BYD Dolphin Mini 2024: o que você deve saber antes de comprar
Hatch compacto subiu patamar do segmento e pretende conquistar até quem nunca pensou num elétrico
Principal lançamento da BYD em 2024, o BYD Dolphin Mini sem dúvidas mexeu com o mercado brasileiro neste ano, apesar do preço esperado na faixa dos R$ 100.000 não ter se concretizado. Mas o mercado parece ter ignorado isso, pois o elétrico mais barato da BYD está emplacando bem mês a mês.
Prova de seu bom desempenho nas vendas no mercado nacional é que o BYD Dolphin Mini já vendeu 7.734 unidades, número que supera modelos como Toyota Yaris Sedan, Caoa Chery Tiggo 7 e Peugeot 208. Como spoiler, podemos dizer que a novidade elevou a régua do segmento de elétricos mais baratos, que até então contava apenas com Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC e-JS1.
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BYD Dolphin Mini 2024 - Características
1) Motor: elétrico de tração dianteira, que entrega 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático, uma marcha
3) Dimensões: 3,78 metros de comprimento, 1,58 metro de altura, 1,71 m de largura e 2, 50 m de entre-eixos.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 1.760 (considerando a manutenção a cada 20.000 km da BYD, no caso, apenas 3 revisões)
BYD Dolphin Mini 2024 – Pontos positivos
1) Visual
Com 3.780 mm de comprimento (100 mm a mais que um Renault Kwid), 1.715 mm de largura e 1.580 mm de altura (equivalente a um Renegade), o Dolphin Mini parece até maior do que é por conta do seu desenho ousado com linhas retas e vincos bem demarcados. Na semana que esteve em avaliação o compacto elétrico foi alvo de diversos olhares pelas ruas de São Paulo, mesmo com sua carroceria preta mais discreta.
Curioso foi ter ouvido comentários que os faróis lembram o desenho de superesportivos da Lamborghini, apesar do capô bastante curto. Mas chamava a atenção mesmo a lanterna inteiriça na traseira, que sem dúvidas é um dos pontos chave de design do Dolphin Mini e que certamente causa a impressão de ele ser maior do que realmente é. Podemos dizer que causou o mesmo impacto visual do primeiro Hyundai HB20 lançado em 2012.
2) Agilidade
Equipado com motor elétrico de 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, o BYD Dolphin Mini até que entrega uma agilidade interessante para uso no dia a dia na cidade. Seu torque máximo entregue ao menor toque no pedal te garante saídas rápidas de semáforo, apesar do peso de 1.239 kg – equivalente ao de muitos sedans compactos. O hatch desenvolve velocidade com facilidade até 50 km/h, embora demore 14,9 segundos para atingir os 100 km/h, segundo dados de fábrica.
3) Acabamento
Eis aqui um dos destaques do BYD Dolphin Mini. Ao abrir a porta do hatch compacto a primeira impressão é muito positiva, já que os painéis das portas e o painel do carro impressionam pela precisão da montagem e acabamento. Nessa unidade com carroceria preta, o interior do modelo é sempre azul e preto, com destaque para a faixa central azul que é macia ao toque.
As portas têm acabamento macio em suede em uma boa área, enquanto o apoio de braço é espumado. Os bancos têm encosto integrado ao desenho e lembram o estilo de carros da Mercedes-Benz, como o Classe A. Os detalhes em laranja nas costuras das portas e volante, bem como nas saídas de ar dão o toque final. Sem dúvida é a nova referência entre carros compactos nesse quesito.
4) Bancos
Outro ponto positivo do Dolphin Mini são os bancos, principalmente os dianteiros. Tanto o motorista quanto o passageiro contam com um assento que acomoda muito bem, apoiando de forma uniforme as pernas e a lombar. Na prática você terá um elétrico que não cansa mesmo que você dirija por um longo período.
5) Faróis full-LED
Os faróis do Dolphin Mini trazem uma bela assinatura visual com seus LEDs, principalmente por conta dos traços recortados. Mas a intensidade da iluminação full-LED dos faróis chamam a atenção, sem contar o alcance do conjunto, que conta com projetores que direcionam melhor a luminosidade. O caminho fica mais seguro por conta da ampla visibilidade, algo ampliado pelo sistema com farol alto automático.
6) Autonomia
Equipado com bateria blade de fosfato de ferro e lítio, cuja capacidade é de 38 KWh, a autonomia declarada pelo Inmetro para o BYD Dolphin Mini é de 280 km no ciclo PBEV, mas em nossa avaliação o hatch elétrico foi melhor. Isso porque o alcance chegava a 330 km no computador de bordo, e rodamos praticamente quase até zerar a bateria. Com isso o consumo supera o ciclo do Inmetro, que por regra reduz em 30% o alcance declarado no ciclo do exterior.
7) Equipamentos
Com preço de R$ 115.800, o BYD Dolphin Mini atua numa faixa de preço de hatches compactos a combustão na faixa intermediária, mas traz itens de série de modelos mais caros como banco do motorista com ajuste elétrico, partida remota pela chave presencial, faróis e lanterna de LED, farol alto automático, retrovisor interno fotocrômico, luz cortesia tipo touch freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, modos de condução Sport, Eco e Normal, além do modo de condução em terrenos de baixa aderência.
8) Espaço interno
Quem olha o elétrico de 3,78 metros de comprimento de fora não bota fé no seu bom espaço interno. O Dolphin Mini acomoda com conforto seus quatro ocupantes, mesmo que um motorista mais alta esteja ao volante e um passageiro da mesma estatura esteja no banco traseiro. O espaço para joelhos é bom, assim como a largura para ombros. Só tome cuidado com a cabeça, já que o desenho da porta deixa uma borda considerável no teto – e que você deve desviar na hora de entrar ou sair no carro.
BYD Dolphin Mini 2024 – Pontos negativos
1) Suspensão traseira
A maior crítica durante o lançamento do BYD Dolphin Mini foi sua suspensão. Agora durante nosso contato com mais dias a bordo do elétrico foi possível atestar que o modelo realmente merecia uma calibração exclusiva para o mercado brasileiro – algo que não foi feito com o carro mais barato da BYD no Brasil, já que temos a mesma suspensão do modelo vendido no mercado chinês.
Com isso faltou aquela famosa tropicalização. São várias situações desconfortáveis por conta da calibração da suspensão, sobretudo a traseira, que dá final de curso em passagens por lombadas nem tão altas assim ou mesmo em passagens por valetas. Em curvas o carro não passa grande sensação de segurança, pois a rolagem da carroceria é considerável, com o modelo sendo “salvo” pelo controle de estabilidade e tração. É muito incomodo também o carro ficar flutuando em velocidades acima de 90 km/h.
2) Porta-malas
Quem comprar o BYD Dolphin Mini certamente saberá que deve abrir mão de ter espaço no porta-malas. Isso porque o elétrico traz bagageiro com capacidade de somente 230 litros, pouco maior do que o porta-malas de um Fiat Mobi, que comporta somente 200 litros - na prática uma mala pequena a menos. Isso porque a marca priorizou o espaço interno em detrimento do porta-malas, que é reduzido também por conta da tampa do desenho do porta-malas.
3) Quatro lugares
Um grande calcanhar de aquiles do novo BYD Dolphin Mini é que o hatch compacto foi trazido ao Brasil homologado somente para quatro passageiros. Com isso você não poderá levar o quinto ocupante ali no banco central traseiro, algo que seria bem-vindo para quem tem uma família um pouco maior ou mesmo queira dar carona para uma quinta pessoa. Ponto negativo também é que o modelo não pode ser cadastrado em plataformas de carros de aplicativo, que exigem um carro de cinco ocupantes.
4) Painel de instrumentos
Até
que o painel de instrumentos digital com tela LCD de 7 polegadas traz uma
visualização interessante das informações, concentrando a informação de energia
usada à esquerda e o velocímetro à direita. Porém é que as informações são
praticamente fixas, já que o display permite apenas uma modulação de
visualização na porção central. Não é um painel digital configurável que
estamos acostumados hoje em dia.
5) Pneu
Equipado com pneus da marca LingLong, o Dolphin Mini só tem uma questão de vir com um jogo de pneus num padrão de medida nada convencional: 175/55 R16. Com isso o custo de manutenção desse pneu fica mais elevado, já que um jogo de pneus LingLong 175/55 R16 não saem por menos de R$ 449. Para efeito de comparação, um jogo convencional de pneus 205/55 R16 da mesma marca sai por R$ 329, enquanto um conjunto de marcas como a Firestone e Pirelli ficam em R$ 329 e R$ 339, respectivamente. Uma marca brasileira, a Energy, até desenvolveu o pneu na medida para atender o Dolphin Mini, que é R$ 50 mais barato que o da marca oficial.
BYD Dolphin Mini 2024 - Ficha técnica
Motor: elétrico, dianteiro
Potência: 75 cv
Torque: 13,8 kgfm
Peso/potência: 16,52 kg/cv
Peso/torque: 89,78 kg/kgfm
Câmbio: automático, uma marcha
Tração: dianteira
Dimensões: 3.780 mm de comprimento, 1.715 mm de largura, 1.580 mm de altura e 2.500 mm de entre-eixos, 230 litros de porta-malas, bateria de 38 kWh; carga útil 329 kg; peso em ordem de marcha: 1.239 kg.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensões tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); pneus 175/55 R16; diâmetro de giro: 9,9 m.
BYD Dolphin Mini 2024 - Equipamentos de série
- Limpador de pára-brisa dianteiro tipo “flat-blade”
- Porta traseira com destravamento elétrico
- Rodas de liga de alumínio de 16 polegadas
- Ar-condicionado automático
- Freio de Estacionamento Eletrônico com Auto-Hold
- Faróis automáticos
- Lanterna de neblina traseira
- Farol "Follow me home" com atraso avançado para abrir e desligar Luz de rodagem diurna (DRL) de LED
- Lanterna traseira de LED
- Luz de freio (brake light) de LED
- Vidro traseiro com função de aquecimento, desembaçamento e degelo
- Vidro elétrico do motorista com função one touch para subida e descida e função anti esmagamento
- Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, desembaçador com aquecimento e rebatimento manual
- Volante multifuncional
- Painel de instrumentos LCD de alta resolução 7"
- Espelho retrovisor manual antiofuscante
- Apoio de braço central dianteiro
- Tomada 12V
- Carregamento de smartphone sem fio
- Para-sol do motorista e do passageiro dianteiro com espelho e iluminação Interior
- Bancos com revestimento de material premium
- 2 entradas USB dianteiras (1 Tipo A e 1 Tipo C)
- Banco traseiro reclinável
- Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil
- Ajuste elétrico do banco do motorista (6 posições)
- Ajuste manual do banco do passageiro dianteiro (4 posições)
- Banco traseiro reclinável
- Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil
- ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 10.1" e rotação elétrica
- Rádio FM & AM com 4 alto-falantes
- Sistema de navegação GPS
- Sistema de controle de voz inteligente Car Play Android Auto Spotify
- Atualização remota OTA
- Serviço de armazenamento em nuvem BYD
- Conexão de rede 4G
- Chave presencial
- Sistema de controle de tração
- Freio Eletrônico – Distribuição de Força
- Assistente de partida em subida (HHC)
- Frenagem confortável (CST)
- Desaceleração controlada para freio de estacionamento (CDP)
- Controle de Dinâmica do Veículo
- Freios regenerativos cooperativos inteligentes
- Controle de cruzeiro
- Sensores de estacionamento traseiros
- 2 airbags dianteiros (motorista e passageiro) 2 airbags laterais (bancos dianteiros) 2 airbags de cortina (dianteiro e traseiro)
- Cintos de segurança com limitadores de força pré-tensionados
- Lembrete do uso de cinto de segurança (todos os assentos)
- Modo de condução em terrenos de baixa aderência
- Modo de condução Sport e Eco Modo de condução normal
- Direção elétrica
- Volante com ajuste manual de altura e profundidade
BYD Dolphin Mini 2024 – Vale a pena?
Com visual diferente, bom aproveitando de espaço interno, lista de equipamentos recheada e acabamento que parece de carro mais caro, o BYD Dolphin Mini ostenta como poucos a proposta de ter um pacote praticamente completo. Seu pênalti foi ter chegado sem qualquer “tropicalização” para o mercado brasileiro, leia-se a suspensão, que não está em sintonia com o gosto do brasileiro.
Mas basta uma nova calibração feita pela marca para o seu carro mais barato decolar ainda mais em vendas no país, já que no acumulado dos cinco primeiros meses do ano ele já figura como o terceiro mais vendido da BYD. Não é exagero dizer que o compacto elétrico redefiniu o segmento de carros a bateria, podendo incomodar também modelos a combustão num futuro não tão distante caso ganhe logo versões mais baratas.
Resolvidas as questões da suspensão e homologação para cinco passageiros, o BYD Dolphin Mini deve se tornar uma opção de compra para quem não o desejava antes. E se depender das ações da gigante chinesa, isso deverá se concretizar num curto espaço de tempo.
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