VW Gol 1000i: o primeiro com motor 1.0 e injeção eletrônica

Apesar de chegar depois do Fiat Uno, VW Gol conquistou a preferência do brasileiro

LA
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27.12.2023 às 21:45 • Atualizado em 12.11.2024
Apesar de chegar depois do Fiat Uno, VW Gol conquistou a preferência do brasileiro

O Volkswagen Gol é o carro mais vendido do mercado nacional, recorde que dificilmente será batido por outro veículo. Lançado em 15 de maio de 1980, vendeu mais de 8.500.000 unidades no Brasil e em alguns países do mundo.

Curiosamente, as novas gerações sempre foram apresentadas após 14 anos. A primeira, lançada em 1980 sob a plataforma BX, teve 3 remodelações, sendo 1984 com o lançamento do Gol com motor refrigerado a água para a linha 1985, 1987 e 1990, com a apresentação da linha 1991.

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Àquela época era travada uma verdadeira guerra entre as montadoras, que disputavam a preferência do consumidor pelo melhor carro popular nacional. A Fiat chegou primeiro em 1990 com o Fiat Uno Mille, e apresentava novidades em sua linha em 1994 com o lançamento do Uno Mille ELX. Ao mesmo tempo, GM substituía a linha Chevette pelo GM Corsa, a Ford acabava de lançar o Ford Escort Hobby e a Volkswagen, representando o segmento desde 1992 com o Gol 1000, substituía a primeira geração do seu carro mais vendido.

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A segunda geração foi lançada em meados de 1994, quando foi apresentada a linha 1995, usando a nova plataforma AB-9. Mesmo com o motor ainda disposto na posição longitudinal, tinha mais espaço interno, maior rigidez torcional e maior conforto, principalmente para os passageiros do banco traseiro. Chegou primeiro nas versões CLi, GLi e GTI, e no comecinho de 1995, a versão popular.

O Gol 1000i era muito mais espaçoso e oferecia mais opcionais. Seu motor era o mesmo AE-1000 da geração anterior, de origem Ford e baseado no motor CHT, porém era dotado de injeção eletrônica monoponto, o que melhorava e muito a eficiência do jurássico motor.

Identificado como AE-1000i, o único CHT injetado nacional tinha 49,8 cv a 5.800 rpm e 7,3 kgfm de torque a 3.500 rpm, fazia de 0 a 100 km/h em 19,95 s e chegava a 145,3 km/h. Seu câmbio tinha as mesmas relações de marcha da geração anterior, com a 1ª e 2ª marchas curtas, 3ª do 1.6, 4ª do GTS e 5ª do antigo Gol GT, mas seu diferencial era mais longo, com relação de 3,76:1, ante 4,78:1 do Gol 1000.

A melhora em desempenho se dava, em grande parte à aerodinâmica mais eficiente da nova plataforma, onde surgia o apelido “Gol bolinha”, quando comparado ao “Gol quadrado” da primeira geração. Seu consumo de gasolina era surpreendente para os padrões da época, atingindo 13,44 km/l na cidade e 15,96 km/l na estrada.

Agora o Gol 1000i tinha 2 versões, sendo a 1000i a básica e a 1000i Plus, que logo se tornava a queridinha do público. Esta versão tinha como itens de série banco traseiro bipartido, catalisador, desembaçador e limpador do vidro traseiro, janelas laterais basculantes, porta-copos na tampa do porta-luvas, retrovisores externos com comando interno e vidros verdes. Como opcionais, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, elétricos, travas elétricas, alarme e pintura metálica. Os para-choques não tinham pintura da cor do veículo, o que mudaria 2 anos depois, e as rodas, exclusivas do modelo, eram de ferro aro 13 com pneus 155SR13.

Bastante silencioso e moderno, o modelo carecia de mais desempenho. A concorrência estava atacando forte com muitos lançamentos, sendo Ford Fiesta 1.3 em 1995, Uno Mille EP (com injeção eletrônica) em 1996, e no mesmo ano, Fiat Palio 1.0 M.P.I e GM Corsa Super MPFI.

No começo do ano a Volkswagen adequava seus produtos com novas nomenclaturas, e Gol tinha novas nomenclaturas: Gol i para a versão mais básica e Gol i Plus para a versão mais luxuosa. No mesmo ano, era extinta a Autolatina – Joint venture firmada entre VW e Ford de 1987 a 1996.

Como o Gol usava motor de origem Ford, a Volkswagen lançou em 12 de outubro de 1996 uma nova fábrica de motores e um novo motor para sua gama mais vendida: o AT-1000, a primeira versão do EA-111, dotado de injeção eletrônica multiponto, 54,4cv a 5.000rpm e 8,5 kgfm de torque a 3.500 rpm.

O motor que antecipou a linha 97 ficou famoso por seu desempenho superior e médias de consumo similares à do motor AE-1000i, além da inscrição “Mi”, identificada na tampa do porta-malas dos modelos dotados deste conjunto motriz.

Com um estoque remanescente de motores AE-1000i, algumas unidades do Gol i foram fabricadas em 1997, e em março daquele ano, o primeiro motor 1.0 do Gol, e primeiro e último motor “CHT” com injeção eletrônica saia de linha e entrava para a história como propulsor de vendas do carro mais vendido da história do Brasil.

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital, e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua há 18 anos com gestão e consultoria automotiva, auxiliando pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. É criador dos canais Autos Originais e Auto e Autos…

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