Aqui não tem SUV: os carros mais vendidos no Brasil nos últimos 10 anos

Chevrolet Onix é líder absoluto em volume de vendas nos últimos anos, mas no acumulado do decênio a história é diferente

Renan Bandeira
Por
22.01.2021 às 12:00 • Atualizado em 29.05.2024

Mais um ano chegou ao fim e o Chevrolet Onix segue na liderança do ranking de emplacamentos, segundo dados divulgados pela associação dos concessionários (Fenabrave). 

A presença do hatch compacto no topo do levantamento tem sido comum nos últimos seis anos. No entanto, essas vendas não foram suficientes para render o primeiro lugar entre os veículos mais vendidos no acumulado do último decênio.

Publicidade

Isso porque um velho conhecido do mercado nacional mostrou que sua supremacia, anterior à do Onix, rende frutos até os dias de hoje. Estamos falando do velho Volkswagen Gol, responsável por bater o hatch da Chevrolet no acumulado de 2011 a 2020.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A explicação para sua vitória é muito simples: lançado em 1980, o Gol esteve presente no mercado em todos os anos do último decênio, o que garante uma boa vantagem frente ao Onix, lançado em 2012. 

O Chevrolet bem que diminuiu a diferença para o Volkswagen devido ao volume superior de vendas nos últimos seis anos, mas como o hatch da marca alemã emplacava cerca de 300.000 unidades por ano entre 2011 e 2013, ficou na liderança. Veja o top-3 dos carros mais vendidos nos últimos dez anos:

1. VW Gol: 1.469.247 emplacamentos entre 2011 e 2020

2. Chevrolet Onix: 1.346.284

3. Fiat Uno: 1.042.035

Praticamente morto no Brasil, o Fiat Uno beliscou a terceira posição do pódio graças aos seus tempos de glória quando ainda competia no lado de cima da tabela. Em 2011, por exemplo, o compacto representou 28,81% das vendas de hatches de entrada e teve 273.535 emplacamentos. 

Mas o tempo passou e, sem apresentar novidades, o Uno perdeu fôlego na concorrência com os zero-quilômetro mais atuais. No ano passado, ficou com a fatia de 11,05% da categoria e vendeu 22.737 unidades, menos de 10% do que em seus tempos de glória.

Leia também:VW T-Cross Sense: como versão para PCD fez o SUV virar líder

Diferentemente do irmão hatch, a Fiat Strada mostrou que segue firme e forte nas vendas. A picape é líder de vendas entre os comerciais leves e tem volume de vendas de 948.527 unidades nos últimos dez anos, o que lhe rendeu a quarta posição do ranking geral.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Mas o sucesso não cabe só à nova geração, com inédita cabine dupla de quatro portas, que vendeu mais de 80 mil unidades em 2020 - e que foi até a mais vendida em setembro último

Com média superior a 100.000 vendas entre 2011 e 2014 - ano em que bateu 153 mil emplacamentos - a picape mostra que a preferência vem desde a geração anterior.

Na sequência do ranking aparecem dois modelos que poderiam ter ido melhor no levantamento se estivessem à venda em todo o período analisado. O Hyundai HB20, que ostenta a quinta posição geral, começou a ser comercializado no Brasil em 2012. Já o Fiat Palio saiu da linha de produção em 2017.

Leia também: Os melhores seminovos para comprar e ter um feliz 2021

4. Fiat Strada: 948.527

5. Hyundai HB20: 895.336

6. Fiat Palio: 850.816

7. VW Fox: 784.689

8. Ford Ka: 727.584

9. Renault Sandero: 715.899

10. Fiat Siena: 592.821

Como podemos observar, a lista consolidada de todo o decênio ainda é dominada por hatches compactos, com a intromissão de uma picape. Resquícios de um mercado ainda amplamente dominado por esse tipo de veículo entre 2011 e 15.

Mas, com a morte do Palio e Ford Ka, mais a iminente aposentadoria de modelos como VW Fox, Fiat Uno e Siena, mais a forte de queda de mercado para carros como o Renault Sandero, a lista dos próximos dez anos deve ficar muito diferente.

Leia também: Onze carros que saíram de linha no Brasil em 2020

Onde estão os SUVs?

Sim, a categoria está dominando o mercado de zero-quilômetros. No acumulado do último ano, os SUVs foram responsáveis por 32,70% do total de emplacamentos, superando os hatches compactos, que ficaram com a fatia de 29,45%.

No entanto, nem sempre foi assim. Em 2011, a categoria representava 9,49% das vendas anuais totais, e era apenas a quarta com maior volume de vendas. A corrida das marcas pelo mercado de SUVs começou entre 2015 e 2016, quando foram apresentados modelos como Jeep Renegade, Nissan Kicks e Honda HR-V.

E esse é o motivo que justifica a presença de Duster e EcoSport no ranking (abaixo), e a ausência dos demais modelos do segmento. Com menos anos de linha de produção, os Jeep Renegade e Compass, Nissan Kicks, Hyundai Creta e VW T-Cross, por exemplo, não somaram vendas suficientes para aparecer no levantamento geral.

Para a lista de 2021 a 2030 pode apostar: os utilitários esportivos estarão marcando presença com muito mais força.

 Confira os 20 veículos mais vendidos dos últimos dez anos:

  1. VW Gol: 1.469.247,00
  2. GM Onix: 1.346.284,00
  3. Fiat Uno: 1.042.035
  4. Fiat Strada: 948.527
  5. Hyundai HB20: 895.336
  6. Fiat Palio: 850.816
  7. Fox/Cross Fox: 784.689
  8. Ford Ka: 727.584
  9. Renault Sandero: 715.899
  10. Fiat Siena: 592.821
  11.  GM Prisma: 587.814
  12.  Toyota Corolla: 582.026
  13. VW Voyage: 545.761
  14. VW Saveiro: 545.276
  15.  Ford Fiesta: 538.778
  16. Ford EcoSport: 383.064
  17.  Toyota Hilux: 371.458
  18.  Honda Fit: 322.609
  19. Hyundai HB20S: 317.884
  20.  Renault Duster: 301.847

Você também pode se interessar por:

Carro automático abaixo de R$ 60 mil virou lenda. Veja os mais baratos
Como dirigir um carro automático: aprenda de forma simples
Qual câmbio é melhor para você: manual ou automático?
Os sedans 0 km com maiores porta-malas no Brasil


Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade