Por que o Toyota Corolla ainda não é ameaçado pelo BYD King

Mesmo mais caro, sedan japonês vence o chinês nos emplacamentos

LF
Por
13.12.2024 às 21:09 • Atualizado em 17.12.2024
Mesmo mais caro, sedan japonês vence o chinês nos emplacamentos

O Toyota Corolla é o sedan médio mais vendido do país e já emplacou 34.113 unidades em 2024. Mas o que explica esse seu sucesso principalmente em relação aos rivais, e principalmente ao BYD King, que competem no mercado de híbridos?

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

O primeiro ponto a se destacar está na existência da versão a combustão, apesar do Corolla ser líder entre os híbridos, um grande ponto forte do sedan nas vendas está na existência das configurações 2.0 aspiradas, responsáveis por uma grande porcentagem das vendas do modelo.

Você também pode se interessar por:

Vale lembrar que o Toyota Corolla nessas versões apenas térmicas, utiliza um motor 2.0 aspirado de até 177 cv de potência e 21,3 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática tipo CVT de 10 marchas simuladas.  

Toyota Corolla Hybrid x BYD King

Preço

Começando pelos preços, ambos os híbridos contam com duas configurações distintas, confira abaixo quanto custa cada uma:

  • Toyota Corolla Altis Hybrid: R$ 188.590
  • Toyota Corolla Altis Hybrid Premium: R$ 198.890
  • BYD King GL: R$ 175.800
  • BYD King GS: R$ 187.800

Importante ressaltar que no último mês, a BYD promoveu uma campanha de Black Friday para o King, onde o modelo saia a partir de R$ 149.800 na versão GL. Tal desconto deu certo, e o modelo emplacou 1.075 modelos, quase um terço do número de vendas do sedan no ano.

Visual

Apesar de ambos os modelos dividirem a categoria, os visuais propostos de BYD King e Toyota Corolla são totalmente distintos.

Começando pelo modelo chinês, o nome “King” não é por acaso, o sedan conta com uma frente que chama a atenção, justamente pela extensa grade composta de linhas horizontais que basicamente conecta um farol ao outro.

Já o Corolla, acaba indo para um visual mais minimalista com um leve toque de esportividade, a grade fica localizada perto do para-choque e conta com formato de trapézio. No mais, o sedan conta com faróis afilados e um destaque está no logo da Toyota em azul, identificando que o modelo é híbrido.

Motorização

Falando da motorização, o Toyota Corolla híbrido conta com um motor 1.8 aspirado que juntamente de um motor elétrico, entrega até 122 cv de potência combinada, o câmbio é automático tipo e-CVT.

O BYD King conta com duas potências diferentes graças aos motores elétricos. Essas versões contam com o mesmo propulsor 1.5 de 100 cv, contudo a versão GL entrega até 209 cv de potência combinada, enquanto a versão GS atinge os 235 cv. Nessa questão, ponto para o BYD King.

Tipo híbrido

Primeiro ponto que se deve ressaltar é o tipo híbrido de cada um dos modelos. O BYD King é um híbrido plug-in e conta com a necessidade de carregamento seja por wallbox ou tomadas convencionais.

Já o Corolla é um híbrido pleno, ou seja, não possui a necessidade de ser carregado, sendo movido apenas por gasolina ou etanol, o que acaba chamando a atenção de possíveis compradores. Para saber mais sobre os diferentes tipos híbridos, acesse aqui.

Equipamentos sem ADAS

Tanto o Corolla quanto o King contam com bons níveis de equipamentos, contudo, um ponto negativo do modelo chinês é a ausência do sistema ADAS. Já o Corolla híbrido utiliza o sistema Toyota Safety Sense, que é bastante completo.

Confiabilidade para o mercado

Apesar do mercado chinês estar começando a amadurecer no país, alguns compradores estão receosos de comprar algum modelo chinês por mais confiáveis que sejam. Em contrapartida, a Toyota acabou se tornando um símbolo dessa confiança, e acaba atraindo mais compradores, mesmo que os preços do Toyota Corolla Híbrido sejam superiores aos oferecidos no do BYD King.

O King irá competir com o Corolla?

Esse é o primeiro ano do King no nosso mercado e ele chegou justamente com a baixa na categoria de sedans. Para se ter noção, os sedans médios representam apenas 2,99% do mercado em 2024 até o momento.

Mas o BYD King sofre em ter um concorrente com bom histórico no Brasil, e que também é nacional. O modelo chinês é importado e já sofre por ter essa limitação, diferente do sedan da Toyota. Além disso, como dito acima, temos o fato de o Corolla ter as versões apenas térmicas, que são boas de vendas, são mais baratas, e ajudam no fechamento final de emplacamentos.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade