Hyundai Tucson x Creta Ultimate: onde o SUV médio leva a melhor e pior?
De volta ao mercado, SUV médio foi lançado com o mesmo preço do Creta Ultimate
O Hyundai Tucson voltou a ser vendido no Brasil nesta terça-feira (26) com produção feita na fábrica de Anápolis (GO). O preço de R$ 189.990, porém, é igual ao do Hyundai Creta Ultimate - seu irmão menor que acabou de ser atualizado. Fica então a questão: pelo mesmo valor, onde o SUV médio leva a melhor e pior?
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Após ter suas importações descontinuadas e, por conseguinte, suas vendas paralisadas no ano passado, o Hyundai Tucson retorna ao mercado com fabricação nacional, como era até 2021. O que se tem, por enquanto, é o modelo de terceira geração que já conhecemos, apenas com pequenas mudanças visuais.
A nova geração, apresentada em 2021 e já presente em mercados do exterior, como o norte-americano, deve chegar somente no ano que vem, graças a um imbróglio, já resolvido, entre a Hyundai Motor Brasil e a CAOA. Mas vamos então ao comparativo destes dois SUVs.
Dimensões
Pelo fato de se colocar no segmento dos SUVs médios, é de se esperar que o Tucson apresente medidas superiores ao Creta Ultimate, o que de fato acontece.
São 4,48 m de comprimento; 1,85 m de largura; 1,66 m de altura e 2,67 m de entre-eixos para o Tucson, o que o faz ser, em todos os aspectos, maior que o Creta. Comparado aos seus concorrentes, o modelo supera tanto Jeep Compass quanto VW Taos.
Os 4,33 metros de comprimento; 1,79 m de largura; 1,63 de altura e 2,61 de entre-eixos do “irmão menor” podem até não ser suficientes para desbancar o “mais velho”, porém são medidas bem aceitáveis em meio aos compactos, como Honda HR-V e VW T-Cross.
Porta-malas
Quanto ao porta-malas, o Tucson faz valer seu porte maior em relação ao Creta Ultimate. São 513 litros de capacidade para o SUV médio, enquanto o compacto pode levar até 422 litros em seu bagageiro - os dois números são referentes à medição no padrão VDA.
Equipamentos
Enquanto o Tucson retornou às lojas em versão única, o Creta Ultimate é a versão mais cara do SUV – e por consequência a mais equipada. Os dois, no entanto, não divergem muito em equipamentos.
O SUV médio se destaca por vir de série com itens como: rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado, central multimídia de 9 polegadas, seis airbags, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico, bancos do motorista e do passageiro com ajustes elétricos e seletor de modo de direção (Sport, Eco, Comfort).
Já o Creta Ultimate conta com exatamente os mesmos equipamentos citados, a não ser por sua central multimídia diferente, a qual é integrada ao painel de instrumentos digital em uma tela dupla de 10,25 polegadas. Além disso, o SUV compacto tem ajuste elétrico somente para o banco do motorista, mas em contrapartida adiciona itens como câmera 360 graus, espelho retrovisor interno eletrocrômico e controle de velocidade adaptativo.
Motorização
Sob o capô, os dois veículos contam com a mesma motorização. O conjunto motriz, que é composto pelo motor Gamma 1.6 Turbo GDI, equipa tanto o Tucson quanto o Creta Ultimate - que recebeu o propulsor em questão na última atualização do modelo em outubro.
A calibração das usinas, porém, é diferente. Enquanto o SUV médio tem rendimento 177 cavalos de potência e 27 kgfm de torque, o “irmão menor” conta com 193 cv. O torque é o mesmo para os dois.
A transmissão também não muda: um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete velocidades, mas que recebeu atualizações para o recém-lançado Tucson, segundo a Hyundai.
Consumo
Apesar de ser o mesmo motor, os números de consumo não são iguais, graças a calibração diferente e o porte/peso de cada modelo.
Mesmo com a Hyundai não divulgando os números do Tucson mais atualizado, é de se imaginar que eles não mudaram desde que ele parou de ser importado em 2023. Segundo o Inmetro, o SUV médio consome 10,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
Já o Creta Ultimate tem consumo de 11,9 km/l e 13,5 km/l nos ciclos urbano e rodoviário, respectivamente, o que o faz ser maior econômico que o Hyundai Tucson.
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