Novo VW Tera: o que o SUV tem do Gol para fazer sucesso no Brasil

Com o nome revelado, VW Tera terá a missão de ocupar posição estratégica na gama da montadora

Vinicius Moreira
Por
09.11.2024 às 22:45 • Atualizado em 12.11.2024

Lembre-se desse número: 6.473.864. Essa foi a quantidade de VW Gol vendida na história do Brasil. Só por isso, dar essa missão do hatch para o ainda nem lançado VW Tera seria injustiça. Mesmo assim, existem alguns caminhos que o SUV compacto pode ter para se transformar no “novo ícone pop” como o Volkswagen Gol já foi no passado.

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Foram 43 anos em linha no Brasil e o título de carro mais vendido do nosso mercado. Mas o Gol deixou mais que um legado da Volkswagen no Brasil. São três gerações do hatch que marcaram a indústria brasileira. Agora, o VW Tera pode iniciar uma nova era, mas desta vez entre os SUVs.

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Quando o VW Gol chegou na década de 80 ao Brasil, o país tinha poucos modelos disponíveis. O compacto soube ganhar seu espaço e abriu espaço para evoluções tecnológicas, como o primeiro carro do país com injeção eletrônica

Com a saída do VW Gol, a marca alemã optou por colocar o VW Polo Track como carro de entrada da montadora. Pois bem, o VW Tera terá uma missão parecida com a que o VW Gol teve na década de 1980, ganhar seu espaço em meio a um mar de modelos compactos, e quem sabe ultrapassar o irmão VW Polo em vendas, posicionando-se abaixo de VW Nivus e VW T-Cross. Naquela época, o Gol tentava suceder ao Fusca.

“Projeto popular”

Compartilhando diversas partes do projeto com o Skoda Kylaq, da subsidiária tcheca da VW, o Tera tem seu posicionamento definido no catálogo da marca alemã. O lançamento estará abaixo de Nivus e T-Cross, como SUV de entrada.

Claro que o “projeto popular” do Tera já se enquadra nos moldes de preços e qualidade construtiva que vivemos atualmente, nos quais a maioria dos carros 0 km passam dos R$ 100 mil. Com a preferência dos brasileiros por SUVs, principalmente compactos, o Tera chegará com o objetivo de aumentar o volume de vendas da marca no futuro e até superar os volumes atuais de VW Polo e T-Cross.

Nome tem moldes tradicionais

VW Tera tem quatro letras e está dentro do prometido pela montadora de que o nome escolhido para o SUV teria até cinco letras. Pois bem, não só isso, Tera mantém a tradição de SUVs da VW com a letra T com exceção ao Nivus.

Vale lembrar, Tiguan, Touareg, T-Cross, T-Roc, Tayron, Tharu, Tarek, Tharu, Taos, Taigun, Touran e Teramont são nomes de SUV da VW pelo mundo.

O nome Tera é fácil de pronunciar, assim como Gol, e de rápida assimilação. Outro ponto é se relacionar com a era tecnológica que vivemos, já que Tera é cada vez mais a medida de memória pedida em eletroeletrônicos por causa dos arquivos mais completos e complexos, pois gigabyte e megabyte nem sempre são capazes de suportar o que se é criado e usado atualmente.

Como o Gol tinha uma analogia com o momento de maior emoção do futebol, Tera pode ter essa conexão com a era tecnológica.

Compartilhamento de peças e visual

Você já viu o visual do novo VW Taos, lançado fora do Brasil, assim como do novo VW Nivus. Ambos têm uma linguagem visual que deverá ser bastante fácil de encontrar no Tera. Faróis afilados, grade menor e para-choque protagonista, além de uma barra que liga as duas lanternas.

É o que já vemos em todos os SUVs da VW. Além disso, o conjunto mecânico do Tera não vai ter muita novidade. O compacto deverá ter o motor 170 TSI de até 116 cv de potência e 16,8 kgfm nas versões básicas.

O motor é 1.0 turbo flex de três cilindros e equipa Nivus e T-Cross, mas com calibração diferente (200 TSI). O Tera ainda será produzido sobre a plataforma MQB-A0, estreada aqui no Polo, e uma estrutura simplificada da plataforma MBQ, utilizada nos Tiguan e Golf.

O “Family face” ganhou grandes proporções com o Gol. Afinal, o modelo tinha versões perua (Parati), picape (Saveiro) e sedan (Voyage). Isso facilita a manutenção e o encontro das peças, além de popularizar o valor da manutenção.

Casa de quem foi bem vendido

Vestir a camisa 10 da Seleção Brasileira é um grande peso, e o Tera será fabricado no berço do carro mais vendido da história da nossa indústria. A pressão deve ser parecida. O SUV será produzido na planta da VW em Taubaté (SP).

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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