VW Tera indiano antecipa o que veremos no SUV que chega ao Brasil em 2025
Modelo vendido na Índia pela Skoda revela detalhes do SUV compacto que estreará por aqui em breve
Enquanto os brasileiros esperam a chegada do Volkswagen Tera, os indianos já têm um parente próximo do SUV compacto que será produzido em Taubaté (SP). Trata-se do Skoda Kylaq, modelo fabricado pela subsidiária tcheca do grupo Volkswagen e que possui algumas semelhanças com o Tera.
O visual definitivo do Tera ainda é mantido em segredo, mas é possível traçar algumas semelhanças do SUV brasileiro com o Skoda Kylaq. No entanto, o visual exterior não será uma delas.
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A dianteira com faróis separados em dois níveis e grade em tamanho avantajado não serão adotados pelo Volkswagen Tera, uma vez que o modelo brasileiro apostará em linhas mais genéricas e parecidas com as dos atuais modelos da marca alemã.
O que o Skoda Kylaq antecipa do VW Tera?
Plataforma
A começar pela plataforma do Kylaq que é a MQB-A0, que será a mesma do Tera. A diferença fica por conta das dimensões para a base modular. O Tera deverá ser um pouco maior, com cerca de 4,10 metros de comprimento, enquanto o Kylaq não passa dos 3,99 m de tamanho (o governo indiano cobra imposto de carros a partir de 4 metros de comprimento).
O porta-malas do Skoda Kylaq tem 446 litros de capacidade declarada, mas a medição indiana considera a litragem até o teto, diferentemente do padrão brasileiro, que afere até o limite do vidro traseiro.
Equipamentos
Rodas de aço para a versão mais básica e de liga leve de 17 polegadas para as mais caras, essas devem ser outra semelhança entre Kylaq e Tera. No interior, o SUV brasileiro deve receber, nas mais versões mais equipadas, o painel de instrumentos digital de oito polegadas e a central multimídia de 10,1 polegadas com pareamento para Android Auto e Apple Carplay sem fio. É possível cogitar ainda que o SUV nacional terá um carregador de celular por indução.
No configurador da Skoda, o Kylaq de entrada já oferece de série faróis de LED, seis airbags e rodas de 16 polegadas. Assistentes de segurança e direção estão presentes com ao menos 25 itens nas variantes mais básicas e 35 nas topo de linha.
Motorização
O Kylaq é equipado em todas as versões com o 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, que entrega 115 cavalos de potência e 18,1 kgfm de torque, aliado com transmissão manual de seis marchas ou automáticas para as versões de topo.
Esse trem de força turbo entrega quase o mesmo que o 170 TSI disponível para as versões intermediárias do Polo no Brasil. Aqui o propulsor oferta 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, mas é flex.
É possível que o Tera também chegue em quatro versões, uma mais básica com o 1.0 MPI aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm com câmbio manual (conjunto do Polo Track). O 170 TSI com câmbio manual na versão seguinte e opção superior com transmissão automática.
Já a versão de topo poderá contar também com o 200 TSI, presente nos modelos Nivus, T-Cross, Polo e Virtus.
Na Índia, o Kylaq é vendido em quatro versões de acabamento que variam entre 789.000 e 1.335.000 rúpias, que em uma conversão direta equivale a R$ 56.105 a R$ 94.930, respectivamente.
A Volkswagen posicionará o Tera como SUV de entrada, com isso, pode-se cogitar um preço inicial na casa dos R$ 100 mil, chegando próximo aos R$ 120 mil pedidos pelo T-Cross Sense.
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