Kia Tasman 2025 é picape de gosto duvidoso contra Hilux

Caminhonete tem motores a gasolina e turbodiesel, além de muita beleza interior

Diego Dias
Por
29.10.2024 às 17:49

Passados muitos flagras e teasers ao redor do mundo, a inédita Kia Tasman 2025 é revelada para o mundo como a primeira picape média da marca sul-coreana. Com visual um tanto “diferentão” do que estamos acostumados a ver no segmento, a caminhonete será a aposta da marca para brigar com modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e VW Amarok, dependendo do mercado.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Você pode se interessar por: 

Estilo controverso

À primeira vista, a nova Kia Tasman chama a atenção por conta do desenho pouco tradicional para o segmento de picapes, com os faróis sendo posicionados nas extremidades da dianteira, mais especificamente nos para-lamas. Os faróis também são pouco usuais com desenho na vertical, enquanto os para-lamas não trazem pintura e lembram “bigodes” – algo que promete bastante polêmica a julgar pelos comentários nas redes sociais.

Já a grade dianteira da nova Kia Tasman traz cinco filetes verticais, enquanto o capô é bastante elevado e alto, ficando separado dos para-lamas em busca de uma inspiração em picapes mais antigas. O para-choque frontal, por sua vez, remete um pouco a modelos da Jeep, idem para a cabine com para-brisa mais reto. As rodas podem ser de 17 a 18 polegadas.

Quando reparamos na traseira, não tem como deixam de lembrar da Jeep Gladiator – a picape derivada do jipão Wrangler. As lanternas são quadradas e fica alocadas também bem nos para-lamas. Já a tampa traseira da caçamba traz um logotipo da Kia gigante em baixo relevo, que vem acompanhado do nome Tasman logo abaixo.

Baseado em chassi longarina, a nova Kia Tasman tem 5,41 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura, enquanto a distância entre-eixos fica em 3,27 m. Destaque também para a caçamba com ampla capacidade volumétrica de 1.173 litros, enquanto a capacidade de carga varia de 1.000 kg a 1.190 kg. A capacidade de reboque, por sua vez, chega a nada menos do que 3.500 kg.

Interior minimalista

Enquanto a carroceria traz um visual pouco usual, a cabine da Kia Tasman aposta num estilo minimalista e também mais convencional. Temos um painel mais chapado e horizontal, que destaca o painel de instrumentos de 12,3 polegadas e uma central multimídia do mesmo tamanho. As saídas de ar ficam escondidas no desenho do painel, que traz uma abertura ao redor de toda a peça.

Boa notícia é que a marca não abriu mão dos botões para os comandos utilizados mais vezes, principalmente para climatização. No imenso console central a Kia Tasman traz os comandos para a operação da tração 4x4 e reduzida, bem como o acionamento do bloqueio de diferencial, câmeras, sensores de estacionamento, entre outros. Fator positivo da cabine, que pelas imagens divulgadas aparenta trazer um amplo espaço, é que o encosto do banco traseiro pode ser reclinado de 22 a 30 graus.

Motorização

O motor da nova Kia Tasman vai variar dependendo do mercado em que será comercializada. Vale lembrar que a caminhonete será vendida em países da Oceania, África e América Latina, além da Ásia, claro, na Coréia do Sul. Uma das opções será o motor 2.5 a gasolina de 281 cv e 43 kgfm de torque. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h chama a atenção por ser cumprida em apenas 8,5 segundos.

A segunda opção de motorização passa por um 2.2 turbodiesel de 210 cv e 45 kgfm de torque, cuja prova de aceleração é feita em 8,5 segundos. O câmbio pode ser manual de seis marchas e automático de oito velocidades, com opções com tração 4x2 e 4x4.

Vale lembrar que a Kia Tasman será produzida no Uruguai, na fábrica da Nordex, como bem antecipou o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos. Com isso, é possível que a inédita picape da marca sul-coreana também desembarque no Brasil em algum momento, nem que acabe demorando para isso.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade