Novo Citroën Basalt será SUV cupê "barato" e já tem data para chegar

Modelo terá versões com motor 1.0 aspirado flex para pegar clientes que não compram Fastback e Nivus

Renan Rodrigues
Por
26.09.2024 às 19:06

O Citroën Basalt já tem data para chegar e quer ser a porta de entrada para o SUVs cupês. A marca francesa confirmou o lançamento para a próxima semana, mais precisamente para o dia 02 de outubro. Vale lembrar que a Mobiauto já confirmou o tamanho do porta-malas e a quantidade de versões.

Você também pode se interessar por:

Publicidade

Para ser o SUV cupê mais barato do mercado nacional, o Citroën Basalt apelou para o Fiat Argo e pegou emprestado o motor 1.0 Firefly, que é naturalmente aspirado e entrega até 77 cv e 10,9 kgfm de torque, resta saber se essa calibração será mantida.

Por outro lado, as versões mais completas serão equipadas com o motor 1.0 T200, ou seja, o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre conectado ao câmbio automático do tipo CVT com simulação de sete marchas. Esse conjunto é usado pelos Fiat Pulse, Fastback e Strada, os Peugeot 208 e 2008, além dos Citroën C3 e C3 Aircross.

A aposta da Citroën é que o Basalt conquiste consumidores que gostariam de ter um SUV cupê, como VW Nivus e Fiat Fastback, mas não podem pagar por eles. Além desse público, a marca deverá ter os sedans compactos como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S na alça de mira.

Obviamente ainda não temos os preços oficiais, mas espera-se que o Citroën Basalt chegue custando entre R$ 90 mil e R$ 120 mil. Portanto, ocupará a faixa de preço entre o C3 e o C3 Aicross. A chegada do Basalt pode comprometer a vida do C4 Cactus.

Por fim, vale ressaltar que o Citroën Basalt é o terceiro produto do projeto C Cubed, que prometeu três modelos novos da marca francesa. A plataforma é a CMP, a mesma dos Peugeot 208 e 2008, além dos Citroën C3 e C3 Aicross. Aliás, a implementação dessa plataforma na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, também servirá para a produção do Jeep Avenger no próximo ano.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade