Caoa Chery terá SUVs com versão “de luxo” Pro do Arrizo 6. Veja quais
Assim como o sedan, produtos da linha Tiggo receberão reestilizações lançadas como linha premium no Brasil, convivendo com os modelos atuais
Com Renan Bandeira
Com o novo Caoa Chery Arrizo 6 Pro, que chegou com visual renovado para conviver com o sedan de design antigo, a operação sino-brasileira iniciou uma estratégia comercial para a qual a Mobiauto já vinha apontando desde março deste ano: a criação de uma linha de versões premium de seus sedans e SUVs.
Trata-se de uma solução aplicada pela própria Chery na China e que a Caoa resolveu replicar no Brasil a fim de preencher lacunas de faixa de preço em nosso mercado.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Na verdade, poderíamos até considerar o Tiggo 3X, uma renovação do Tiggo 2, como o pioneiro dessa fórmula em nosso país. Porém, nesse caso a marca resolveu vende-lo não apenas como uma versão especial, mas sim um novo modelo, com nome diferente.
Por isso, o sedan médio Arrizo 6 Pro é um exemplo mais cristalino dos lançamentos que estão por vir: tem outra cara e mais equipamentos, porém mantendo a carroceria e a mecânica. Já os próximos modelos da linha “premium” da Caoa Chery devem ser SUVs. Vamos a eles.
Leia também: Carros mais vendidos de setembro: Hyundai HB20 é líder e Fiat oscila
Tiggo 8 Pro
Segundo executivos da Caoa Chery, a marca fará mais um lançamento em 2021. Nossa aposta é que seja o do Tiggo 8 Pro. O SUV de sete lugares receberá o design do Tiggo 8 Plus chinês e acréscimo de tecnologias e equipamentos, para ser posicionado acima do Tiggo 8 atual, na faixa de R$ 200.000.
O Tiggo 8 Pro terá identidade visual batizada “Life in Motion 3.0”, com uma frente mais achatada, grade octogonal em cascata, faróis afilados full-LED com projetores e iluminação inteligente, e para-choque mais recortado.
A traseira terá lanternas em LED integradas por uma régua na cor da carroceria, não mais em preto brilhante), uma nova tampa de porta-malas que já agrega o nicho de placa e para-choque remodelado. As rodas aro 19 também devem ser exclusivas.
Leia também: Hyundai registra volante bizarro que já incorpora quadro de instrumentos
Por dentro, todo o acabamento será remodelado, dando ao Tiggo 8 Pro volante, painel, console central, bancos dianteiros, guarnições das portas, manopla de câmbio, quadro de instrumentos e central multimídia novos em relação ao Tiggo 8 atual.
Cluster e sistema de entretenimento utilizarão duas telas de 12,3 polegadas integradas em uma peça única, destacada do painel, como acontece com o Exeed LX e com os atuais Mercedes-Benz dotados do sistema MBUX.
O trem de força deve ser o mesmo do Tiggo 8 e do Exeed LX: motor 1.6 TGDi, um quatro-cilindros 16V turbo a gasolina com injeção direta e comando variável na admissão de 187 cv e 28 kgfm, gerenciado por um câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo com sete marchas.
Leia também: Jeep Commander já está mais caro mesmo para quem comprou e não recebeu
Tiggo 5X Pro
Conforme revelamos em primeira mão no mês de junho, a reestilização do Caoa Chery Tiggo 5X, que vem tendo protótipos flagrados a torto e a direito pelo Brasil nos últimos meses, também será vendida como linha Pro, convivendo com o SUV de design antigo.
O padrão estético será similar ao do Tiggo 8 Pro, incluindo grade com divisórias pontilhadas ao estilo cascata (só que hexagonal) e novo para-choque frontal. No caso dele, porém, as mudanças serão mais sutis, mantendo os faróis, lanternas e tampa do porta-malas atuais. Na traseira, apenas o para-choque receberá apliques diferentes. As rodas também serão novas.
Assim como no Arrizo 6 e no Tiggo 8 Pro, o acabamento interno passará por uma dose de atualizações, com um quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, volante herdado do Tiggo 3X, central multimídia flutuante de 9”, comandos de ar-condicionado “à la Land Rover”, vindos de Tiggo 8 e Arrizo 6 GLX, e nova manopla de câmbio.
Leia também: Como a BYD venderá carros que usam energia gerada pelo próprio dono
A chegada está prevista para o primeiro semestre do ano que vem, na faixa de R$ 140.000 a R$ 150.000 (o Tiggo 5X atual, vendido em versão única, TXS, custa R$ 130.000). Só que, diferentemente dos outros membros da linha premium, o Tiggo 5X Pro deve incluir novidades também no conjunto motriz.
O motor 1.5 quatro-cilindros 16V turboflex TCi (sem injeção direta), da Acteco, seguirá em linha com seus 147/150 cv e 21,3/21,4 kgfm (gasolina/etanol), mas trocará o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas pelo CVT com simulação de nove marchas de Arrizo 5, Arrizo 6 e Tiggo 3X.
Leia também: VW Gol vai virar um SUV? Entenda qual é a do projeto VW246
Tiggo 7 Pro
Também no ano que vem deve pintar o Tiggo 7 Pro. Seu “rosto” será muito parecido com o do Tiggo 8 Pro, incluindo a troca dos faróis por peças full-LED com desenho mais afilado, grade octogonal em cascata e para-choque dianteiro com recortes que formam a silhueta de um osso de cachorro, integrando as luzes de neblina e condução diurna nas extremidades.
Rodas, lanternas traseiras (integradas por uma barra refletora), tampa do porta-malas e para-choque traseiro também mudam no processo, dando a ele traços um bocado diferentes do Tiggo 7 que temos hoje no mercado.
Leia também: 10 carros com preços absurdos que deveriam custar muito menos
Por dentro, o cluster digital, a multimídia flutuante de 9”, a tela digital com seletores giratórios para o ar-condicionado e a alavanca de câmbio tipo joystick, como nos Volvo, vêm do irmão maior Tiggo 8, enquanto o volante de base achatada será o mesmo de Tiggo 5X Pro e Tiggo 3X.
Falando em Tiggo 5X Pro, a motorização do futuro Tiggo 7 Pro deve ser a mesma, unindo o 1.5 TCi flex à caixa CVT que simula nove marchas. O lançamento também está previsto para o primeiro semestre de 2022 e fará a família Tiggo 7 ocupar o patamar de R$ 150.000 (versão com visual antigo) a R$ 180.000 (versão Pro).
Você também pode se interessar por:
Avaliação: Caoa Chery Arrizo 6 Pro é bom o bastante para peitar o Corolla?
Caoa Chery Tiggo 8 Plus híbrido faz 80 km/l e tem câmbio revolucionário
Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo?
Caoa Chery Exeed LX: SUV de luxo chinês quer briga com BMW e Mercedes
Avaliação: Caoa Chery Tiggo 3X é rival à altura do VW Nivus?