedido para a categoria.
Outro ponto é que essa plataforma servirá de base também para um SUV de 7 lugares, como revelou o site indiano Autocar. De acordo com a publicação, tal estrutura tem arquitetura elétrica e eletrônica que terá de ser repaginada por ser antiga. Só assim é que veremos os novos produtos ganharem sistemas híbridos e elétricos.
Ao que tudo indica, as decisões já estão na reta final e os veículos devem ser lançados entre 2027 e 2030. Os projetos devem fazer parte de um investimento de 1 bilhão de euros que a marca alemã pode fazer no país.
Será que Virtus e T-Cross vão crescer no Brasil? A dúvida é pertinente e resta saber quais são os próximos passos da VW por aqui. Com a promessa de 16 lançamentos até o fim desta década, modelos como esses podem aparecer por aqui. Quem sabe até um SUV de 7 lugares compacto, já que a fabricante não atua nessa categoria ainda.