VW T-Cross 2024: como será visual que o Brasil só verá um ano depois

SUV compacto deixou novo visual de lado para este ano e ganhou linha 2024 sem novidades, apenas com preço mais alto

Renan Bandeira
Por
15.06.2023 às 19:25 • Atualizado em 29.05.2024

A Volkswagen adiou a chegada do T-Cross reestilizado ao mercado brasileiro e lançou a linha 2024 do SUV compacto no início deste mês. Porém, o modelo não deixou de dar as caras fora do nosso território e foi flagrado sem camuflagem na Europa.

A renovação visual será apresentada ainda neste ano em outros mercados e ficará para o próximo ano no Brasil, quando chegará como VW T-Cross 2025. Falando das mudanças, na dianteira, as alterações estão concentradas no para-choque e grade. Começando pelo primeiro item, que ficou mais limpa e deixou de lado o excesso de plásticos rígidos para ganhar a cor da carroceria. Na parte inferior, uma peça plástica pintada de prata fosco fecha o contraste.

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Também mudou o alojamento das luzes de neblina. O formato da caixa segue trapezoidal, mas não faz mais parte dos apliques de plástico preto. A versão fotografada não conta com o item, que deve estar presente nas versões intermediárias. A configuração mais completa deve ganhar o sistema IQ.Light de iluminação, presente em VW Taos e Polo GTS por aqui, que é inteligente, não cega os demais motoristas e cumpre a função dos faróis auxiliares.

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Ao que parece, a grade mantém o mesmo formato. Muda o miolo que agora tem formato cascata e linhas horizontais mais espaçadas, além de uma faixa central alinhada às guias de LED diurnas do SUV, que deve ter a mesma peça iluminada nas versões mais caras – como já vemos no VW Taos Highline.

Na lateral, nada muda. Pelo jogo de rodas e calotas, temos aí uma das versões de entrada, que, pelo menos na Europa, terá radar dianteiro no para-brisas para assistentes de condução e segurança. Por aqui, o modelo deve manter a oferta atual, entregando esses itens a partir da variante intermediária.

A traseira parece fora de sintonia com o restante da carroceria. As lanternas mantiveram o formato e as partes escurecidas, tendo como novidade o desenho interno com divisões maiores. Estranha ficou a faixa preta horizontal que liga as lanternas, que tem o elemento em vermelho mais espesso, e que não parece pertencer ao veículo.

O para-choque foi retocado e trocou as linhas que imitam saídas de escapamento por um revestimento em formato de “A”, em plástico prata fosco.

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O interior ainda não tem detalhes revelados, e aumenta a incógnita sobre a esperada tela flutuante para multimídia. O flagra não tem nenhuma área sobressalente no centro do painel frontal nessa versão. Resta saber se a opção é equipada com rádio e as demais terão o novo esquema de tela, ou se realmente seguirão posicionadas no centro do painel.

De qualquer forma, podemos esperar a VW Play de 10 polegadas e conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O painel de instrumentos deve ser de 8 polegadas nas versões mais básicas, enquanto as mais completas seguirão com o Active Info Display, de 10,25 polegadas. Já o ar-condicionado será o Climatronic Touch, que é automático, digital e duas zonas, nas configurações mais completas.

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Por dentro, a expectativa é que o acabamento seja mais requintado, pelo menos nas versões mais caras. Os VW Virtus e Polo ganharam um acabamento macio ao toque em suas configurações mais completas Exclusive e GTS, respectivamente, e esse material também pode ser visto no T-Cross.

Motor de Up! assim como Polo e Virtus

Uma das principais novidades deve estar sob o capô. Assim como VW Polo e Virtus, o T-Cross deve receber também uma nova motorização para a versão de entrada, herdada do VW Up!.

Dessa forma, devemos ter a Sense com a motorização 170 TSI, que muda a calibração do motor 1.0 turboflex para 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque.

Já as versões 200 TSI e Comfortline 200 TSI seguirão com o motor 1.0 turbo que rende 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque, enquanto a Highline 250 TSI mantém o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Todas terão câmbio automático de seis marchas.

Imagens: Reprodução/Carscoops

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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