Avaliação: Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025 é o híbrido para as massas?

SUV traz motor 1.0 turbo com sistema híbrido-leve de 12V para melhorar consumo

Diego Dias
Por
11.11.2024 às 14:00

Na última semana tivemos um dos grandes lançamentos de 2024: os novos Fiat Pulse T200 Hybrid e Fastback T200 Hybrid 2025. Durante evento de apresentação das novidades, Mobiauto teve um breve contato com as novidades e realizou test drive nos veículos nos arredores da cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

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O trajeto perdurou por somente 20 quilômetros, no qual a rodagem pelas ruas foi majoritariamente dentro cidade de Campinas, onde o cenário de trânsito intercalava fluidez e mais pesado em alguns momentos. É nesta situação, aliás, que os novos Fiat Pulse T200 Hybrid e Fastback T200 Hybrid se destacam devido a motorização híbrida-leve, que melhora somente o consumo urbano. Abaixo, confira mais detalhes em nossa avaliação do novo Fiat Pulse Hybrid 2025.

Visual já conhecido

Quem ficou curioso com o novo Pulse Hybrid 2025, saiba que indo à concessionária da Fiat vai se deparar com o mesmo carro em termos de visual. Isso porque a fabricante tratou de não mudar absolutamente nada na nova versão híbrida-leve do SUV, que passa a ser o híbrido mais barato do Brasil com sua tabela inicial de R$ 125.990 na variante Audace T200 Hybrid, enquanto a versão avaliada Impetus T200 Hybrid, sai R$ 140.990.

Vale destacar que as duas novas versões híbridas-leve Audace e Impetus não substituem as configurações homônimas somente com motor 1.0 turbo T200 a combustão. Na prática, as configurações T200 Hybrid vêm para somar na gama, sendo ainda R$ 2.000 mais caras.

As únicas novidades estéticas ficam para a plaqueta T200 Hybrid no lado direito da tampa do porta-malas, enquanto a bela cor metálica Azul Amalfi retorna para o catálogo do Pulse por R$ 1.990 adicionais, mas é só para o modelo híbrido. Ou seja, não é dessa vez que o SUV ganhou alguma reestilização, apesar de contar já com quatro anos de mercado.

Motor T200 Hybrid

Como já dissemos no texto de lançamento do Pulse T200 Hybrid e Fastback T200 Hybrid, o motor da gama híbrida-leve é composto pelo famoso motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que hoje entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A questão é que a usina soma agora um pequeno motor elétrico de 12V, que gera potência de até 3 kW (4 cv) e 1 kgfm de torque, que substitui tanto o alternador e o motor de partida.

De acordo com a Fiat, o pequeno motor elétrico tem a missão de entregar um torque adicional para o motor 1.0 turbo, não de forma direta para tracionar as rodas, como é em carros híbridos-leve, mas auxiliando o motor a combustão em momentos de acelerações e retomadas.

A fonte de alimentação deste pequeno propulsor elétrico são duas baterias. Ele tem uma tradicional bateria de chumbo-ácido alocada debaixo do capô, com capacidade de 68Ah – maior que a de 60Ah (Ampère-Hora) usada pela versão 1.0 turbo tradicional. A segunda bateria é menor, de íon de lítio de 11Ah, e fica localizada dentro da cabine do Pulse, logo abaixo do banco do motorista e protegida por uma capa de plástico.

A Fiat detalha que a dupla traz o chamado sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias), que tem a função de conectar, separar ou controlar as duas baterias conforme gerenciamento da central eletrônica, assim mantendo a eficiência da operação e a carga adequada das baterias. Elas são recarregadas pelo motor 1.0 turbo durante desacelerações.

A fabricante alega que, na prática, o consumo do Pulse T200 Hybrid teve uma redução de 10,7%, isso tanto com etanol ou gasolina no tanque. Abaixo, veja os números de consumo:

Cidade (E/G): era 8,4 km/l e passa a 9,3 km/l - era 12,1 km/l e passa a 13,4 km/

Estrada (E/G): 10,2 km/l / 14,4 km/l (igual)

Ao volante do Pulse Impetus T200 Hybrid 2025

Embora o teste drive a bordo do Pulse Impetus T200 Hybrid tenha sido curto, com percurso de 20 km, deu para notar como funciona o sistema híbrido-leve de 12V do SUV. Logo na saída foi perceptiva que a aceleração do carro está mais progressiva, deixando assim o motor 1.0 turbo menos “áspero” e com rotação ligeiramente mais baixa do que o modelo anterior.

Isso é devido a atuação motor-gerador elétrico de 12V, que tem a missão de auxiliar o 1.0 turbo em algumas situações. Interessante ainda que fica nítido o funcionamento do sistema híbrido-leve, que dá um quase imperceptível tranco quando o pequeno motor elétrico está atuando para recarregar as baterias. No painel digital de 7 polegadas da versão avaliada isso é exibido por meio de uma animação da roda dianteira do Pulse se movimentando.

Vale dizer ainda que, pela pequena capacidade, a bateria do SUV descarrega rápido, mas de contrapartida também carrega rapidamente. Basta pegar um trânsito mais livre ou ruas com descidas para que isso ocorra de forma mais intensa. No cluster também aparece quando o motor elétrico está auxiliando o carro no torque num gráfico representado por uma barra à esquerda do painel, enquanto abaixo mostra o nível de regeneração. No lado direto temos um gráfico em pilha, como em smartphones, mostrando o nível total de carga na bateria.

