BYD TAN chega renovado para colocar montadora chinesa em outro patamar

Com capacidade para sete lugares, o BYD Tan ainda oferece autonomia de 430 km

Vinicius Moreira
Por
25.04.2024 às 15:35 • Atualizado em 07.05.2024

Esqueça os modelos de sete lugares mais simples ou até mesmo o Jeep Commander, o BYD Tan chega para brigar não só com elétricos de porte grande por aqui, mas também com modelos do segmento premium. O SUV de luxo foi renovado e entre suas principais modificações estão o ganho da bateria que passa para 108,8 KWh (antes era 86,4 KWh).

Durante a apresentação do BYD Tan, a marca chinesa comparou seu SUV com modelos como Mercedes-Benz GLB 200, Land Rover Discovery Sport, Audi Q7 Performance e Volvo XC 90 Ultimate.

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Para início de conversa, o SUV elétrico ganhou 25% de capacidade energética com sua nova bateria. Isso fez com que a autonomia do Tan saltasse de 309 km para 430 km, isso já no ciclo PBEV do Inmetro.

Em dimensões, o BYD TAN EV possui 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, 2,82 m de distância entre eixos e é homologado para sete ocupantes. 

O porta-malas do SUV é de 235 litros com as três fileiras de bancos, mas pode chegar a 940 litros com cinco banco e 1.655 litros com as duas últimas fileiras rebatidas.

Como já é padrão da BYD aqui no Brasil, o acabamento interno traz um nível de acabamento acima da média, ainda mais para um SUV que pleiteia brigar no segmento premium. O painel de instrumentos digital é de 12,3 polegadas, ao lado uma central multimídia com opção paisagem ou retrato de 15,6 polegadas, além de conexão para Android Auto e Apple Car Play sem fio.

Para os entusiastas de algo mais esportivo, o SUV ainda possui um ajuste eletrônico do sistema de suspensão, que alterna entre amortecimento voltado para o conforto e outro mais rígido para esportividade.

Além do aumento na autonomia, o SUV também ganhou um acréscimo de torque. Agora, o Tan tem 71,3 kgfm de torque. Por falar em propulsão, o trem de força do modelo é composto de dois motores elétricos, um no eixo traseiro com 200 kw/ 271 cavalos de potência e outro no dianteiro com 180 kw/ 244 cv de potência. Combinados, eles rendem 517 cv de potência. A BYD atesta que o Tan vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e chega até uma velocidade máxima de 190 km/h.

Ainda segundo a montadora, esse conjunto permite que o SUV de 2.630 kg rode com um consumo equivalente a 40 km/l comparado com veículos abastecidos com gasolina.

Sistemas de segurança e auxílio à condução:

  • Sistema de Permanência em Faixa
  • frenagem automática de emergência
  • Head Up Display
  •  Sistema de Luz Frontal Adaptável
  • Alerta de Tráfego Cruzado Dianteiro
  • Freio Frontal Cruzado
  • Alerta de ponto cego e saída de faixa
  • 15 sensores entre câmeras e radares
  • alerta de tráfego cruzado na traseira

Claro que todos esses equipamentos e refino no acabamento interno colocam o BYD TAN EV em outra prateleira. O preço de lançamento do SUV médio é de R$ 536.800, com direito à walbox incluso.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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