VW Virtus 2023: 11 itens que ele ganhou e o novo Polo esqueceu
Sedan se distanciou do irmão hatch não apenas no visual, mas também no pacote de equipamentos de segurança e conforto. Veja a lista
Os novos Volkswagen Polo e Virtus repercutem aqui na Mobiauto há muito tempo. Nós detalhamos todas as novidades da dupla muito antes de a fabricante alemã começar as apresentações.
No entanto, apesar de irmãos e de terem nascido com a mesma cara, os dois modelos se distanciaram na linha 2023, tanto visualmente quanto nas diferenças entre as listas de equipamentos.
Enquanto o Polo perdeu potência e itens de série para ficar mais barato e, assim, poder brigar com Chevrolet Onix e Hyundai HB20 de modo mais competitivo, o Virtus recebeu faróis de Nivus, ficou mais comprido e ganhou aspecto mais classudo, para ocupar o lugar que um dia foi do Jetta na faixa de R$ 100.000 a R$ 150.000.
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Por conta disso, o hatch ignorou novos componentes de segurança ativa e recebeu apenas três estrelas nos testes de segurança do Latin Ncap, enquanto o sedan ficou com nota máxima. A gente te explica os motivos neste outro texto.
No entanto, com a revelação das versões, preços e equipamentos do Virtus 2023, foi possível constatar que o sedan está bem mais equipado em relação ao hatch. Para tornar o comparativo justo, estamos considerando a partir da versão 170 TSI, uma vez que o Virtus não possui versões MPI ou Track.
Confira abaixo oito vantagens do Virtus contra o Polo.
1 - Seis Airbags
Desde o lançamento da dupla, os modelos eram equipados com quatro airbags. O Polo continua dessa maneira, enquanto o Virtus ganhou airbags de cortina, totalizando seis bolsas de ar.
2 - Coluna de direção ajustável
Todas as versões do Virtus possuem coluna de direção ajustável em altura e profundidade. Ao longo dos anos, as versões 1.6, que já não existem mais, ganharam o item que ajuda na ergonomia. Porém, a linha 2023 do Polo só possui os ajustes a partir da versão Comfortline.
3 - Banco traseiro bipartido
Feito para facilitar a vida do motorista que precisa levar um item maior no porta-malas ou acomodar mais bagagens, o banco bipartido é item de série em toda a gama do Virtus, enquanto o Polo oferece a comodidade apenas na versão Highline.
4 - Lanternas em LED
Todas as versões do Virtus 2023 possuem lanternas traseiras em LED, que permitem melhorias no design, além de serem mais modernas. Nem mesmo a versão esportiva do Polo, GTS, possui o item, seguindo com lanternas inteiramente halógenas.
5 - Saída de ar traseira
6 - Tomada USB traseira
Quem viaja no banco traseiro do Virtus, além do espaço adicional, encontra uma saída de ar-condicionado e duas portas USB tipo C. Ambos os itens não estão presentes em nenhuma versão do Polo.
7 - Frenagem autônoma de emergência
8 - ACC
9 - Detector de fadiga
10 - Frenagem de manobra
Sem dúvidas, a maior discrepância entre Virtus e Polo 2023 está na lista de auxílios de segurança ao condutor.
Afinal, o Virtus 2023 ganhou frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) em todas as versões automáticas. A partir da Comfortline, há detector de fadiga e a Highline adiciona frenagem de manobra, que para o carro (até 10 km/h) ao detectar objetos durante o estacionamento.
11 - Motor 200 TSI
O Polo adotou a motorização TSI mais simples em toda a gama - exceto a versão GTS -, com um 1.0 turbo flex 12V de injeção direta que rende 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível.
Já o Virtus manteve a configuração 200 TSI de 116/128 cv e 20,4 kgfm nas versões Comfortline e Highline, deixando a opção 170 TSI manual ou automática apenas na opção de entrada.
1 item que o VW Polo 2023 tem e o Virtus 2023 não: faróis matrix
Se partirmos para as versões topo de linha, Exclusive (Virtus) e GTS (Polo), o Polo tem uma única vantagem sobre o irmão de três volumes: os faróis IQ Light, com tecnologia matrix, que não cegam os motoristas nas rodovias.
Aliás, esse foi um dos motivos para a Volkswagen acabar com o Virtus GTS e criar a configuração Exclusive, não tão esportiva, mas mais refinada, a fim de pescar clientes de versões de entrada do Toyota Corolla.