Embora o diminuto motor elétrico contribua com seus 4 cv de potência e 1 kgfm de torque, a sensação pura mesmo não é de desempenho extra no Pulse T200 Hybrid, mas sim de que o carro roda mais “solto” no trânsito. Como um colega jornalista bem pontuou, a sensação é semelhante a quando o carro está pegando vácuo, logo atrás de um caminhão na estrada.

O menor esforço do motor 1.0 turbo não é só sentido nas acelerações quando o carro está parado, mas também em situações de retomada. Por isso também a melhora no aspecto de isolamento acústico do Pulse híbrido-leve, já que o motor opera em rotação mais baixa do que o convencional – isso quando o modo Sport não está ativado, vale dizer. Assim, o pequeno motor elétrico entra para desonerar o propulsor 1.0 turbo, aliviando seu esforço durante a condução do que seria na versão a combustão.

Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025 – Ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas com variação inteligente na admissão (MultiAir III), injeção direta de combustível, taxa de compressão 10,5:1

Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm

Torque: 20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm

Motor elétrico: 12V, dianteiro, transversal

Potência motor elétrico: 3 kW (4 cv)

Torque motor elétrico: 10 nm (1 kgfm)

Peso/potência: 9,5 kg/cv

Peso/torque: 60,6 kg/kgfm

Câmbio: automático, CVT, 7 marchas simuladas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 9,7/9,4 segundos (G/E)

Velocidade máxima: 187/189 km/h

Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensão independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, 196 mm de altura mínima do solo, 20,5 graus ângulo de ataque, 21,3 graus de ângulo central, 31,4 graus ângulo de saída. Tanque de combustível: 47 litros.

Consumo Inmetro: 8,5 km/l (E) e 12 km/l (G) na cidade. 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G) na estrada.

Dimensões: 4.099 mm de comprimento, 1.579 mm de altura, 1.774 mm de largura e 2.532 mm de entre-eixos. Porta-malas: 370 litros (medição em litros de água).

Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025 – Equipamentos de série

  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto)
  • ASR (Controle eletrônico de tração)
  • Abertura elétrica do bocal de abastecimento
  • Airbags (4) - Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
  • Alarme antifurto
  • Alerta de não utlilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
  • Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
  • Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
  • Ar-condicionado automático e digital
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis
  • Bancos revestidos em couro
  • Barras longitudinais no teto
  • Brake light
  • Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
  • Cluster de 7" full digital
  • Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
  • Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
  • Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica
  • Drive by Wire (Controle eletrônico de aceleração)
  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Estepe temporário
  • Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
  • Faróis em LED
  • Freios ABS com EBD
  • Função "Follow me Home"
  • Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
  • Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
  • Grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag
  • Hill holder (Assistente de partida em rampa)
  • Hodômetro digital (total e parcial)
  • Keyless Entry'n Go
  • LED DRL
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Lanterna traseira em LED
  • Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
  • Luz de cortesia nos espelhos retrovisores externos (Luz de poça)
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria
  • Modo Sport com botão de acionamento no volante
  • Novo Motor Turbo 200 Flex Hibrido com 130 cv
  • Paddle-shifters
  • Partida Remota via chave canivete
  • Piloto automático (Cruise Control)
  • Repetidores de seta laterais em LED
  • Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
  • Roda de liga leve R17 x 6,0 com acabamento diamantado
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema de navegação GPS
  • TC+ (Electronic Locker)
  • Tapetes de carpete
  • Teto bicolor
  • Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
  • USB traseira (Tipo A)
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
  • Volante com revestimento em couro
  • Volante em couro com regulagem de altura e profundidade
  • Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
  • iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)

Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025 – Vale a pena?

Na prática, o SUV manteve o bom desempenho do modelo 1.0 turbo convencional, que já entregava bons números de consumo – que ficaram ainda melhores. Importante lembrar que os 10,7% de redução de consumo declarados pela fabricante não são um número máximo, mas sim uma economia de combustível mínima que o Pulse vai ter.

Ou seja, é bem possível que o Pulse T200 Hybrid venha a registrar números de consumo ainda melhores em situações diferentes de uso, seja por estilo de condução de cada motorista ou pelo tipo de relevo da cidade. Um motorista de Brasília (DF) certamente vai alcançar números melhores do que um que dirige em Belo Horizonte (MG), e assim por diante.

Com tabela R$ 2.000 mais cara que as configurações a combustão, o novo Pulse T200 Hybrid parece uma boa opção por agregar o combo economia de combustível e mais conforto acústico, sem contar que recebeu ainda a central multimídia com tela de 10,1 polegadas em todas as versões híbridas-leve.

Dessa forma, a Fiat começa a democratizar o acesso ao mundo da eletrificação, já que o SUV passa a ser o híbrido mais barato do Brasil. É um sistema mais simples de 12V, é verdade, mas já é um começo para fazer a tecnologia ganhar escala de produção e ficar mais acessível de algum modo. Começa com MHEV numa marca generalista e certamente vai subir para um híbrido pleno HEV, como a próxima Fiat Toro.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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