VW Gol e Fiat Uno Furgão: como eram as versões de trabalho dos compactos

Configurações destinadas para o trabalho dos hatches fizeram sucesso no passado

Diego Dias
Por
01.12.2024 às 10:48

O mercado de veículos comerciais leves no Brasil atualmente é dominado pela Fiat, que emplaca muito bem entre os veículos voltados para trabalho como a Fiat Strada e o Fiorino. Mas num passado até não muito distante o mercado brasileiro tivemos o VW Gol Furgão e o Fiat Uno Furgão, configurações que traziam visual espartano e uma grande área de carga no espaço traseiro.

Algo que tínhamos em comum nos dois hatches compactos era a retirada do banco traseiro, já que o espaço que sobrava por ali se transformava em uma área de carga. Havia até uma separação da cabine feita em fibra para evitar que a carga acabasse invadindo onde ficam os dois bancos dianteiros, evitando também algum acidente em uma frenagem brusca.

Publicidade

Você também pode  se interessar por:

Abaixo, confira mais detalhes dos hatches compactos destinado para o trabalho, mas que vez ou outra acabam parando nas mãos de entusiastas para virarem carros para competir em track days.

VW Gol Furgão

O VW Gol Furgão foi um modelo amplamente utilizado no Brasil tanto nas décadas de 1980 e 1990, já que não era difícil ver a versão ser utilizada em empresas como a Sabesp e Correios na época. O modelo apareceu em 1981 com a motorização a ar herdada do Fusca (um modelo bastante raro), mas anos depois o Gol Furgão surgiu com novo visual famoso e o motor 1.6 da família AP, que entregava 76 cv de potência e 13,3 kgfm de torque. Vale dizer que a partir de 1990 ele passou a ser oferecido com motorização AE1600 da Ford por bons anos,

Visualmente, o modelo se diferenciava basicamente pela cobertura em chapas de aço onde iriam as janelas traseiras, enquanto a tampa do porta-malas também era “lacrada” em aço. Até havia o opcional de janela traseira em vidro, caso fosse uma demanda de uma frota, por exemplo – assim o motorista teria uma melhor visibilidade.

A área de carga tinha capacidade de nada menos do que 1.200 litros, afinal, o banco traseiro era retirado e deixa o hatch um tanto espaçoso. A capacidade de carga útil era de 520 kg, mas não era impossível de ver o hatch bem mais carregado que isso por aí. Tinha ainda rodas de 13 polegadas em aço calçadas com pneus 155/80 (bem estreitos). O último ano do hatch foi em 1994, já que o Gol quadrado deu adeus para chegar a segunda geração bolinha.

Fiat Uno Furgão

O clássico Uno Furgão surgiu em 1988 e durou até 2013, ficando assim em linha por nada menos do que 25 anos. Os primeiros modelos tinham a famosa frente alta, mas com o passar dos anos o hatch compacto transformado em furgão pela montadora ganhou a frente baixa. Na fase inicial contava com o motor 1.3 Fiasa de apenas 60 cv, mas depois nos anos 1990 trazia o 1.5 Fiasa com injeção multiponto, que rendia 77 cv e 12,1 kgfm de torque.

Na última fase, o modelo contava com a reestilização do modelo em 2004, quando o hatch trazia faróis com lente lisa, grade maior e para-choques redesenhados. Na última fase como o Uno quadrado, quando saiu de linha em 2013, o Uno Furgão trazia o motor 1.3 Fire flex, que entregava até 71 cv e 11,6 kgfm de torque.

Visualmente, o Uno Furgão trazia a mesma receita do Gol Furgão, mas se dava melhor por conta da carroceria mais espaçosa e alta, com isso o volume de carga poderia ser de até 1.300 litros, enquanto a carga útil poderia chegar a 400 kg. A maior diferença é que o hatch compacto da Fiat contava com vidros laterais (e não chapas de aço como no Gol), que traziam uma película branca para esconder a carga. Além disso, também tinha a separação da cabine para a área de carga com uma grade preta.

Por fim, a última geração do Uno Furgão se manteve em linha por pouco tempo, trazendo carroceria com forma mais arredondada e a mesma receita do modelo antigo. A maior diferença eram o maior nível de equipamentos e o motor 1.0 Fire flex debaixo do capô, que gerava até 75 cv e 9,9 kgfm de torque.

Foto Uno 2003: Miau Museu

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade