VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos

Modelos compartilham plataforma, motor, câmbio, componentes e, claro, defeitos. Veja as principais reclamações

Renan Bandeira
Por
28.01.2021 às 20:17 • Atualizado em 29.05.2024

 O Volkswagen Polo chegou ao Brasil em 2002 e é considerado o primeiro hatch premium do mercado nacional. O modelo ganhou seu primeiro facelift em 2006, o segundo em 2011 e a produção foi encerrada no segundo semestre de 2014.

A segunda geração do hatch produzida por aqui (sexta no geral) foi lançada em 2017. O foco da montadora alemã, ao trazer novamente o veículo ao mercado, foi concorrer com versões de topo de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que possuem a mesma proposta do Polo e que lideravam o mercado de vendas da categoria.

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Como os concorrentes também apresentavam opções com carroceria sedan, a Volkswagen trouxe, junto do hatch, o Volkswagen Virtus, sucessor do Polo Sedan, que também deixou o mercado em 2014. Diferentemente do Polo 6, um projeto global, o Virtus foi desenvolvido especificamente para o mercado sul-americano.

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Os modelos compartilham a plataforma MQB A0 e os motores flex 1.6 MSI de 110/117 cv (gasolina/etanol), 1.0 TSI de 116/128 cv e 1.4 TSI de 150 cv - este último restrito às versões esportivas GTS. O hatch ainda conta com a opção de entrada 1.0 MPI com 75/84 cv.

Polo e Virtus utilizam em conjunto base, propulsor, câmbio, peças, boa parte da carroceria e… reclamações. A reportagem da Mobiauto reuniu as principais falhas apontadas por proprietários dos dois modelos para ajudar os interessados em um deles a antecipar seus possíveis defeitos.

Uma boa notícia, desde já, é que os problemas abaixo não causam riscos à segurança dos ocupantes, o que significa que Polo e Virtus seguem como boas opções de compras dentro de suas categorias.

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Barulho interno

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Uma das principais reclamações sobre qualquer veículo da Volkswagen é o excesso de plástico no acabamento interno. Isso vale para Up!, Gol, Fox e até a Amarok, que é o modelo mais caro da marca no país atualmente. Isso vale para todas as versões e anos-modelos.

No caso de Polo e Virtus não é diferente. Segundo proprietários dos dois compactos, os rangidos internos começam logo nos primeiros quilômetros rodados, muito pouco depois de o carro ser retirado "zerinho" da concessionária. E são oriundos principalmente de painel, acabamento das portas, bancos traseiros e até porta-malas.

Relatos: Caso 1, caso 2 e caso 3

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Faróis embaçados

Esse é outro problema que assombra os proprietários de Volkswagen. Isso acontece devido à má vedação dos faróis, que permite a infiltração de água. Com o calor das lâmpadas, o líquido inicia o processo de vaporização dentro da peça e se dissipa até o acrílico, que protege as lâmpadas e o espelho. Aí o farol fica embaçado.

Os problemas encontrados se referem mais frequentemente às unidades fabricadas em 2018, mas podem ser vistos também em veículos novos. Inclusive, nesta semana, durante a avaliação - que será publicada amanhã no site da Mobiauto -, o VW T-Cross Highline 2021 que usamos estava com os faróis embaçados.

Relatos: Caso 1 e caso 2.

Trancos no câmbio automático

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Os proprietários reclamam também dos solavancos do câmbio automático de Polo e Virtus ano-modelo 2018 e 2019, seja na hora de avançar ou reduzir as marchas. Tanto hatch como sedan utilizam a transmissão de seis velocidades da Aisin.

A queixa se refere às versões equipadas com motor turbo. Os donos afirmam que os trancos acontecem principalmente entre a primeira e a segunda marcha, e também na redução da terceira para a segunda.

Além disso, há reclamações sobre as retomadas de velocidade. Alguns donos afirmam que, quando o pedal do acelerador é acionado para aumentar a rotação do motor e dar mais torque, o câmbio segura o motor, reduz a marcha e, depois disso, dá um tranco e aumenta a rotação para retomar a velocidade.

Relatos: Caso 1 e caso 2. 

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Ruído do disco de freio

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Também há falhas no sistema de freio dos modelos da Volkswagen fabricados em 2018. Geralmente, o ruído surge quando o disco de freio está novo ou empenado, mas ainda não foi descoberto o que provoca tal problema em Polo e Virtus.

Casos expostos em grupos nas redes sociais e no Reclame Aqui afirmam que o barulho começa cedo, antes de 1.000 km rodados. Ainda de acordo com os proprietários, as concessionárias costumam afirmar que o barulho é normal e se trata de uma característica do veículo. 

Relatos: Caso 1 e caso 2.

Infiltração de água

Ao que parece, não é só nos faróis dos Volkswagen que a água se infiltra. Proprietários relatam casos de cheiro de mofo dentro dos veículos e água acumulada sob os carpetes nos modelos fabricados em 2018, 2019 e 2020.

De acordo com os donos, o mais comum é que a infiltração apareça pelo assoalho. As concessionárias pedem o prazo de uma semana para realizar o reparo, já que algumas peças precisam ser desmontadas para que o serviço seja feito.

Relatos: Caso 1, caso 2 e caso 3.

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Vazamento do líquido de arrefecimento

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O sistema de arrefecimento é primordial para o funcionamento do motor. É ele quem mantém a temperatura do propulsor baixa, não deixando fundir as peças - o que ocorre quando há superaquecimento.

Os relatos encontrados são dos Polo e Virtus fabricados em 2018. A fabricante emitiu boletins internos para sanar o problema, mas é importante averiguar o histórico do veículo antes da compra para saber se já houve problemas do tipo.

Relatos: Caso 1 e caso 2.

Recalls

Até o momento Polo e Virtus estão envolvidos no recall de revestimento da coluna B. Para mais detalhes clique aqui e selecione o modelo.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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