Citroën Basalt: preços, tamanho, visual e motores; o que sabemos do SUV cupê

Modelo promete ser o mais barato do seu segmento e brigar até com sedans compactos

Renan Rodrigues
Por
29.09.2024 às 22:07

O Citroën Basalt será lançado na próxima semana, conforme a Mobiauto mostrou na última semana. O SUV cupê será o terceiro produto do programa C Cubed, que prometia exatamente três carros para Brasil e Índia.

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O primeiro deles foi o C3, em seguida tivemos o C3 Aicross e agora a trinca estará completa com o lançamento do Basalt. Vale ressaltar que os três modelos usam a plataforma CMP e abrem espaço para que o Jeep Avenger também seja produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, já que usará essa plataforma.

Caso você esteja pensando em comprar um Basalt, a Mobiauto separou tudo que já sabemos sobre o SUV cupê que promete ser o mais barato de sua categoria. Confira abaixo.

Faixa de preço

Obviamente ainda não temos os preços oficiais, mas espera-se que o Citroën Basalt chegue custando entre R$ 90 mil e R$ 120 mil. Portanto, ocupará a faixa de preço entre o C3 e o C3 Aicross. A chegada do Basalt pode comprometer a vida do C4 Cactus.

A aposta da Citroën é que o Basalt conquiste consumidores que gostariam de ter um SUV cupê, como VW Nivus e Fiat Fastback, mas não podem pagar por eles. Além desse público, a marca deverá ter os sedans compactos como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S na alça de mira.

Motores

Para ser o SUV cupê mais barato do mercado nacional, o Citroën Basalt apelou para o Fiat Argo e pegou emprestado o motor 1.0 Firefly, que é naturalmente aspirado e entrega até 77 cv e 10,9 kgfm de torque, resta saber se essa calibração será mantida.

Por outro lado, as versões mais completas serão equipadas com o motor 1.0 T200, ou seja, o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre conectado ao câmbio automático do tipo CVT com simulação de sete marchas. Esse conjunto é usado pelos Fiat Pulse, Fastback e Strada, os Peugeot 208 e 2008, além dos Citroën C3 e C3 Aircross.

Medidas

Para quem não tem ideia do porte do novo Citroën Basalt, ele será um pouco maior que o C3 Aircross em comprimento (4.352 mm contra 4.320 mm) e terá entre-eixos um pouco menor (2.651 mm contra 2.675 mm). Já a largura fica em 1.765 mm e a altura em 1.593 mm. O porta-malas promete bastante espaço, já que a capacidade do modelo apresentado na índia fica em 470 litros, pouco menor que do C3 Aircross (493 litros). Aqui no Brasil, a promessa é de 490 litros.

Visual

Com visual de SUV cupê, o novo Citroën Basalt pega emprestado parte do desenho que já conhecemos no C3 e C3 Aircross, pois conta praticamente com o mesmo conjunto de faróis duplos, com as luzes diurnas de LED na parte superior e os faróis principais abaixo, que terão projetores. Já a grade contará com discretas mudanças, à exemplo dos cantos que trazem um elemento com cor destacada.

O para-choque também é um pouco diferente, como pode-se notar pela entrada de ar inferior com detalhes mais quadrados e também cores diferentes na moldura dos faróis de neblina. De perfil temos todas de até 16 polegadas, dependendo da versão, mas as molduras nas caixas de rodas serão em plástico sem pintura em preto brilhante – como era no conceito.

A linha de teto desce em direção a traseira, com isso temos uma nova porta traseira. As lanternas, por sua vez, trazem lâmpadas halógenas e assinatura em LED, dependendo da versão. Já a tampa do porta-malas traz um ressalto para se fazer de spoiler traseiro. Além disso, não será dessa vez que a Citroën estreará seu novo logo, já que o Basalt terá o mesmo Duplo Chevron usado hoje.

Por fim, durante o período de lançamento, o Basalt será oferecido em quatro versões: Feel, Feel Pack, Shine e First Edition, esta última uma edição especial para marcar a chegada do SUV.

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Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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