Kia Tasman 2025 “pé-de-boi” revela parentesco com o Bongo
Prometidas para o futuro, as versões de trabalho da Kia Tasman 2025 mostram sua alma de comercial leve
A Kia Tasman foi lançada nesta quarta-feira (29) como a missão de fazer a Kia brigar no segmento das picapes médias. O modelo chegou aos mercados com versões de cabine dupla e terá até uma versão “pé-de-boi” que revela parentesco com o Kia Bongo.
Você pode se interessar por:
- Hyundai e Kia usam gambiarra para evitar que seus veículos sejam roubados
- Kia K3 é rival de VW Virtus com motor híbrido do Hyundai Creta
- Kia EV5: SUV elétrico chega com 6 trunfos contra Volvo XC40 e BMW iX1
- Novo Kia EV9: 7 pontos insanos do elétrico eleito carro do ano que virá ao Brasil
Com previsão de chegar ao Brasil entre o final de 2025 e o início de 2026, a Kia Tasman mal chegou e já causou polêmicas. A caminhonete chamou atenção por seu visual nada tradicional, marcando seus faróis posicionados nas paralamas. Mas e o parentesco com o Bongo?
A relação com o comercial leve da Kia acontece porque, além das configurações mais tradicionais (de cabine dupla), a nova picape japonesa também irá oferecer, no futuro, opções de chassi-cabine personalizáveis, dupla e simples, com foco no trabalho.
Acontece que essas futuras versões “pé-de-boi” da Tasman evidenciam (visualmente) que a Tasman é construída sobre o mesmo chassi do Kia Bongo. Aqui na América do Sul, inclusive, os dois veículos serão produzidos na mesma unidade fabril, de modo a aproveitar seus chassis compartilhados.
Como é a Kia Tasman “pé-de-boi”?
A lista de itens da Tasman “pé-de-boi” não foge do esperado para uma picape de chassi-cabine. Pode-se ver rodas de aço, uma caçamba flat-bed, snorkel, protetor de para-choque tubular, estribos laterais e ganchos reforçados.
A picape, em todas suas variantes, conta com braço duplo de suspensão na dianteira e com eixo rígido e feixes de molas na traseira, que permitem maior capacidade de carga. Segundo a Kia, o modelo tem uma capacidade de imersão na água de até 80 cm, pneus todo-terreno e modos de condução para diferentes tipos de pisos.
Por se tratar de uma picape de tipo chassi-cabine, com uma caçamba mais simples, sai de cena a inscrição “Kia” em baixo relevo da caçamba. As lanternas, que nas outras versões, tem design vertical, são horizontais e têm visual mais simples.
Por ainda não ter sido lançada, ainda não se sabe quais são as especificações oficiais dessa versão mais simples da picape. Espera-se, porém, que suas dimensões não fujam muito dos 5,41 m de comprimento; 1,93 m de largura; 1,89 m de altura e 3,27 m de distância entre eixos, da versão de cabine dupla já lançada.
A Tasman de cabine dupla conta com uma capacidade de carga útil que varia de 1.000 a 1.190 kg. Para a configuração de chassi-cabine, pode-se esperar que essa capacidade aumente.
A variante de trabalho não teve seu conjunto mecânico divulgado, mas deve contar com alguns dos dois propulsores já divulgados para a Tasman, ou ambos. Na Austrália, a picape será vendida com um motor 2.2 turbodiesel, que produz 210 cavalos de potência e 45 kgfm de torque.
Em outros países, como no Oriente Médio e na África, também será ofertado um propulsor 2.2 turbodiesel, de 281 cv e 43 kgfm de torque. A Kia Tasman “pé-de-boi” deve seguir esse padrão de motorizações, que vai de acordo com o mercado.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp