10 carros que serão lançados ainda em 2022
Mercado congelou lançamentos e custos nos últimos dois anos, mas melhora da pandemia trará novos produtos importantes
Muitas das promessas feitas pela indústria automotiva nos últimos anos não foram cumpridas por diversos fatores. O mais forte deles, sem dúvidas, a maior pandemia do Século XXI, que acarretou em uma crise de semicondutores e problemas econômicos em todas as partes do planeta.
No entanto, aos poucos a economia global vai se ajustando, em alguns lugares de maneira mais rápida, enquanto em outros, como no Brasil, as melhorias ainda parecem demorar. Apesar disso, as fabricantes automotivas precisam seguir com seus planejamentos traçados anos atrás.
Por isso, com o arrefecimento da pandemia, os decretos mais permissivos e a volta do consumidor ao mercado, vários modelos importantes ganharão as ruas do país nos próximos seis meses. A Mobiauto separou 10 carros que serão lançados ainda este ano, confira abaixo:
Citroen C3
Podemos dizer que o Citroen C3 já era para estar entre nós, no entanto, depois da fusão entre PSA e FCA, a Stellantis, novo grupo formado pelas empresas, resolveu aprimorar o hatch e, por esse motivo, acabou ficando para o segundo semestre deste ano.
São aguardadas versões com motor 1.0 Firefly, o mesmo que equipa Fiat Argo e Peugeot 208, além de unidades com o já conhecido motor 1.6 das empresas francesas com direito a câmbio automático de seis marchas. Vale lembrar que o porte do C3 será mais próximo ao do Argo, como já mostramos anteriormente.
Fiat Fastback
Com o nome recém-confirmado, o Fiat Fastback será uma variação cupê do Pulse. Claro, o modelo terá sua própria personalidade e versões, mas acreditamos que se posicionará em um patamar até parecido com o do Jeep Renegade.
Dificilmente terá versões com motor 1.3 aspirado e provavelmente contará com os motores 1.0 turbo nas versões mais básicas e 1.3 turbo nas configurações mais completas. Resta saber se, assim como o Pulse, o Fastback terá uma versão apimentada pela Abarth.
Honda HR-V
A nova geração do HR-V talvez seja o lançamento mais próximo de acontecer. Ele será apresentado no começo de julho. Aliás, a Honda já liberou muitas informações sobre o SUV e sobre outros modelos que também lançará por aqui.
No caso do novo HR-V, ele utilizará os motores 1.5 aspirado, o mesmo do novo City, além do 1.5 turbo, mas que finalmente ganhará tecnologia flex, o que poderá render um pouco mais de potência.
Fiat Argo e Cronos CVT
Outros modelos que estão próximos do lançamento são as versões automáticas dos irmãos Argo e Cronos. Depois de aposentar o motor 1.8 E.torQ, os compactos ganharão a configuração utilizada no Pulse.
Portanto, estamos falando da combinação entre o motor 1.3 Firefly com câmbio automático do tipo CVT. Esse conjunto, também presente na Strada, garante um bom consumo de combustível, mas nem tanto assim em desempenho.
Jeep Gladiator
A picape da Jeep já tem seu próprio hotsite destinado a interessados e está muito próxima do lançamento, com seus últimos testes já rolando. Aliás, esse é mais um modelo atrasado pela pandemia de COVID-19, uma vez que era previsto para 2020.
A Gladiator será vendida exclusivamente na versão Rubicon com motor V6 3.6 de 289 cv e 35,9 kgfm de torque. O preço sugerido deve superar os R$ 500 mil.
Volkswagen Polo e Virtus
Conforme já revelamos, Polo e Virtus ganharão até um motor “novo”. As aspas são para indicar que o propulsor é inédito apenas para os dois modelos, já que estamos falando do 1.0 TSI, mas com a mesma calibração do finado up!.
Os modelos terão ótimo consumo de combustível, com direito até mesmo a versão automática para o sedan. Como ambos já apareceram no Programa de Etiquetagem do Inmetro, o lançamento não deverá demorar.
Kia Sportage
Outro modelo praticamente pronto para o lançamento é o Sportage. O modelo foi apresentado no ano passado na Europa e se destaca pelo desenho ousado. E agora será vendido em versões com sistema híbrido-leve no Brasil.
O SUV chegará com o motor 1.6 turbo com 180 C3 e 27 kgfm de torque associado à transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem. A tração é dianteira.
Peugeot Landtrek
A picape média da Peugeot também já roda em testes há algum tempo no Brasil e deverá estrear no final do ano. O modelo será importado do Uruguai com um motor exclusivo para Brasil e Argentina.
Estamos falando de um motor turbodiesel com potência entre 180 cv e 200 cv, se alinhando com os principais concorrentes do mercado.
Hyundai HB20
Tentando corrigir o visual polêmico do HB20, a Hyundai vai apresentar uma reestilização que talvez seja um pouco precoce, já que o modelo mudou há três anos.
O hatch foi flagrado recentemente e confirmou a traseira com visual inspirado nos modelos i20 e Tucson. O maior suspense é com relação ao interior, que pode ganhar itens presentes no Creta.
Chevrolet Silverado
A picape grande da Chevrolet é a que gera maior dúvida. Ela voltará ao Brasil, no entanto, com tantas dificuldades na produção, talvez o modelo fique para o começo de 2023, junto com a rival Ford F-150.
Os motores já estariam definidos: o 6.2 V8 usado pelo Camaro, mas configurado para 420 cv e 63,6 kgfm de torque, o que é suficiente para se classificar como a mais potente do Brasil. A segunda opção é um novo 3.0 turbodiesel de 277 cv e os mesmos 63,6 kgfm.
Você também pode se interessar por:
Os 10 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil em 2022
Chefão da Ford aponta o terremoto que abala a indústria de carros
Fiat Scudo: substituto do Doblò tem alma francesa e até versão elétrica
Brasil terá Renault Kwid elétrico para transportar carga ainda em 2022